Projeto para neps, droseras, sarras e dio viverem juntas

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Projeto para neps, droseras, sarras e dio viverem juntas

Mensagem por marquinhoshgs »

Olá, galerinha!

Eu ainda sou iniciante no hobby. Estou retornando a cultivar agora. Eu vou adquirir 1 Dionaea típica, 1 D. binata, 1 D. capensis "Alba", 1 N. graciliflora e vou plantar umas D. madagascariensis e uma Dionaea "Red Dragon". Porém eu queria deixá-las todas num mesmo local. Bolei esse projeto para vcs analisarem e opinarem se pode dar certo ou não. Só pra situar vcs, isso fica do lado de fora da janela do meu quarto. Qualquer dúvida sobre a foto, postem. : joia : (lembrem que moro em Fortaleza-CE. Aqui a umidade relativa do ar é em torno de 50-70%. Temperatura durante o dia entre 27-32ºC. 23 - 24ºC durante a noite)


Imagem


Acho que não vai dar pra ler muito bem o que está na imagem. Vou resumir:

- sombrite 25% para a parte com dios, sarras e droseras.
- sombrite 50% para a "casinha" das nepenthes
- tábua sobre suporte (mão francesa)
- Das 7:00 às 10:00 o sol incide diretamente sobre as dios, sarras e droseras
- Das 10:00 às 12:30 a luz do sol incidirá filtrada pelo sombrite 25 % sobre as dios, sarras e droseras
- Das 7:00 às 12:30 a luz incidirá filtrada pelo sombrite 50% sobre as nepenthes
- A partir das 12:30 tudo fica em meia sombra (para as dios, estou pensando em colocar um luz artificial para elas continuarem a receber luz direta até umas 18:00)
- dentro da "casinha" das nepenthes, pretendo colocar um umidificador de ar ligado durante o período da manhã e tarde


Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Olá Marquinhos,

Cara muito show seu projeto, parabéns!! não sei dizer a você se funciona pelo mesmo motivo seu, mas anseio, igualmente, pela resposta dos veteranos!! Seu projeto me ajudaria e tanto!! vou invejar!! :lol:

Valeu cara, boa sorte! : joia :

abraço, Samuel


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Obrigado!! ^^

Na teoria, não vi nada de errado, tou super-ansioso pra fazer. Mas vou esperar os mais experientes opinarem. Vai que eu gasto um dinheirão pra nada né. =p


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Para cultivar Neps e Pings a parte deste projeto com tela de sombrite a 50% esta perfeita, mas aquela destinada para Dios, Drosera e Sarras com proteção de 25% não me parece uma boa ideia. Estes três últimos géneros necessitam de Sol pleno (minimo de 8 horas) para se desenvolver plenamente. Expô-las a um tempo menor que o indicado fatalmente fará com que adoeçam lentamente, vindo a óbito quando menos se esperar.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Olá, Rodrigo!

Só vou por o sombrite 25% por que o sol a partir das 10:00 é MUITO INTENSO aqui onde moro, ia super aquecer o substrato. Elas iam receber a luz filtrada das 10:00 às 12:30. O resto da tarde, como estaria em meia sombra, vou complementar com luz artificial fluorescente de 20w. O que você acha da ideia? E quanto ao umidificador de ar, posso usar numa boa? Obrigado : joia :


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marcos,

Tem como você alterar a imagem para ficar maior, não se preocupe que o forum de inicio coloca num tamanho menor e podemos ampliar, assim fica mais facil para o velhinho aqui enxergar seu projeto.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Não consegui ampliar Paulo. :roll:


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gostei. Bem criativo. : joia :

Marcos,

Umidade em 50-70% é ótima para as pcs. Para a manutenção desse percentual nos dias mais secos é só borrifar agua. Por isso não será necessário uma estufa para manter umidade, nem de umidificador. Preocupe-se apenas em evitar ventos em excesso.

Como já foi dito pelo Rodrigo as Droseras (inclui-se a Dionaea) e Sarracenias devem ficar a sol pleno.

As Nepenthes são as maiores carnivoras em tamanho.

A Nepenthes graciliflora cresce bastante em comprimento, há relatos de N.gracilima em cultivo com mais de 7 m, e o diâmetro do espaço utilizado por ela é de 30-40 cm com ascidios que podem chegar aos 20 cm.

Abç


Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

As dios e as droseras vão ficar em sol pleno durante 4 horas. E em luz artificial fluorescente tubular de 20 waté as 6 da tarde ( mais 8 horas). Vcs acham que é suficiente? (Não tem outro local que pegue mais sol direto, a não ser que eu fique mudando de lugar, porem não tem como, pq fico o dia todo fora e TB iria estressar as bixinhas.)


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Sim,

4h recebendo a luz do sol é melhor do que não receber nada de insolação direta. Mais umas 6h de iluminação artificial é mais que suficiente. : joia :

Abç

ps lembre-se de deixar a lampada a +/- 20cm do topo da planta.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem