Bog rochoso

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Bog rochoso

Mensagem por gasagarcia »

Não sei se só acontece comigo, mas toda vez que levanto um vaso, pra mudar de lugar ou mesmo olhar se precisa de replante, ele acaba se partindo. Na maioria das vezes, (o vaso) nem ficou parado por muito tempo e ainda assim sai um pedaço, uma lasca ou a borda...

Então, um dia, quando estava numa mata, no topo do morro, olhando a floresta verdejante do vale (o que não é nem um pouco comum aqui no RN, já que a vegetação arbórea é restrita a poucos remanescentes no litoral, onde tudo é plano) e vi líquens (Cladonia) crescendo numa rocha solta, pensei: e se fizesse um buraco numa pedra e usasse como vaso pras PCs? Além de não se desgastar (pelo menos não em escalas humanas) e nunca precisar reenvasar, inda ia combinar com a rusticidade das PCs
: preved :

Aí de lá, da mesma mata, trouxe uma pedrinha pra fazer o teste. De manhã ela estava assim:
Imagem Imagem

E de tarde acabou assim.
Imagem

Agora é só decidir o que plantar...
Sugestões? :mrgreen:


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

amigo, você é mestre eu aluno. mas se você experimenta-se pinguiculas? já vi várias fotos plantadas em rochas, e é o natural delas (muitas).
abç


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Isso aí funcionaria melhor com Pinguicula, em especial se a rocha for porosa. Muitos gringos cultivam estas PCs desta forma, visto que a maioria delas aprecia substrato alcalino e mineral :mrgreen: .

Na foto abaixo você pode observar melhor esse método de cultivo:

[thumbnail]https://www.cpukforum.com/forum/uploads ... 235036.jpg[/thumbnail]

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fonte da foto - https://www.cpukforum.com/forum/index.p ... opic=47340


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

o trem rende na roxa em heh, vai na fê amigo que com sua experiencia vai fica melhor q essa da foto ai em...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Eu também gostaria de ver coberta de pings, Gabriel.


Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Apaixonei por esse método de cultivar em rochas. Fica muito bonito! E aparece que as pings apreciam muito.

Faça um teste com uma e se ela se desenvolver bem aos poucos vai adicionando mais, assim não corre o risco de perder muitas plantas.


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Edson Poscai escreveu:você é mestre eu aluno...
smart2 escreveu:o trem rende na roxa em heh, vai na fê amigo que com sua experiencia vai fica melhor q essa da foto ai em...
Gente, minha experiência em cultivo se resume a Utrics semi-pragas, Drosera communis e 5 Sarras :roll: :lol:

Pensei em colocar várias Pings, mas só tenho a esseriana, aí desisti. A menos que alguma alma caridosa queira trocar sementes...

Planejava mesmo um substrato mais mineral. Algo como areia de quartzo fina, perlita e areia mais grossa em cima.
Achei melhor montar um sistema de irrigação que faça a água passar constantemente, de baixo pra cima, movido por uma bombinha de aquário, pra poder botar espécies chatinhas quanto ao sobreaquecimento.
Antes de cavar os buracos, peguei uma lasca, triturei, botei em água e o pH bateu em 6,5, que bate com os habitats de PCs daqui do litoral, mas não sei se é bom pra Pings

Estou meio indeciso se ponho plantas altas, pra chamar atenção de longe (estilo P. gigantea, D. binata, D. adelae), ou se encheria com plantinhas menores e delicadas. Na verdade, fico mais tentado com as pequenas pra evitar que uma cresça demais e sufoque as demais. A primeira pré-flora que pensei foi P. esseriana (já que é a única Ping que tenho), U. amethystina amarela (PE) e roxa (PB), Genlisea filiformis ou G. violacea, além de Droseras pequenas, como D. capillaris, e alguma espécie brasileira, talvez D. communis
O que acham?

Voltando às Pings, não conheço muita coisa, então, queria sugestões de espécies fáceis de conseguir e que não compitam entre si por espaço :mrgreen:


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

que ideia genial!! e aí??? fez? cade???
to morta de curiosidade!!!


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bacana Gabriel!

Concordo com o pessoal, Pinguiculas ficariam lindas aí. A vantagem delas são as raízes mais curtas que as demais pcs. : joia :

Abç


Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Ainda não tive tempo de ajeitar Roberta.
Provavelmente até o final do mês coloco areia pra ver como fica.

Marciel, também queria colocar Pings, mas só tenho a esseriana e, morando em Natal, é meio difícil de conseguir outras espécies. :|


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem