Captura de Insetos

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Captura de Insetos

Mensagem por b.alecio »

Olá galera!

Sou novo aqui e, por isso, gostaria de algumas sugestões de captura de insetos.

Eu tenho uma bugiganga para capturar insetos. Funciona perfeitamente com formigas e insetos 'mais lentos'.
Com moscas não é muito eficiente... elas são muito ligeiras e você precisa ter muito pulmão para capturá-las. hahahah

Estou postando uma foto da minha engenhoca.
Se tiverem mais sugestões, por favor, compartilhem.

[img]http://img827.imageshack.us/img827/6896 ... 212015.jpg[/img]

[img]http://img201.imageshack.us/img201/831/ ... 212020.jpg[/img]

[img]http://img443.imageshack.us/img443/1485 ... 212038.jpg[/img]

É bem simples... você só precisa de:
1 garrafa;
2 pedaços de cano (o cano da tampa deve ser grosso para sugar maior quantidade de ar possível de uma só vez);
1 pedaço de tule (tecido);
cola quente.

Basta mirar a mangueira de baixo no inseto, chegar bem próximo da forma mais silenciosa possível para não espantar o inseto e sugar na mangueira de cima com toda força do seu pulmão. hahahha
IMPORTANTE: os canos devem estar bem vedados com cola quente, para não passar nem um pouco de ar. O ar só deve entrar pelos 2 canos. Isso aumenta a pressão de sucção e puxa o inseto pra dentro da garrafa com mais facilidade.
O tule na parte de dentro da garrafa (imagem 2) não vai permitir que você engula o inseto, fique tranquilo. hahaha

Aos domingos eu vou ao sítio da minha família e capturo alguns insetos para minhas plantas. Já que moro em apartamento e nunca tem inseto algum para elas se alimentarem...

É isso ai... se tiverem sugestões, compartilhem!

Abraço,
Bruno


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ótima ideia, gostei do tópico.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Pode deixar cara amanhã explico como fazer para capturar umas formigas , moscas , abelhas sem ter que ter esse super pulmão rsrsrs é uma ideia boa a tua a unica desvantagem é que você tem que ficar sugando...


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

UTRICULARIA MODE [ON]
Adorei muito bem bolado!!!!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

WFERnando escreveu: UTRICULARIA MODE [ON]
Adorei muito bem bolado!!!!
HAHAHAHAH a ideia é bem essa mesmo... é divertido 'caçar' alguns insetos aos finais de semana!!


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

kio92 escreveu:
Pode deixar cara amanhã explico como fazer para capturar umas formigas , moscas , abelhas sem ter que ter esse super pulmão rsrsrs é uma ideia boa a tua a unica desvantagem é que você tem que ficar sugando...
hahaha Ok cara. divida conosco!! Eu gosto de capturar os insetos ainda vivos! Vamos ver a sua engenhoca como funciona...


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Eu caçava moscas meio que 'droserando'

Cortava uma garrafa, fazia uma calda daquelas de açucar e água e colocava num prato, as patinhas dela grudavam no melado kk


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Fernando , o meu projeto leva a principio o metódo de captura de Droseras e nepenthes juntas só você vendo rsrsrs


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Oi,
Já utilizei bastante uma técnica que aprendi com o pessoal do Laboratório de Entomologia. A armadilha é essa:
[img]http://tilz.tearfund.org/NR/rdonlyres/B ... lytrap.gif[/img]

Tem o passo-a-passo dela aqui: https://panohippie.blogspot.com.br/2010 ... turar.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Funciona muito bem!

Abs! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Muito legal Caio.

Vou fazer uma dessa e deixar no sitio da minha familia.
Todo domingo dou uma passada la. Assim eu removo as moscas e alimento minhas plantinhas...

Tem problema em alimentar a planta com insetos mortos?

Se não, ele pode estar morto a um bom tempo? 2 semanas... 1 mes?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem