Cultivo de Sphagnum

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Cultivo de Sphagnum

Mensagem por Vanderson »

Eu pretendo cultivar Sphagnum apenas para decorar os vasos, então queria saber se alguém tem experiência com isso. Eu pretendo também colocar um pouco de Sphagnum na beira de uma lagoinha que tem aqui no sítio e esquecer dele pra multiplicar um pouco (não para ser autossuficiente)
Eu planto ele na terra ou em outro lugar?
O musgo desidratado brota?
Ele tem sementes?
Alguém que puder me ajudar eu agradeço!!!

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Eu planto ele na terra ou em outro lugar?
O musgo desidratado brota?
Ele tem sementes?
Alguém que puder me ajudar eu agradeço!!!
- eu planta em areia. deixando a areia sempre úmido e local de 1/2 período de sol.
- depende do tempo do sphagnum. se seco há muito tempo, menor chance.
- vi flores em sphagnum por fotos. mas nenhum comentário sobre germinação. ele vai se multiplicando por si só.

*veja se consegue sphagnum semi desidratado, corte pontinhas que achar e enfinque na areia, ou areia com sphagnum (melhor).
- triste, isso fica caro.

***

dê uma olhada no sphagnum semi desidratado:

https://www.plantascarnivorasbrasil.com ... o/insumos/


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vini
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 20 Jun 2019, 00:22
Localização: São Paulo
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Vini »

Quanto ao cultivo, ele se dá bastante bem em areia pura, bastante umidade e luz solar como foi dito pelo Edson. Mas como esse hobbie vai muito de teste, acho que talvez vale a pena você tentar com uma parte cultivar nesse substrato de terra, já que na natureza pode ser parecido. Geralmente, ele cresce até mesmo nos vasos com o tempo, sem precisar que você o decore. Esse vídeo sobre me ajudou bastante quando comecei, então talvez também seja útil para ti (https://www.youtube.com/watch?v=NCUgHAwhOeQ). O sphagnum seco que eu compro costuma vir com várias pontinhas rosas e verdes, acho que talvez por isso eles cresçam bastante rápido. No grupo você pode encontrar diversas indicações de vendedores inclusive.


Nosde
Newbie
Newbie
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Jun 2019, 23:32
Localização: Rio de Janeiro RJ

Mensagem por Nosde »

Musgos eu cultivo em um vaso comum a meia sombra, deixo água na parte inferior do vaso como se fosse cultivar uma Dionaea e borrifo água algumas vezes por dia e está crescendo bem.
Eu peguei umas pontas de musgo vivo que vieram em uma planta que comprei e coloquei sobre um musgo desidratado.
Musgo desidratado e muito difícil brotar novamente, de preferência a comprar um semi-desidratado ou vivo.

***
 ! Mensagem de: Edson Poscai
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação. Caso algum membro não o tenha feito, solicitamos fazê-lo e dar uma lida nos tópicos indicados. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. : joia :
Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum


Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

Ah sim. Obrigado
Eu arrisquei fazer a compra de Sphagnum pelo ML e já comprei logo 1 kg. Vou ver se ele vai chegar tudo ok e já vou procurar pelas pontas verdes, se houver. Queria cobrir a bandeja de água com musgo vivo também por decoração. Em outro caso eu usaria lentilha d'água pois aqui tem bastante.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

muito bom vanderson, quero ver o progresso desse cultivo em. caso queira se aprofundar no cultivo de musgo o Eduardo la dos grupos do Zap tem uma coleção de alguns cultivares de musgo, não sei se ele tem mudas deles a venda mais sei q tem alguns bem interessante.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

smart2 escreveu:muito bom vanderson, quero ver o progresso desse cultivo em. caso queira se aprofundar no cultivo de musgo o Eduardo la dos grupos do Zap tem uma coleção de alguns cultivares de musgo, não sei se ele tem mudas deles a venda mais sei q tem alguns bem interessante.
Ah sim. E onde eu encontro esses grupos? Tem algum no Telegram, porque eu uso mais do que o WhatsApp.

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

mais e no whatsApp msm... pode procurar nos grupos de PC do zap la q não vai ser difícil achar... final do telefone dele e 9942... ddd 41


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Vanderson
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 115
Registrado em: 26 Mai 2019, 22:32
Localização: São José de Ubá - RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vanderson »

smart2 escreveu:mais e no whatsApp msm... pode procurar nos grupos de PC do zap la q não vai ser difícil achar... final do telefone dele e 9942... ddd 41
Ah sim. Obrigado. Vou dar uma procurada por links de grupos no google

Enviado de meu 8050E usando o Tapatalk



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem