Vasos de Isopor + Cimento

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Vasos de Isopor + Cimento

Mensagem por smart2 »

Ola pessoal hoje quero compartilhar com vocês uma pratica que estou adotando aqui em casa. a Fabricação de meus próprios vasos.
a principio fiz tentei os vasos de barro, porem sem o torno para moldar o barro e difícil fazer bem feito, alem da dificuldade de conseguir um bom barro e depois ainda teria o problema de queima-lo...
depois parti para os vasos de madeira que tb não fica legal e acaba sendo muito difícil a fabricação...
em seguida ainda procurando opções achei os vasos de cimento... ate fácil de fazer porem pesavam 1 tanelada cada vaso... foi ai que achei a opção de um amigo muito interessante que foi o vaso de cimento porem sem o uso da areia e sim de Isopor o que muda o problema do peso drasticamente, e desde então venho fazendo e aperfeiçoando o processo a cada vaso feito.

então vamos ao processo.

1º passo os materiais.

Isopor
Cimento
Moldes

opcionais
luvas
Oleo de cozinha
pincel grande

1.1º passo
isopor - quem me mostrou sobre a fabricação usa um liquidificador para triturar o isopor, colocando um pouco de agua no fundo e batendo, eu pessoalmente não fiz desta forma apenas porque não precisei, ja que tinha uma centrifuga de frutas em casa a qual a mulher não usava e acabei adotando ela para esse fim, funciona muito bem, porem para a maioria acredito que o liquidificador seja mais facil de conseguir, ou mesmo um ralador né...
Imagem


Moldes - este eu preferi usar vasos de plastico, ja que tem a facilidade praticamente não aderir ao cimento, facilidade de encontrar nos mais variados tamanhos e formatos também, os detalhes daqui vem que quando forem buscar um molde devem calcular o tamanho final do vaso ja q ele terá paredes internas de +ou-1,5cm ou seja se seu molde for de um vaso de 10cm de boca, o de cimento deste molde terá 7cm... mesma coisa para altura se quer um vaso com 15 de fundura terá q ter um molde de uns 17cm...
Imagem

2ª passo
Mistura. aqui usei a misturada na proporção 4x1 ou seja
4 medidas de isopor
1 medida de cimento
ImagemImagem

2.1º passo
Misture o cimento ao isopor ate ter uma consistência uniforme. (a partir desde momento recomendo o uso de luvas, pois o cimento corroí a mão)
ImagemImagemImagem

2.2º passo
apos misturar adicione água ate ter uma massa homogenia, fique de olho no fundo do vaso e danado pra não misturar na água...
ImagemImagem

3º passo
agora com o uso de um papel toalha unte as formas com óleo (pode ser oleo velho msm), isso ajuda o cimento a não grudar tanto no molde, porem caso não passe não terá problemas apenas um extra de dificuldade na hora de desenvasar, porem nada tão dificultoso.
ImagemImagem

4º passo
em seguida comesse a rebocar o vaso, faça primeiro o fundo, e depois com a mão mesmo vá circulando as paredes do vaso. o grande segredo esta nesta parte, pois o cimento deve ser bem pressionado (socado) pois e isso q dará resistência a ele, se não for bem compactado tende a ficar fraco depois, por isso tente socar o máximo q der.
ImagemImagemImagemImagem

5º passo
com o auxilio de uma tabua ou qualquer superfície plana como uma régua faça o acabamento da borda superior, lembre-se de apertas bem essa borda e so depois fazer o acabamento, essa parte em especial e a que costuma ficar fraca e onde e crucial uma atenção pois quando se pega o vaso depois e normalmente por essas bordas, e se ela estiver fraca irá quebrar... então aperte ela be e depois volte o excesso de cima com a tabua...
ImagemImagem

6º passo
agora deixe seu vaso secar e Maturar. nesse ponto serão no minimo 24h, lembre-se que o cimento mesmo apos seco ainda tem um tempo de maturação em que muda daquele ponto q esfarinha com facilidade ao estado que vira uma pedra... (pode ser no sol ou na sombra, eu costumo deixar no sol quando da...)
ImagemImagem

7º passo
Com 24h ele ja poderá ser desenvasa porem com muito cuidado pois ainda não estará totalmente maturado, se preferir espere um pouco mais. para desenvasar vire o vaso de cabeça para baixo e va batendo no fundo e nas laterais com algo tipo um pedaço de pau ou alguma ferramenta q ache apropriado, desde que sejam pancadas leves, em pouco tempo ele irá soltar por completo, caso tenha untado a forma irá soltar mais facil caso não terá um pouco mais de dificuldade. note também q caso sua forma ja seja um vaso furado como o caso de alguns dos meus esses furos tendem a travas o vaso no molde dificultando o processo tb, porem pode ir batendo q ele solta.

Imagem

8º passo
agora vamos ver se o processo de prença da massa foi bem feito.
quando for bem feito a parte externa do vaso ficará lisa como a foto a seguir
Imagem
quando não for bem pressionado ele ficará como o da imagem a seguir, note a borda não estar lisa. mais calma esse não e o fim deste vaso, ainda podemos meio q recupera-lo, mais saiba q se forçar esse ponto da borda ele irá quebrar...
Imagem

9º passo
acabamento... a finalidade do acabamento tanto é a recuperação de vasos que não foram bem pressionados como dar uma toque melhor neles, pois por mais que pressionamos a massa ainda fica alguns pequenos furinhos e esse e o ponto onde vamos retocar.
faça uma massa apenas com cimento e água, um mingau mole mesmo, e com um pincel va passando no vaso, note que os buraquinhos serão tampados com esse mingau, e onde não foi bem pressionado irá consumir um pouco mais dessa massa porem ela irã ajudar muito em unir e dar resistência extra a esse vasos mais fracos.
ImagemImagem
Note o antes e o depois desse processo. caso prefira poderá ser adicionado uma 2 ou 3 demão sem problemas.
ImagemImagem

10º passo
impermeabilização... esse passo tem a finalidade de não deixar que a água contida dentro do vaso seja absorvida por ele causando tanto a perda de umidade quanto a longo prazo a proliferação de algas (lodo) por fora do vaso. o processo e simples e o mesmo feito por fora porem por dentro você deverá adicionar a massa uma poção boa de cola branca ( tem uns impermeabilização profissionais porem $$$), essa cola de papel que usamos no colégio mesmo, misture o cimento a cola e um pouco de água e faça a massa, passe por dentro tampando todos os poros, caso prefira passe uma segunda demão.
ImagemImagemImagem

11º passo
apos o processo anterior deixe secar mais um tempinho so pra maturação, caso queira mais beleza poderá passar uma lixa fina para deixa-lo mais lizo, poderá também passar massa corrida e posteriormente ate uma pintura.
Os furos eu tenho feito posteriormente com uma broca de concreto, não e difícil e faço conforme a altura pretendida no momento, porem poderá ser feito na fase do molde quando a massa ainda esta mole.

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

conclusão:
Ae você me fala PQ? né... pois bem... o produto usado por ser isopor terminamos com vaso extremamente leves, e ao passo que o isopor e o melhor isolante termico que temos, ou seja embora sua dionaea esteja em um sol rachando de quente o substrato não será aquecido, não afetando seu desenvolvimento. outra vantagem e que podemos modelar os mais diferentes tipos de vasos como o das minhas U. Gibba que fiz uma mini lagoa com vaso no centro.
Ok ok... mais fica resistente?
bem não é de ferro mais aguenta muito mais que suas PC irão precisar...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
André38
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 04 Jul 2019, 02:56
Localização: Sete Lagoas Minas Gerais
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 8 vezes
Contato:

Mensagem por André38 »

Eita ja sei como vou fazer base do meu mini pântano


Avatar do usuário
caio_gomes789
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 07 Abr 2019, 22:20
Localização: Pará de Minas - MG
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por caio_gomes789 »

CARACAS!!! Tava meio sem grana pra comprar muitos vasos e substratos, mas aqui em casa tem cimento do meu pai e isopor da minha mãe!!! VOU FAZER MEUS VASOS HEHEHEHE


Avatar do usuário
caio_gomes789
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 07 Abr 2019, 22:20
Localização: Pará de Minas - MG
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por caio_gomes789 »

Fiz da forma que você explicou, porém junto com o cimento tinha um saco de aditivo plástico (tava escrito que dava mais resistência, então coloquei um pouco disso KKKK). Fiz em um vaso pequeno para testar, porém após socar bem eu percebi que o fundo ficou um pouco mais melequento, a água que saia quando eu apertava as laterais estava escorrendo pra lá, acha que terei problemas?
Imagem


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

não e problema, ela seca normal, dizem q essa maça mais mole fica ate mais dura depois... por isso e importante iniciar pelo fundo, pq depois fica dificil socar ele...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
AnimusPlant
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 10 Jan 2020, 20:14
Localização: Belo Horizonte /MG
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por AnimusPlant »

Show.Se tivesse um substituto pro isopor seria melhor. O meio ambiente agradeceria.


rafaelmirandatavares
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Jul 2020, 21:00
Localização: Recife - Pernambuco
Agradeceu: 3 vezes

Mensagem por rafaelmirandatavares »

Estou vasos fazendo de papel com cimento teste ainda se for aprovado eu conto aqui para vocês.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem