Meu humilde viveiro

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Werner
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Ago 2010, 18:34
Localização: Natal - RN

Meu humilde viveiro

Mensagem por Werner »

Olá pessoal, esse aqui é minha tentativa de um viveiro, bem ja tinha todo esse material em casa entulhado, agora serviram para alguma coisa entao gastei apenas R$ 2,00 que foi para a compra dos pregos, amanha estarei indo atras da sombrite. Seu tamanho é 2mx2mx2m.

[img]http://img20.imageshack.us/img20/6039/640q.jpg[/img]
Aqui é a vista frontal.
Neste espaço que tem no meio é para eu me movimentar e pode mexer nos 2 lados das pratileiras, eu ainda vou serrar este caibro nesta parte que está com espaço para eu nao ter que ficar me abaixando toda vida para entrar e sair.

[img]http://img101.imageshack.us/img101/9789/edit640.jpg[/img]
Aqui a vista lateral.

Como a grana ta curta acho que vo por a sombrite apenas em cima e nesse lado esquerdo que são os lados que o sol incide. Depois revisto ela toda mas nao sei se teria necessidade disto, como so tenho 20 dias de cultivo de pc's toda opnião é bem vinda hehehe.
Queria que me indicasse a % da sombrite ideal para eu por ai. Neste local pretendo por mais dionaea, droseras, utricularias.
E ja estou pensando futuramente quando eu tiver com uma graninha vo comprar umas tábuas e fazer as pratileiras em forma de escada acho que eu aproveitaria mais o espaço.
Mas até que é uma casinha grande para minha única pc uma dionaea muscipula kkkkkkkkkkkkk


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=374]Growlist[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Nada como ter espaço (muito!) de sobra!!
Tem tudo pra ficar legal! : joia :
Use sombrite 50% no teto (do meio até a parede) e sombrite 30% do meio do teto para à frente da estufa.
É junto da parede onde vai estar o local mais úmido da estufa. E vai ter mesmo de cortar o saibro lateral para poder entrar nela (não vai aguentar ficar se abaixando toda hora).


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Muito bom...
Bela combinação espaço e material encostado... =D

Siga a dica do Marciel em relação ao sombrite,
se for usar pra nepenthes futuramente você pode usar duas camadas de 50% ou uma de 70% aonde elas ficarão.

você tambem poderia usar umas placas de isopor pra amenizar o sol. Nas laterais na altura das plantas. Acho que já ajuda na temperatura.

E nas bandeijas que as plantas ficariam colocar argila expandida.


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Cara, muito bom esse seu projeto!
Seu eu tivesse esse espaço em minha casa, faria a mesma coisa. Acho que as opiniões que foram dadas são válidas. Recomendo!
Um abraço e boa sorte. (poste mais fotos;))


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Muito legal o viveiro!! Parabéns!!
EU acho, que como droseras e dionaeas gostam de sol direto, poderia trocar o sombrite por outro material, que deixe o sol passar.............concordam?

Abraço!


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Werner
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Ago 2010, 18:34
Localização: Natal - RN

Mensagem por Werner »

MarcielS escreveu:Nada como ter espaço (muito!) de sobra!!
Tem tudo pra ficar legal! : joia :
Use sombrite 50% no teto (do meio até a parede) e sombrite 30% do meio do teto para à frente da estufa.
É junto da parede onde vai estar o local mais úmido da estufa. E vai ter mesmo de cortar o saibro lateral para poder entrar nela (não vai aguentar ficar se abaixando toda hora).
Vlw amigo obrigado!
Eu estava pensando em usar sombrite 30% nela toda, qual seria o intuito de eu dividir uma parte com 50% e outra 30%?
Uma coisa eu tenho que colocar a sombrite no lado que o raio solar incide correto? entao eu vo colocar somente em cima e no lado oposto a parede, que são os locais que os raios solares estao direcionados.
j4ck_666 escreveu:Muito bom...
Bela combinação espaço e material encostado... =D

Siga a dica do Marciel em relação ao sombrite,
se for usar pra nepenthes futuramente você pode usar duas camadas de 50% ou uma de 70% aonde elas ficarão.

você tambem poderia usar umas placas de isopor pra amenizar o sol. Nas laterais na altura das plantas. Acho que já ajuda na temperatura.

E nas bandeijas que as plantas ficariam colocar argila expandida.
Obrigado mano!
Bem em relação as nepenthes eu pensei em por elas em outro canto como ai pega umas 8h de sol por dia acho muito, entao ja analisei um outro local aqui para elas que que nao pega luz solar direta, aqui tem um espaço sobrnado legal hehehe.
Caio Vinicius escreveu:Cara, muito bom esse seu projeto!
Seu eu tivesse esse espaço em minha casa, faria a mesma coisa. Acho que as opiniões que foram dadas são válidas. Recomendo!
Um abraço e boa sorte. (poste mais fotos;))
Obrigadao!!! postarei em breve mais fotos com tudo pronto.
Abraço
Bruno Millan escreveu:Muito legal o viveiro!! Parabéns!!
EU acho, que como droseras e dionaeas gostam de sol direto, poderia trocar o sombrite por outro material, que deixe o sol passar.............concordam?

Abraço!
Vlw Bruno!! que material seria esse? as plantas aguentariam numa boa neh?
Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=374]Growlist[/url]
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

plastico deixaria a luz incidir sobre as plantas e ainda deixaria a a umidade ficar presa,o problema é que tem que ser totalmente transparente,acrilico tambem serviria muito bem so que do tamanho que vocÊ precisa deve ser dificil de encontrar


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Werner escreveu:Olá pessoal, esse aqui é minha tentativa de um viveiro, bem ja tinha todo esse material em casa entulhado, agora serviram para alguma coisa entao gastei apenas R$ 2,00 que foi para a compra dos pregos, amanha estarei indo atras da sombrite. Seu tamanho é 2mx2mx2m.
[img]http://img20.imageshack.us/img20/6039/640q.jpg[/img]
Que iniciativa legal Warner, muito legal mesmo : joia :
Tenho uma sugestão bem pratica pra dar
Você pode fixar os ripoes Llaterais do telhado no muro, bastaria "chumba-los" nesse muro de traz, assim a estrutura fica mais resistente, fixa e você não terá problemas em criar a parte trazeira. :mrgreen:
Podes fazer o telhado com plastico agricola, mas para isso precisará fazer um "esqueleto'', ele sera responsavel pela sustentação uniforme do plastico no telhado.
Não sei como é a intensidade da luz solar na tua região, mas sombrite de 50% to teto deve ajudar muito.
Viveiros dao um pouco de trabalho no inicio, mas se bem feitos serão de grande utilidade.
não esqueça, que ele deve ser firme, caso contrario te trará problemas futuros : joia :

Com as madeiras que tens, e esse muro grande ai atras, podes fazer muita coisa com pouco, e sem ter muito trabalho.
aqui nao uso pregos, prefito utilizar furadeiras e parafusos, pois nao racham a madeira como os pregos. Faço furos com brocas um pouco mais finas que a expessura dos parafusos, e depois so faço parafuzar.... sempre parafusos grandes e resistente ;)

bom, qualquer coisa posta aew

PS: passarei todo o fim de semana sem pc em casa : bad :

abraço


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Cara isso vai ficar ótimo, pelo visto ali pega sol boa parte do dia...
quero ver quando pronto oO
parabéns pela iniciativa.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá!
Gostaria de fazer alguns comentários sobre seu projeto, como você tem espaço de sobra, tem tudo pra fazer um fantástico viveiro, antes de comentar queria te perguntar umas coisas:

Sua ideia seria usar plástico+sombrite nas paredes?
No teto, levaria plástico?
Qual o tipo de telha?
A distância da prateleira para o teto ficaria em 1m aprox. ?

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem