Iluminação Led

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Iluminação Led

Mensagem por aquis »

Eae galera, tudo bom no cultivo das Pc's ?
Há um tempo atrás estive pesquisando sobre iluminação artificial para plantas, e nas minhas pesquisas descobri que as luzes azul e vermelho são fundamentais para o crescimento das plantas, eu estive utilizando uma lâmpada fluorescente de 25 Watts, mas não obtive bons resultados, acabei por queimar algumas folhas da minha Dionaea, portanto passei a me atentar para a iluminação Led, que além de ser mais barata em questão de consumo e ter um aproveitamento melhor da luz, também produz pouco calor, o que ajuda muito no cultivo, já que altas temperaturas são prejudiciais para as plantas.
No entanto, ao pesquisar o quesito valores, me surpreendi com os preços e como ainda é cara a tecnologia Led no Brasil, em decorrência disso pensei comigo mesmo, por que não fazer minha própria luminária Led ?

Passei a utilizar os poucos conhecimentos de elétrica e eletrônica que possuo, e fui aos cálculos para projetar minha luminária, com os valores em mãos passei a comprar os componentes eletrônicos e a montar o meu projeto, os Leds comprei pela internet e paguei relativamente muito pouco (100 Leds de alto brilho nas cores Azul, Vermelho e Branco) por apenas 18,50 reais, e mais 15,00 reais de envio. No geral todo o projeto me custou 43 reais, com as medidas que eu procurava e nas cores que eu precisava, estou postando as fotos para vocês avaliarem.

[thumbnail]https://imagizer.imageshack.us/a/img923/717/S1zx7j.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://imagizer.imageshack.us/a/img923/9531/jD9rqN.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://imagizer.imageshack.us/a/img924/137/e1d7x0.jpg[/thumbnail]

Sei que o acabamento não está dos melhores, mas ficou funcional, e estou fazendo o teste para ver se minhas PC's vão gostar, espero que vocês gostem.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
GMKleiman
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 109
Registrado em: 02 Nov 2015, 11:12
Localização: Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 39 vezes

Mensagem por GMKleiman »

Muito legal sua iniciativa, e como tem um custo baixo pode ser uma alternativa interessante, agradeço se puder nos manter informados do progresso de suas plantinhas : joia : ,
Abraços,
Gabriel K.


Cultive no amor a sinceridade,
Para receber em igual a verdade,
Ou, em resumo, se assim prefere:
Sem nenhum mal causar,
Faça o que tu queres.
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Boa tarde aquis. Ficou bem interessante isso aí. Estou pensando em fazer um tambem.
Se me permite uma pequena crítica, nos lugares onde fui pesquisar sobre o assunto eles indicam maior quantidade de leds vermelhos em relação aos azuis. a proporção que eles normalmente indicam é de 2 a 3 vermelhas pra cada azul. Algumas pessoas tambem recomendam colocar de dois a quatro leds UV e alguns brancos pra compor todo o espectro que a planta precisa


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Oi Pendragon, eu fiquei na dúvida também com relação a quantidade de cores adequada, resolvi colocar 35 leds vermelhos e igualar a quantidade nos leds azuis, quanto aos brancos coloquei 30 leds para complementar os demais comprimentos de onda de cores, com relação aos UV's eu resolvi não colocar e ver o que daria, mas agradeço a observação :)
Vou estar postando as fotos das PC's nesse processo ao longo dos meses, para que possamos verificar a eficiência dos Leds.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Estou postando as fotos das minhas PC's tiradas hoje dia 02/02/16, após dois dias sob a iluminação Led,
vou deixa-las como referência para os próximos meses, a potência da minha luminária é de 6 Watts, e ficará ligada por um período de 12 a 18 horas por dia.

Dionaea sem alguns caules devido o fato de eu ter queimado na lâmpada fluorescente como dito acima.

[thumbnail]https://imageshack.com/a/img922/7470/TFlEdb.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://imageshack.com/a/img924/2069/43kUWz.jpg[/thumbnail]

Drosera Binata

[thumbnail]https://imageshack.com/a/img922/4660/m1A7zq.jpg[/thumbnail]


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Muito interessante seu projeto, estava quase desbancando a quantia de 800 doletas para comprar uma luminária led ainda com desconto. Espero que obtenha sucesso ! :mrgreen:


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,


Gostei do projeto, eu estou usando lampadas de led com facho dirigido e realmente os preços continuam alto, mas em 6 meses caíram quase 50%.
Estou usando lampadas de 6400k que é branco total.

Fica aqui minhas perguntas e considerações,
1º Como ligou os leds? Tem como passar o esquema ou o link de onde conseguiu?
2º Eu não consegui enxergar direito o modo como ligou um no outro. Tem jeito de colocar papel alumínio sem dar curto circuito?
3º Gostei da ideia do led UV que não tenho na minha estufa, vou ver se consigo um jeito de colocar uma tira semelhante ao seu projeto nela.
4º Continue postando fotos das plantas para que possamos acompanhar seu projeto.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Olá Paulo, respondendo as suas perguntas:
● os leds foram ligados em série (positivo ligado ao negativo do próximo led e assim por diante até completar todos os leds), eu não utilizei nenhum esquema pronto, fiz em base da tensão da minha rede e de acordo com o número de leds que eu queria instalar, se quiser posso auxiliar no seu projeto passando os cálculos que eu mesmo utilizei.
●então eu utilizei duas chapas de acrílico, na primeira fiz os furos de modo que os leds se encaixassem sem que caíssem quando virados de cabeça para baixo, após soldar todos eles ligados um ao outro, usei outra chapa de acrílico para prensa los de modo que não viessem a se mexer, uma espécie de sanduíche em que os leds ficaram entre as duas chapas de acrílico e portanto a folha de alumínio poderia ser colocada na parte de cima do acrílico de modo a refletir a luz mas não nas conexões dos leds, ou seja, em contato apenas com o acrílico e não nas conexões.
Vou continuar atualizando o tópico, espero ter sido claro, qualquer dúvida ficarei feliz em responder.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Opa, eu gostaria de ver o esquema que usou. Me envia por MP.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Paulo já enviei uma MP para você.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem