Estufa - opniões

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Estufa - opniões

Mensagem por Fabio »

Esta semana eu remodelei minha estufa, almentando um pouco o tamanho.

Imagem

eu coloquei dois tubos (reforçados com arames) no alto (no fundo) para pendurar algumas plantas, para dar um visual mais bacana. No entanto, não sei quais seriam. pensei em pequenas orquídeas, presas "rolos de substratos" (para não usar vasos suspensos) como o da foto abaixo

Imagem

poderiam dar sugestões de plantas (preferência que não precise de vaso) ?
também gostaria de saber se poderia cultiva uma Brocchinia reducta dentro da estufa, visto que não iria receber sol diretamente.


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

A estufa está bem legal...

Porque não tenta algumas bromélias? Tem umas muito bonitas... Que eu saiba a Tillandsia(acho que é esse nome) é bem fácil de cuidar...

Algumas trepadeiras também ficariam bonitas aí, a primavera e a lágrima de cristo são bonitas, mas daí acho que já ocupa muito espaço...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

Bruno, adorei a idéia da Tillandsia, estou pesquisando sobre o cultivo para checar se necessita pegar sol diretamente.
Muito obrigado!

Agora é ver mais possibilidades, para ter uma variação e para isso conto com mais sugestões :)

Abraços


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Acabei de lembrar, micro orquídeas de gêneros variados podem ficar muito legais também... Elas tem umas flores de menos de 1 cm às vezes, são bem diferentes... Tenho umas aqui e são muito fáceis de cuidar, tomam um certo sol mas não é muito não... É só um pouquinho do da manhã. Quando me venderam disseram até que gostam mais da sombra mesmo.
Vale a pena ver, dá pra colocar várias delas diferentes, fica um efeito bem legal!


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

A estufa ta muito boa, e as especies nela entao hehe
A ideia do Bruno de micro orquideas foi muito boa, essas plantinhas sao muito bonitas, ainda vou cultiva-las hehe


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

Pois é pessoal, foi isso que quis dizer com "pequenas orquídeas", usando mine e micro orquídeas, mas quero ter mais opções : joia :


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Que beleza sua estufa Fábio, quantas plantas :shock:

Seria bem legal pendurar umas orquides e bromelias, as thillandsias ficariam D+ também. Não sei como é na sua região, mas por aqui encontro algumas plantas deste tipo, nativas, nos galhos velhos de árvores caidos por ai nas florestas e ou parques...
é uma boa, fiz um passeio final de semana e encontrei plantas em galhos caidos e fiz a coleta para cultiva-las.

se voce pendurar aqueles musgos tipo barbas lá atraz daria uma cara bonita pra estufa também...

abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

Obrigado pessoal, Orquideas e Bromélias encomendadas!!!

Próxima dúvida:

Imagem

Como podem ver, na parte da frente da estufa tem uma parte sem vasos e com musgo no piso, reservado para as Droseras (e talvez Pinguiculas).

O que coloco por cima? pensei e musgo verde (cheguei a colocar alguns espalhados), mas não sei se ele pode prejudicar as plantas de alguma forma. Então o que vocês acham melhor?

1) musgo verde
Imagem

2) areia (de rio ou de filtro de piscina)
Imagem

3) musgo comum (aquele visto em pedras)
Imagem

4) outras sugestões

Abraços!!


Canovaaugusto
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 655
Registrado em: 05 Dez 2010, 00:03
Localização: Santa Bárbara d´Oeste - SP

Mensagem por Canovaaugusto »

Uma idéia era fazer mesmo um bog, forra tudo como se fosse um vaso com plastico, ou você pode usar aqueles vasos jardineiras e coloque substrato, e cultive o q quiser... Fica um aspecto legal...

Se você ultilizar musgo sphagnum vivo, é complicado plantar algo ali, pois eles tomam conta de tudo e acabam sufocando as plantas...

Mas use musgo sphagnum esterelizado, misturado com areia de rio bem lavada, num use aquele musgo comum q cresce em tudo... abs


[url=http://carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=653]Minha Growlist[/url]

[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1597.html]Minha Galeria[/url]

[img]http://img263.imageshack.us/img263/858/7255pcbr2008b.gif[/img]

Luiz Fernando Canova Augusto
Avatar do usuário
Fabio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 166
Registrado em: 06 Ago 2010, 07:34
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Fabio »

Não, amigo

O local já está pronto e o substrato já está formado.

O que eu gostaria de ter, era sugestões de qual material usar na superficie para ficar um aspecto bacana, mas sem prejudicar as Droseras.

Não usarei Sphagnum vivo por cima, justamente por ele crescer muito, mas quero saber se poderia usar musgo verde ou comum ou areia ou outra sugestão.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem