Sistema De Irrigação - Opniões

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Phvporto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 150
Registrado em: 03 Nov 2010, 14:34
Localização: Dourados-MS
Contato:

Sistema De Irrigação - Opniões

Mensagem por Phvporto »

Bom, este ano eu vou estudar em uma escola de período integral = falta de tempo para PC's. Para as Neps seria bom ter algo para irrigar a cada 1 hora por exemplo, pois aqui é bem quente.
Ontem eu estava conversando com meu pai, "Pai, o que você acha de colocar uma mangueira ou um cano ali na parede, aonde vai ser a estufa para facilitar o sistema de irrigação?" Ele me surpeendeu e disse, "água da Torneira = Cloro = Mal para as PC's*"

Então queria a opnião de vocês, vou montar a estufa e gostaria de saber se posso dar água com cloro para as PC's, caso não, como posso bolar um sistema para regar com água da chuva?


[img]http://imagens.bistecaassada.com/banners/468x60.png[/img]
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Se nao forem muitas, você pode simplesmente pegar a agua ja tratada por numa garaffa pet, com um pequeeeeeno foro na tampa e dependurada de cabeça para baixo em direção ao vaso da planta, desse modo a agua vai pingandoo e hidratando a planta aos poucos, e ela nao fica seca, uma garrafa pet com furo bem feito deve durar um dia..ou mais talvez..

: joia :


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Acho que voce deve aprender a pesquisar mais, principalmente pelo arquivos dos foruns!
Sem leitura e sem estudar, voce não vai pra frente.
não crie topicos descartaveis ok ?


Phvporto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 150
Registrado em: 03 Nov 2010, 14:34
Localização: Dourados-MS
Contato:

Mensagem por Phvporto »

Vitor Meireles escreveu:Se nao forem muitas, você pode simplesmente pegar a agua ja tratada por numa garaffa pet, com um pequeeeeeno foro na tampa e dependurada de cabeça para baixo em direção ao vaso da planta, desse modo a agua vai pingandoo e hidratando a planta aos poucos, e ela nao fica seca, uma garrafa pet com furo bem feito deve durar um dia..ou mais talvez.. : joia :
Por enquanto tenho umas 7 ou 8, Dentro de uns 15 dias estarei adquirando mais umas 13 PC's, não funciona para mim, Mas valeu pela dica, isso pode me ajudar com alguma outra PC.
Daniel Souza escreveu:Acho que voce deve aprender a pesquisar mais, principalmente pelo arquivos dos foruns!
Sem leitura e sem estudar, voce não vai pra frente.
não crie topicos descartaveis ok ?Olá, sim dei uma pesquisada, por isso mesmo me veio a dúvida. Não é descartável Daniel, esta área aqui do fórum é para apresentar Ideías e projetos, então eu vou atualizando ele com fotos da estufa e do sistema conforme o decorrer da história. Vou ficar atualizando o primeiro post com fotos de tudo o que eu fizer ^^.
A estufa eu vou fazer de qualquer jeito, então primeiro quero só retirar algumas dúvidas=D.
O sistema que pretendo utilizar é o mesmo do Caio Vinícius: https://www.atelierdobonsai.com.br/olavo.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Só que eu usarei Timer.

O timer funciona por 15 minutos ligados direto. Minha idéia é que a cada 1 hora e meia ele ativa por 15 minutos(1,5 litros dispejados). Que tal?
Com isso queria saber se posso deixar as plantas(Sarras, Dionaea, Utrics) pegando um sol mais forte(11:30 - 17:00) ou se é bom deixar só no sol menos fraco(16:30 - 18:00)?


[img]http://imagens.bistecaassada.com/banners/468x60.png[/img]
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Eu acho a ideia boa, mas não acho que vá ser muito legal fazer isso... Você acabaria molhando demais as plantas no caso das neps, as droseras perderiam mucilagem com a água caída nelas, as dionaeas teriam as armadilhas fechadas... Acho que isso é legal pra plantas não carnívoras...
Por que não usa o prato com água? Para as neps a água iria evaporar, então você molhava de novo no fim do dia e com as que precisam de bastante água você usava a parte de baixo de uma garrafa pet ou pratos bem largos, pra água demorar mais pra evaporar...

Nesse ano eu vou ter período integral 1 vez por semana, mas acho que nem atrapalha... Sempre molho as minhas plantas só uma vez por dia... Acho isso ou duas vezes o suficiente....

Abraço...


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Phvporto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 150
Registrado em: 03 Nov 2010, 14:34
Localização: Dourados-MS
Contato:

Mensagem por Phvporto »

Bruno Millan escreveu:Eu acho a ideia boa, mas não acho que vá ser muito legal fazer isso... Você acabaria molhando demais as plantas no caso das neps, as droseras perderiam mucilagem com a água caída nelas, as dionaeas teriam as armadilhas fechadas... Acho que isso é legal pra plantas não carnívoras...
Por que não usa o prato com água? Para as neps a água iria evaporar, então você molhava de novo no fim do dia e com as que precisam de bastante água você usava a parte de baixo de uma garrafa pet ou pratos bem largos, pra água demorar mais pra evaporar...

Nesse ano eu vou ter período integral 1 vez por semana, mas acho que nem atrapalha... Sempre molho as minhas plantas só uma vez por dia... Acho isso ou duas vezes o suficiente....

Abraço...Pois É bruno, se eu fosse simplesmente fazer uma prateleirazinha para colocar as plantas, também não faria.
Só que a cidade é quente e seca, não facilitando o meu cultivo Com Neps por exemplo. Eu iria fazer a prateleira de cima (Sarras, Dionaeas) mais cumprida, dai estava em dúvida entre fazer a das Droseras embaixo ou separado.
Só que se eu fizesse uma estufa, a temperatura iria aumentar muito, a do Felipe que pega sol indireto o dia intiero fica à 38°.
Meu tio, agronomo, falou que amenizar a temperatura e aumentar a humidade só com a irrigação mesmo.
Agora uma Dúvida, Se eu utilizar Sombrite 75% e a cada 30min ficasse irrigando as Neps por uns 3min, eu poderia deixá-las no sol direto o dia inteiro mesmo?


[img]http://imagens.bistecaassada.com/banners/468x60.png[/img]
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

a irrigação poderia ser feita mais ou menos assim: cano ligado a caixa dágua (parte do cloro jah evaporou) + bomba d agua (talvez de aquario 650 l/h)+ solenoide + timer+ aspersores no cano

talvez..... agora é imaginação, vou pensar em algo mais concreto


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Acho que pra você uma estufa seria ruim... Que tal fazer um terrário? Seria bem melhor...
Olha o projeto da greenhouse tropical do Daniel, é um belo projeto para tirar algumas ideias... Mesmo que não vá fazer grande que nem a dela, vale a pena conferir.

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Phvporto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 150
Registrado em: 03 Nov 2010, 14:34
Localização: Dourados-MS
Contato:

Mensagem por Phvporto »

rodgaba escreveu:a irrigação poderia ser feita mais ou menos assim: cano ligado a caixa dágua (parte do cloro jah evaporou) + bomba d agua (talvez de aquario 650 l/h)+ solenoide + timer+ aspersores no cano

talvez..... agora é imaginação, vou pensar em algo mais concreto A bomba e os canos sairiam mais caros além de gastarem mais água...Vlw a dica.
Bruno Millan escreveu:Acho que pra você uma estufa seria ruim... Que tal fazer um terrário? Seria bem melhor...
Olha o projeto da greenhouse tropical do Daniel, é um belo projeto para tirar algumas ideias... Mesmo que não vá fazer grande que nem a dela, vale a pena conferir.

Abraço
A idéia é +/- essa, vou postar fotos...


[img]http://imagens.bistecaassada.com/banners/468x60.png[/img]
Phvporto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 150
Registrado em: 03 Nov 2010, 14:34
Localização: Dourados-MS
Contato:

Mensagem por Phvporto »

Bom, minha mãe está aqui reclamando, pois estou enrolando para construir esta estufa, então procurei me decidir e venho aqui dar minha sugestão:

Atualmente tenho idéia de 2 lugares para as Dionaeas, Droseras e Pinguiculas:

Aqui neste canto da casa pega só o sol do final da tarde(que ainda é um pouco forte), então nos dias mais quentes, eu as colocaria aqui com sombrite 35% e nos dias menos quentes, dá até pra erguer o sombrite e deixar ao sol direto. (SEM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO)
[img]http://s2.postimage.org/2zaleb0pw/DSC05508.jpg[/img]
Eu penso que aqui até daria para fazer um green room como o do daniel só que as PC's pegariam sol no máximo umas 2hrs por dia...Acho que não seria bom...ou estou errado?Eu também teria que fazer uma outra estufa separado para as Neps, Utrics E Darlingtonia Californica.
------------------------
Ou então poderia colocá-las mais aqui, cobrindo com sombrite 50%, onde elas pegariam sol maior periodo durante o dia.
[img]http://s2.postimage.org/2zavbj3ok/DSC05509.jpg[/img]
-------------------------
Sarracenias
Naquele mesmo espaço(Á DIREITA DA TOMADA) eu poderia fazer separado uma estufa só para as Sarracenias, com sombrite 50%, se eu deixar pratinho com água = água fervida = planta morta.
Então eu deixaria a água somente em um pedaço do pote e o sistema de irrigação cuida do resto.
[img]http://s2.postimage.org/2zbqqqp2c/DSC05511.jpg[/img]
--------------------------
nepenthes e Utricularias
Em qualquer um dos projetos eu deixaria o sistema de irrigação. Não sei se coloco-as entre o cano e a tomada, com sombrite 75% + irrigaçao. (Sol maior parte do dia) ou se a deixo entre cano e parede, com sombrite 50% + irrigação. (Sol só até as 10 ou 11hrs).
[img]http://s2.postimage.org/2zbbuwkmc/DSC05510.jpg[/img][img]http://s2.postimage.org/2zbqqqp2c/DSC05511.jpg[/img]
Conforme for a gente até pode ver uma lâmpada boa pra por ali...
-------------------------
Darlingtonia Californica
Esta terá que pegar sol indireto e ficar longe do sistema de irrigação para não resfriar as folhas. Ainda estou por ver aonde vão ficar.
-----------------------

Resumo: Queria saber se vocês aprovam o green room das PC's e em qual lugar as Neps ficam.
Se não aprovarem o green room, qual o melhor local para cada PC?


[img]http://imagens.bistecaassada.com/banners/468x60.png[/img]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem