Substrato

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Substrato

Mensagem por Vanderson »

Eu estive pensando sobre algo que seja mais auto sustentável que o esfagno. A fibra de coco é algo mais fácil de se obter, mas para alguns pode não ser tão fácil. Então eu me veio à cabeça que aqui onde eu moro é zona rural e tem muitas bananeiras, e as vezes cai alguma ou é cortada, é ela tem bastante fibra em seu interior. Eu não tenho mudas nem sementes para fazer o esperimento, mas eu vou desfiar uma fibra e ver a capacidade que ela tem de absorver umidade. Mandarei os resultados aqui quando concluir os esperimento. Talvez isso ajude muitas pessoas.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

suspeito q ela ja cai por terra pelo fator de degradação... nota-se q uma bananeira no chão não dura nem 60 dias... ou seja se você preparar tudo direitinho e muito provável q ela degrade com tempo muito curto... diferente do coco q cai no chão e fica anos e anos rolando pra la e pra cá né.

porem ja vi alguns outros sendo usado tb como o coco do açai, o principio basico e que as PC não gosta de nada q tenha adubo, ou seja qualquer item ate o musgo quando começa a degradar fica ruim... sendo assim qualquer outro q você usar q atenda a não ter adubo terá boa chance de sucesso, seguido de uma retenção básica de agua tb né... ae você pode usar oq tem por ai, normalmente se testa primeiro, mais ja vi a galera usando casca de arroz carborizada, isopor, areia de filtro de piscina (areia de rio pode conter oxido de ferro aquele pozinho preto q faz mal pra pc) acredito q se conseguisse ate o plastico moído em pó seria bom... mais nota q todos não tem problema com adubo...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

smart2 escreveu:suspeito q ela ja cai por terra pelo fator de degradação... nota-se q uma bananeira no chão não dura nem 60 dias... ou seja se você preparar tudo direitinho e muito provável q ela degrade com tempo muito curto... diferente do coco q cai no chão e fica anos e anos rolando pra la e pra cá né.

porem ja vi alguns outros sendo usado tb como o coco do açai, o principio basico e que as PC não gosta de nada q tenha adubo, ou seja qualquer item ate o musgo quando começa a degradar fica ruim... sendo assim qualquer outro q você usar q atenda a não ter adubo terá boa chance de sucesso, seguido de uma retenção básica de agua tb né... ae você pode usar oq tem por ai, normalmente se testa primeiro, mais ja vi a galera usando casca de arroz carborizada, isopor, areia de filtro de piscina (areia de rio pode conter oxido de ferro aquele pozinho preto q faz mal pra pc) acredito q se conseguisse ate o plastico moído em pó seria bom... mais nota q todos não tem problema com adubo...
Sobre a areia de rio, eu recomendaria passar um imã antes de usar no substrato. Assim ela vai perder o ferro.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Vanderson escreveu: 29 Mai 2019, 14:28 Sobre a areia de rio, eu recomendaria passar um imã antes de usar no substrato. Assim ela vai perder o ferro.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk
então, sempre recomendamos a famosa areia de rio, mais depois de alguns relatos e o parecer de um cara mais entendido, acreditamos q o problema seja o Oxido de ferro msm, talvez lavando bem, ou coando para tirar a parte fina deixando apenas uma granulometria boa não sei pois se o oxido de ferro estiver dentro dos minúsculos pedaços de pedra e forem soltando aos poucos explicaria muito bem o pq sempre q lavava ainda tinha aquele pozinho preto no fundo... a areia de filtro de piscina que comprei aqui reparei q ela e areia de quartzo pelo q vi sem nada de corante... pura e transparente.. isso explica o pq ela não teria oxido de ferro tb né...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem