Definição de raridade das espécies para o Banco de Sementes

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

briancarnieri escreveu: 12 Fev 2022, 15:15 Olá galeris, recebi aqui doação do Aquis, me ajudem a definir o valor em pontos delas!!
As novas espécies que vieram a compor no banco são as Droseras:

Capensis Bainskloof
Capensis Big Pink x (Hércules) x Self
Collinsiae Fairyland
Natalensis
Ultramafica x Spatulata
Spatulata var. Lovellae

Lembrando: Comum valem 10, Incomum 30 e Raras 50
Fala galera, vou dar minha humilde opinião e como adquiri as sementes, e espero que todos avaliem também.

Capensis Bainskloof - adquiri as sementes do Carnívoras online, essa espécie é proveniente da África (Cidade ou região chamada Bainskloof) como todas as Capensis.
Ela tende a ser mais compacta que a forma típica, e também com folhas mais largas, que se projetam pra baixo formando uma espécie de curvatura.
Excelente espécie para quem gosta de Capensis.
Eu diria que se trata de uma espécie "incomum"
Imagem

Capensis Big Pink x (Hércules x self) - Recebi as sementes de um amigo norte americano ( fórum Flytrapcare), esse híbrido foi criado nos EUA por um membro do fórum, e adquiriu algumas peculiaridades, com folhas levemente mais largas puxando o gene "Hércules", e a estatura e tamanho da maravilhosa Big Pink, além das folhas avermelhadas sob luz intensa, se tornando um híbrido incrível, além de produzir sementes férteis.
Eu classificaria como uma espécie "rara".
Imagem

Collinsiae "Faryland" - Recebi sementes dela através de uma troca realizada pelo Facebook num grupo de plantas carnívoras, essa espécie parece uma mistura de Nidiformis com alguma outra espécie africana, é realmente uma espécie linda, ela se torna avermelhada ou amarronzada sob forte luz, com suas folhas levemente arqueadas é concerteza uma espécie incrível para se ter no cultivo.
Eu classificaria como uma espécie "Incomum".
Imagem

Natalensis - Recebi as primeiras sementes do nosso querido amigo Edson Poscai, e venho cultivando desde então, é uma espécie africana muito fácil de ser cultivada, e bastante compacta, possui folhas arrendondadas e suculentas, forma muita mucilagem e é como um pequeno diamante brilhando sob forte luz, uma espécie que todo cultivador deveria ter.
Embora seja fácil ser encontrada, nem todos possuem, eu classificaria como "incomum".
Imagem

Ultramafica x Spatulata - Recebi as sementes dos EUA (flytrapcare), essa espécie maravilhosa é proveniente da Malasia, e foi descoberta recentemente (2018), uma espécie única, pois é endêmica, seu nome foi dado devido ao solo em que ela se desenvolve (solos ultramaficos), apesar disso crescem bem em musgo puro e outros substratos, a hibridização com a Spatulata foi natural, pois as duas espécies convivem próximas, sendo difícil de encontrar a forma pura em cultivo, apesar disso, esse híbrido lembra a Drosera Oblanceolata, com folhas arqueadas e as extremidades vermelhas como sangue seguida de um verde amarelado até o centro, é concerteza uma das espécies mais lindas que possuo no meu cultivo, quem adquirir as sementes terá uma espécie "rara" nas mãos e será muito feliz por ter uma espécie tão incrível na coleção.
Imagem

Spatulata Var. Lovellae - recebi as primeiras mudas de nosso querido amigo Edson Poscai, e desde então nunca mais saiu do meu cultivo, eu diria que é a Spatulata mais linda de todas (minha opinião), sob forte luz adquiri um vermelho tão intenso que até nos hipnotiza, é quase difícil prestar atenção nas outras espécies, pois seu vermelho vivo atraem nossos olhos, talvez se eu fosse um inseto já estaria morto por ela :lol: , essa espécie incrível é muito fácil de ser cultivada, além de produzir muitas sementes, indispensável para quem quer ter uma jóia na coleção.
Eu classificaria como uma espécie "incomum".
Imagem

Capensis Red - Recebi a primeira muda de uma amiga chamada Thaís, desde a primeira vez que vi essa espécie me apaixonei, como toda Capensis é uma espécie muito resistente, produz folhas alongadas e finas e sob forte luz se tornará vermelha como sangue, suas folhas se esticam formando uma espécie de meduza, e não menos mortal (para os insetos), é realmente uma espécie linda, não é difícil de ser encontrada em cultivo, ainda assim eu classificaria como "incomum" por sua beleza impressionante.
Imagem


Espero que essas sementes sejam multiplicadas entre nós amigos cultivadores, que quem as receber tenha muito sucesso, e que tão logo mais vejamos essas sementes retornarem ao banco através de vocês mesmos, vamos fazer desse fórum uma oportunidade para crescermos juntos e isso só depende de nós, obrigado a todos : joia :


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 286
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 158 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Galera, me passa a raridade dessas espécies aqui q faltou?

> Drosera Capensis Alba
> Drosera Capensis Giant
> Drosera Filiformis Red
> Drosera Sessilifolia

Obrigado!!


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

briancarnieri escreveu: 23 Fev 2022, 05:09 Galera, me passa a raridade dessas espécies aqui q faltou?

> Drosera Capensis Alba
> Drosera Capensis Giant
> Drosera Filiformis Red
> Drosera Sessilifolia

Obrigado!!
Eu manteria da forma que já está classificada, minha humilde opinião.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

aquis escreveu: 23 Fev 2022, 07:25
briancarnieri escreveu: 23 Fev 2022, 05:09 Galera, me passa a raridade dessas espécies aqui q faltou?

> Drosera Capensis Alba
> Drosera Capensis Giant
> Drosera Filiformis Red
> Drosera Sessilifolia

Obrigado!!
Eu manteria da forma que já está classificada, minha humilde opinião.
Concordo com o Aquis : joia :


Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 286
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 158 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Beleza galera valeu! : joia : : joia :


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Para mim, também está perfeito! Baita bom trabalho, Brian!


Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 286
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 158 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

Rodrigo Metz escreveu: 24 Fev 2022, 11:48 Para mim, também está perfeito! Baita bom trabalho, Brian!
Gratidão irmão! Tamo junto...


Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Fala galera, dando seguimento a este tópico, irei colocar minha opinião sobre as últimas espécies que enviei ao banco, todos podem e devem opinar. : joia :

Com exceção das seguintes espécies que já foram classificadas como raras:
Big Pink x Hércules x self
Ultramafica x Spatulata

Enviei as seguintes espécies:
Collinsiae - Uzutu River
Imagem
Essa espécie adquiri através de uma doação de uma amiga aqui do fórum chamada Rita, é uma espécie africana e que nem sempre é de fácil cultivo, de fato as vezes tenho a impressão que elas vão "partir" e de repente voltam, mas eu classificaria como Incomum porque embora exista em muitos cultivos, ainda é necessário ter um pouco de experiência com ela.

Capensis Hércules x self
Imagem
Ainda existem dúvidas a respeito dessa espécie, alguns dizem que se trata de um híbrido entre Capensis Alba com Aliciae, outros afirmam que se trata de uma espécie única por gerar sementes férteis, pois se fosse um híbrido entre as espécies acima provavelmente seriam inférteis, o fato é que é uma espécie pouca vista ainda nos cultivos, e ao meu ver, uma das mais belas Capensis.
As sementes que recebi vieram dos EUA, e somente agora após quase 2 anos cultivando consegui ter sucesso em obter sementes, portanto eu classificaria como sendo Raras

Spatulata - Beenak - Victoria - AU
Imagem
Essa espécie se mostrou muito próspera no meu cultivo, e sempre está dando muitas sementes, e também pode ser encontrada a venda em cultivadores locais, embora essas sementes eu tenha recebido dos EUA.
Eu classificaria como sendo Incomum

Spatulata - Ahipara Gumfields - NZ
Imagem
As sementes originárias também vieram dos EUA, de todas as Spatulatas, essa é sem dúvida uma das mais bonitas no meu parecer. Essa espécie é muito compacta, e sob forte luz ficará com tons avermelhados nas bordas se dissipando em tons amarelados.
Ainda pouco encontrada em cultivo, portanto eu classificaria como sendo Raras

Spatulata - Fraser Island - Queensland - AU
Imagem
Sementes também vieram dos EUA.
Essa Spatulata tem como característica ter as pontas bem arredondadas, em alguns aspectos lembra um pouco as espécies africanas como Venusta ou Aliciae. Também é muito difícil de ser encontrada em cultivo, e possui um crescimento mais lento comparado à outras Spatulatas.
Sua haste floral produz botões bem resistentes, e não dispersam facilmente as sementes como acontece com outras droseras.
Eu classificaria como sendo Raras

Bom essa é minha opinião, espero que todos participem e comentem, valeu ;)


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
briancarnieri
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 286
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:35
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 61 vezes
Agradecimentos: 158 vezes
Contato:

Mensagem por briancarnieri »

O mestre SantiagoOver enviou algumas espécies.. ajuda pra definir as raridades?
SantiagoOver escreveu:Estou mandando para o banco de sementes
Drosera aliciae
Drosera brevifolia (Arroio dos Ratos)
Drosera filiformis var. filiformis
Drosera nidiformis x venusta
Drosera spatulata var. tamlin
Drosera venusta
Drosera x hercules

:mrgreen:
Acredito que a Brevifolia seja rara até por pouquíssimas pessoa a terem mas o resto não sei xD

Enviado de meu moto g(50) 5G usando o Tapatalk



Participe do banco de sementes ATIVO agora > https://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=41&t=10744 <
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

briancarnieri escreveu: 08 Dez 2022, 01:16 O mestre SantiagoOver enviou algumas espécies.. ajuda pra definir as raridades?
SantiagoOver escreveu:Estou mandando para o banco de sementes
Drosera aliciae
Drosera brevifolia (Arroio dos Ratos)
Drosera filiformis var. filiformis
Drosera nidiformis x venusta
Drosera spatulata var. tamlin
Drosera venusta
Drosera x hercules

:mrgreen:
Acredito que a Brevifolia seja rara até por pouquíssimas pessoa a terem mas o resto não sei xD

Enviado de meu moto g(50) 5G usando o Tapatalk
Na minha opinião eu diria :

Aliciae - Incomum
Brevifolia - Rara
Filiformis - Incomum
Nidiformis x venusta - Rara
Spatulata Var tamlin - Incomum
Venusta - Incomum
X Hércules - Rara


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem