Propagação sob led, projeto amador.

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Não sei como mudar o título do tópico, se algum moderador puder corrigir pra mim por favor, por causa do corretor automático saiu "sobre led" em vez de sob led.



Fazendo mais uns testes aqui, e uma coisa inédita pelo menos pra mim, um leaf de Tokaiensis deu até haste floral apenas na água e led branco.

ImagemImagem
Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ótimo, meus cumprimentos. : joia :

***

qual led usou? qtas horas dia?

se puder expor detalhes, agradeço.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Edson Poscai escreveu: 26 Out 2019, 19:33 ótimo, meus cumprimentos. : joia :

***

qual led usou? qtas horas dia?

se puder expor detalhes, agradeço.
Olá Edson, obrigado.

Eu usei material eletrônico reciclado, a plaquinha retirei de uma webcam queimada, aproveitei só 2 leds brancos frios dela, e soldei o restante leds brancos quentes de barra led de uma TV queimada. Sobre tempo, eu deixo direto 24h, pois conectei com uma fonte de 5v de celular aí gasta pouquinho de energia.

Se você tiver um recipiente maior, da pra fazer com aquelas barras led de 12v e ligar com uma fonte 12v também, claro. No meu caso é porque é teste ainda, mas da melhorar e multiplicar mais plantas nesse sistema.

Abraço.


Imagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Eu usei material eletrônico reciclado, a plaquinha retirei de uma webcam queimada, aproveitei só 2 leds brancos frios dela, e soldei o restante leds brancos quentes de barra led de uma TV queimada. Sobre tempo, eu deixo direto 24h, pois conectei com uma fonte de 5v de celular aí gasta pouquinho de energia.

Se você tiver um recipiente maior, da pra fazer com aquelas barras led de 12v e ligar com uma fonte 12v também, claro. No meu caso é porque é teste ainda, mas da melhorar e multiplicar mais plantas nesse sistema.
será que ser usado este sistema em germinação sementes já em musgo, tbm teríamos bons resultados e menos cianobactérias?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Edson Poscai escreveu: 26 Out 2019, 20:06
Eu usei material eletrônico reciclado, a plaquinha retirei de uma webcam queimada, aproveitei só 2 leds brancos frios dela, e soldei o restante leds brancos quentes de barra led de uma TV queimada. Sobre tempo, eu deixo direto 24h, pois conectei com uma fonte de 5v de celular aí gasta pouquinho de energia.

Se você tiver um recipiente maior, da pra fazer com aquelas barras led de 12v e ligar com uma fonte 12v também, claro. No meu caso é porque é teste ainda, mas da melhorar e multiplicar mais plantas nesse sistema.
será que ser usado este sistema em germinação sementes já em musgo, tbm teríamos bons resultados e menos cianobactérias?

A minha intenção era exatamente essa, da certo sim, eu estava perdendo tudo com gnats e ciano, hoje consigo fazer leafs de Dionaea pela primeira vez e também germinar sementes sem perder quase nada. As vezes aparece fungo em alguma semente, mas eu tiro aquela e não chega a contaminar o restante. Só falta agora eu arrumar um jeito de esterelizar o musgo antes por causa desses fungos chatos, no mais tá indo bem.

Imagem
ImagemImagem


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

óiaaaa, sem nada de cianobactéria!

Ennio,veja os custos de você fazer um pra mim. ;)

*** preço bom, 12 x sem juros ;)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Enio
você acha que se comprar esse material aqui do mercado livre o resultado seria o mesmo?
Somente com led frio...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... I0NWZkZmUx


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Paulo Santos escreveu: 26 Out 2019, 23:18 Enio
você acha que se comprar esse material aqui do mercado livre o resultado seria o mesmo?
Somente com led frio...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... I0NWZkZmUx

Olá, eu passei esse link pro Edson, já vêm com fonte e os leds são protegidos por um trilho transparente. Abraço!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -fonte-_JM
Editado pela última vez por enniolima em 26 Out 2019, 23:42, em um total de 1 vez.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Paulo Santos escreveu: 26 Out 2019, 23:18 Enio
você acha que se comprar esse material aqui do mercado livre o resultado seria o mesmo?
Somente com led frio...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... I0NWZkZmUx
Só corrigindo, tanto o led branco quente e branco frio tem a mesma temperatura, o quente só diferencia a cor mais amarelada mesmo, o frio fica melhor pra visualizar as leafs e germinações(eu prefiro). Desconsidere o que falei anteriormente. :?


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Eita kk
Obrigado pela ajuda e explicações!!!
Espero que você seja nosso pioneiro nas inovações e que descubra ainda mais novidades que nos auxiliam na luta contra ciano e gnats.
Vou fazer uma tentativa em casa com uma lampada led aquelas que vai em bocal(modelo bulbo) mesmo estive vendo um vídeo e desmontando uma aqui em casa e achei que vai funcionar igual ao seu projeto... se tirar a proteção de baixo essas lampadas possuem 30 leds... e aí é só adaptar.


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem