Matheus - Estufa final

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Matheus - Estufa final

Mensagem por Matheus »

Bom, depois de 5 anos de cultivo e alguma espera tá aí, praticamente terminada a estrutura da estufa, nas fotos ainda tem parte do material poluindo visualmente, mas o importante é a estufa :D
Fiquei muito feliz com tudo mesmo, depois de 1 ano e meio sem ter condições melhores para as plantas uma boa parte delas morreu, e o que sobrou não produziu jarros pela baixa umidade, agora o sistema mantém a umidade bem alta o dia todo, os aspersores ligam por 1 minuto de 8 em 8 horas, podendo mudar essa configuração, espero que essas plantas daqui alguns meses estejam muito melhores
A estufa tem aberturas de correr em duas laterais e existe um vãozinho aberto entre as paredes e o teto, que eu já acho bom para a ventilação, mas quando esquentar tenho mais duas aberturas, e tem também canos para escoar a água se um dia molhar muito
Foi realmente um sonho realizado

Vamos às fotos!

visão exterior
[img]http://s24.postimg.org/ze845c86d/137518 ... 1196_n.jpg[/img]


o sistema
[img]http://s24.postimg.org/q55xv7zad/123445 ... 6612_n.jpg[/img]

[img]http://s24.postimg.org/aieohulid/123470 ... 8463_n.jpg[/img]

umidade sempre por volta de 90%
[img]http://s24.postimg.org/fr9pfq3xh/124014 ... 8560_n.jpg[/img]
Editado pela última vez por Matheus em 29 Set 2013, 01:04, em um total de 2 vezes.


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Nuussa! :shock:

Ficou ótimo o seu viveiro/estufa Matheus! Lindo mesmo, parabéns! Quero um igual, rs. :D

Agora tem o local certo para cultivar suas plantas. E as Nepenthes agradecem, rs.

Abç

ps ficou PROFISSA.
ps agora só falta encher de plantas. : joia :


Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Eu estou amando! Muito obrigado, eu topo também umas dicas de plantinhas diferentes que curtem esse ambiente, quem puder me dar dicas, eu agradeço
Agora que eu tenho lugar adequado posso comprar algumas coisinhas pra dar o ar da graça de ver uma planta saudável haha


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fala mais sobre como foi construir sua estufa, o material utilizado, os problemas que encontrou e as soluções empregadas. Repito, ficou show!

Faz um passo a passo resumido e mostra o projeto dela para que a gente possa babar de montão, rs. : joia :

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Espetacular :afraid: , isto é o que me vem a mente quando vi as fotos de seu viveiro/estufa :D . Tudo feito com o maior carinho e capricho, sinal de que esta mais do que nunca empenhado no hobby ;) . Com esta estrutura é possível cultivar, além de Nepenthes, PCs dos géneros Pinguicula e Drosera.

Outros espécimes não-carnívros que curtem umidade e partilham dos mesmos habitats das PCs (Orquídeas e Samambaias) também poderiam compor o ambiente desta instalação, portanto aproveite que esta com a sua criatividade a mil e faça como os gringos, ou seja, "bora" lotar aí de plantas :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Foi um processo bem demorado, ainda a pedra das plantas por exemplo foi reaproveitada da cozinha que foi reformada, eu desenhei o projeto mais ou menos e foi construído em cima disso, não teve muito segredo, as telhas e a mangueira por exemplo não tiveram muito planejamento, a estrutura dela foi feita por profissionais (pedreiros, o pessoal que mexe com vidros), as madeiras grossas foram compradas de um lugar antigo que foi demolido e foi tratada e enverzinada, um dos problemas foi a falta de luz, que foi resolvido com as telhas translúcidas, só que como são caras só foram colocadas de um lado, espero em breve colocar do outro, ela está bem vazia ainda, só tem isso dentro, mas as bancadas de madeira vão entrar também, o sistema de irrigação eu montei com meu pai, e agora com o tempo eu pretendo fazer alguma coisa pra proteger as Droseras, Dionaeas (que eu ainda não tenho haha) e Pinguiculas da água, por enquanto as Pinguiculas estão numa parte onde não pega tanta água, e pelo que parece, isso deu fim aos pratinhos de água delas, o que ajuda muito com a dengue... Tem duas Orquídeas aí e essas mudas debaixo da bancada onde não pega água, quero colocar umas avencas que acho lindas também, e tenho que dar agradecimento ao Fabrício e ao Rodrigo que me ajudaram também com alguns detalhes
A parte trabalhosa já foi, agora é só aproveitar


I'm a wild flower, the thing that feels
leonardo.fillipe
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 42
Registrado em: 21 Ago 2010, 23:39
Localização: Recife PE
Agradecimentos: 1 vez
Contato:

Mensagem por leonardo.fillipe »

Ficou muito bom, belo trabalho parabéns.


Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Matheus,
ficou sensacional. : Clap : : drinks :
Muito bonita sua estufa. Espero futuramente construir uma também.
Por favor, sempre que puder atualize as fotos.


Avatar do usuário
teus-42
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 203
Registrado em: 25 Out 2011, 15:01
Localização: Guará II -DF
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por teus-42 »

Caraamba, ficou muito fera, cara! Acho que é o sonho de todo cultivador que têm problemas com exessos ou escassez de características climáticas como umidade do ar, chuvas, luminosidade, temperatura... Agora só falta recheá-la com plantas até que não sejam carnívoras, como já disseram. E repito, ficou Top! : joia : :x


Se bem que as plantas podiam invadir o mundo...

Sempre Alerta
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

UAU!!!!

Ficou um espetáculo, Matheus!!!!!! Como bem disse o Marciel, tá PROFISSA (com todas as letras maiusculas!!!) As plantinhas, certamente irão agradecer!!!!! Muitos, muitos, muitos PARABÉNS!!!! : Clap : : Clap : : Clap :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem