Método prático para diminuir a temperatura do Substrato

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
lucas_santos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Ago 2012, 17:09
Localização: Uberlândia/MG
Agradecimentos: 7 vezes
Contato:

Método prático para diminuir a temperatura do Substrato

Mensagem por lucas_santos »

Olá amigos, como vai o cultivo?

Então, ultimamente tenho estudado os métodos de propagação do calor na escola e tal, ai, esses dias eu estava lendo um artigo sobre as sarracenias, onde dizia que elas não gostam do substrato "quente", apesar de elas necessitarem de luz solar direta!
Os lugares de onde são nativas, são pântanos a céu aberto onde a água esta em constante movimento, o que não causa o aquecimento do substrato onde estão!
Enfim, vamos logo ao assunto, todos sabem que superfícies escuras absorvem o calor, e superfícies claras o repelem (reflete a radiação). Para melhor se explicar vamos ao exemplo da camiseta preta, nos dias ensolarados em que se usa camisas pretas, logo se nota que sua temperatura corporal vai subir, bem mais rápido! A minha ideia é baseada nisso ai!

Primeiro os materiais
[img]http://i1266.photobucket.com/albums/jj5 ... 17ea93.jpg[/img]
  • Tesoura;
  • Papel alumínio;
  • e a planta.
1° passo: Faça um furo no centro do papel alumínio com a tesoura (ou com o dedo, como preferir);
[img]http://i1266.photobucket.com/albums/jj523/luquinha_santo/DSC04355_zps190f8e69.jpg[/img]

2° passo: Passe as folhas das plantas pelo furo (pode-se aumentar o tamanho do buraco), para que todas fiquem por cima da folha de papel alumínio, pois o mesmo servirá como um espelho, refletindo o calor!

Pronto, o vaso com a planta deve ficar assim ó:
[img]http://i1266.photobucket.com/albums/jj523/luquinha_santo/DSC04356_zps2c0b4879.jpg[/img]

Como já disse, o papel alumínio vai refletir os raios do sol, devido sua cor metálica, e consequentemente ele não vai permitir que o substrato "esquente" causando o mal estar da planta!
Mas ai vocês devem estar estranhando, "Mas como o alumínio é um metal, ele conduz o calor mais depressa e vai esquentar o substrato do mesmo jeito!" Errado, eu já testei aqui, desde que o papel alumínio não fique em contato com o substrato ele não vai esquentar!
No meu experimento, a temperatura do substrato sem a proteção foi de 40°C ao meio-dia e o substrato com proteção no mesmo dia e na mesma hora foi de 29-30°C, ou seja, uma diferença significante de 10 graus.

Gente, obrigado por abrirem espaço pra eu poder expressar minhas ideias!
Abraço a todos!


Viciado pelo conhecimento! 😃👊🏼
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Lembrando, o lado brilhoso para fora.

Ótima ideia Lucas!
ps: único problema é que se aparecer um foco de fungo, não iremos ver :/


Avatar do usuário
lucas_santos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Ago 2012, 17:09
Localização: Uberlândia/MG
Agradecimentos: 7 vezes
Contato:

Mensagem por lucas_santos »

Esse eh o problema sim Rodrigo, mas no caso, o papel aluminio que eu usei ele eh as duas faces "brilhosas", por isso pensei que ia esquentar o sub, mas nao!
Posteriormente irei fazer uma comparação entre vantagens e desvantagens.!
Abs.!


Viciado pelo conhecimento! 😃👊🏼
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gostei da ideia, simples e funcional ;) . Tirando o problema do fungo eu não vejo nenhum empecilho no uso desta técnica :D .

Obs.: Creio que este método possa ser usado no cultivo de Darlingtonia californica, pois esta PC é ainda mais exigente que as Sarracenia no que diz respeito a temperatura do "solo" :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
lucas_santos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Ago 2012, 17:09
Localização: Uberlândia/MG
Agradecimentos: 7 vezes
Contato:

Mensagem por lucas_santos »

Obrigado rdrgobra! Enquanto eu nao tenho as maravilhosas Darlingtonia californica, eu vou usar somente nas PC's que eu cultivo ao sol direto o dia todo!
Obrigado e abs.!


Viciado pelo conhecimento! 😃👊🏼
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Aproveitando o gancho eu vi uns vídeos aqui no fórum e na época como eu estava muito atribulado não cheguei a comentar.

Esses vídeos é sobre um cultivador e nos vasos que ele apresenta não aparece o substrato e sim o papel alumínio.

Vou procurar e se encontrar ponho o link aqui para complementar esse tópico, que é muito interessante.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Jul 2015, 12:08
Localização: Goiânia - GO
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por Eco-matheus »

Acredito que vou precisar utilizar esse método pra reduzir a temperatura da água aqui em Goiânia

O problema é que é muito pouco estético, mas fazer o que né ? kk

Obrigado pela dica


"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem