Iluminação Indoor: LED ou Fluorescente?

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Iluminação Indoor: LED ou Fluorescente?

Mensagem por otaviobravim »

Amigos,

Estou tentando fazer um aquaterrário em meu apartamento (ainda não decolou por falta de tempo) e estou MUITO na dúvida de que tipo de iluminação ponho. Sei que a fluorescente contém uma faixa mais ampla de frequencias absorviveis para realizar a fotossintese, mas não estou tão certo a respeito do LED. Mas na boa, eu queria por LED, é mais facil de encontrar, relativamente mais barato e não cozinha as meninas... Sei que tenho que atingir 10w por m²(é isso?), e sei mais ou menos o que isso quer dizer em lumens, até arrumei algumas imagens e um vídeo.

[img]http://i1.wp.com/lednews.com.br/wp-cont ... centes.jpg[/img]
[img]http://i2.wp.com/lednews.com.br/wp-cont ... iencia.jpg[/img]
[BBvideo 640,480][/BBvideo]

Mas ainda assim, gostaria de obter suas experiências em cultivo, suas indicações de que LEDS/lampadas comprar, e seus conselhos.

Abraço!


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Otávio.

80w por m2. É o mínimo para as Droseraceaes.

Acho que atingir isso com LED comum não sai barato.

Abç

ps legal quero ver esse projeto realizado. : joia :


Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Olá MarcielS

Novamente agradeço pela sua resposta. Vou ter que pesquisar os LEDs a venda quando tiver um tempo livre, e assim que eu tiver algum resultado ou perspectiva, eu posto.

Abraço!


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Estranho, hoje fui dar uma olhada na quantidade de lúmens que uma lâmpada fluorescente de 20W produz e lá acusava o valor de 1160lm, algo muito superior ao de uma lâmpada incandescente de 75W que, segundo a tabela acima, fornece apenas 1100lm :? .

Essa eu não entendi :roll: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
tuco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 142
Registrado em: 03 Ago 2011, 10:05
Localização: canoinhas - sc - brasil
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por tuco »

achei um cartucho de lâmpada fluorescente da marca 'taschibra' que indica 20w=1200lm e equivalente a uma lâmpada incandescente de 90w, segundo o fabricante....
comparei com outra marca e ela indica 60lm/w também....


nathan
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Jun 2015, 22:39
Localização: Campinas
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nathan »

Revivendo um post antigo, mas é o que ando criando agora.

O importante na utilização de luzes para iluminação indoor não é a quantidade de Watts, mas sim a quantidade de lumens (o mais correto seria o PAR, mas esse eu nunca vi nas tabelas de fabricantes). Luzes fluorescentes, ou CFL, são economicas porque com menor quantidade de Watts elas produzem mais lumens (iluminação no caso), por isso é comum ver nas embalagens que uma CFL de 20W = incandescente de 80-100W.

Além disso, outro ponto importante é os comprimentos de onda, que devem ser na região do azul 400-450 nm e vermelho 600-660 nm. Neste ponto entra a temperatura da cor, no Brasil só encontrei 2500K e 6400K, o melhor seria por volta dos 5500K que o espectro seria muito proximo do espectro de luz do sol, mas como segunda opção podemos optar pelo 6400K.

Por fim, os LEDs produzem bastante lumens, estava calculando a partir das fitas de LED, o melhor seria o modelo de LED 5630 que produz mais lumens, mas para uma área de 1 m² precisaria de pelo menos uns 150-300 LEDS que intercala do LED azul e LED vermelho.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem