Sobre iluminação artificial

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Sobre iluminação artificial

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Meu cultivo é indoor e aprendi muitas coisas nesses anos, muitos vem do tempo de ginásio/colégio em que aprendíamos a teoria, mas nunca a prática.
Parte desse conhecimento eu usei muito em outro hobby, fotografia, que pratiquei durante décadas, mas hoje nem preciso mais, pois fotografia tirando poucas exceções qualquer um faz.
Então vamos ao assunto, para começar nós humanos não enxergamos todas as cores ou frequência de cores ou a largura da onda, são formas diferentes de definir uma cor.

Enxergamos do vermelho ao azul, sendo que abaixo do vermelho e acima do azul não enxergamos. Infravermelho e ultravioleta. Mas usamos essas cores, o infravermelho é uma cor muito quente, existem animais que enxergar essas cores, principalmente os caçadores noturnos, nós para podermos enxergar essas cores precisamos de equipamentos especiais tipo militares. A mesma coisa acontece para o ultravioleta.

A composição de todas as cores que enxergamos cria a luz branca e aqui vai uma boa. A cor de qualquer coisa é definida pelo aproveitamento de um espectro de luz não utilizando outro.
Exemplos: Um objeto, uma planta, uma roupa, etc., é verde porque aproveitam toda a luz branca visível, mas não usa o verde e o joga fora. E assim é para vermelho, rosa, amarelo, etc., ou sejam são cores não utilizadas por qualquer coisa que seja.

Um objeto é branco porque ele não aproveita luz visível nenhuma e é preto porque absorve todas as cores. Eu falei em luz visível, mas por exemplo o infravermelho pode ser absorvido, você não enxerga, mas sente o objeto quente.
Depois dessa enorme introdução vamos aos objetivos dessa postagem.
1º) Até o momento minha iluminação é apenas de leds brancos 6500k, as plantas gostam, mas acabam não produzindo sementes e ainda por cima tenho problemas com fungos, cianobactérias, etc..
2º) Comentando com um amigo ontem dizendo a ele que iria comprar umas duas lâmpadas especiais para complementar a iluminação foi me dito que quem as usa não viu diferença nenhuma na quantidade luz emitida.
3º) Acima já tem um grande erro, pois para medirem a quantidade de iluminação usam aplicativos de celulares, mas ele só mede a luz visível ao ser humano, para medir outros comprimentos de luz é necessário equipamentos altamente técnicos.
4º) Agora outro erro gritante, dependendo do tipo de lâmpada não se mede sua capacidade por lumens e sim por candelas.
- Lumens é a capacidade de uma fonte de luz iluminar um ambiente
- Candelas é a capacidade de uma fonte de luz iluminar um determinado ponto.
Pensem numa vela acesa em uma sala, praticamente não vai iluminar nada, mas se colocar um refletor na frente dessa vela, um espelho côncavo, ela irá iluminar muito bem um determinado ponto.
Acho que a maioria já iluminou uma parede com uma lanterna, tem um ponto central que é mais iluminado depois a medida que se abre fora do centro fica menos e o ambiente praticamente fica escuro.
5º) Existem alguns cálculos para se medir quantas candelas uma fonte de luz consegue fornecer e depende de 3 fatores lux (um outro fator de medida), o ângulo de dispersão e a distância do objeto a ser iluminado.

Abaixo tem um desenho que mostra muito bem isso e os créditos estão nele, visualizem lumens e candelas.

Para ficar mais claro, as lâmpadas tubulares, econômicas, led, etc., que emitem luz para todos os cantos deve ser medida em lumens, mas as que emitem luz apenas para um ponto seja por ter sido fabricada assim ou por usar um refletor tem que ser medido em candelas.

Paulo

Imagem


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
willianccoelho
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 08 Jan 2019, 09:04
Localização: Belo Horizonte-MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por willianccoelho »

Muito legal o tópico Paulo, eu também cultivo as minhas indoor e tenho problemas por causa da iluminação. Só agora que coloquei varias lâmpadas de potência alta que as PCs começaram a ganhar aquela cor vermelha legal.

Acredito que iluminação artificial seja complicado, pois o espectro solar é muito difícil de ser alcançado. Equipamentos de simulação da luz do sol são grandes, complexos e utilizam diversas lâmpadas, cada uma trabalhando numa faixa de luz (umas no visível, outras no infravermelho e até no ultravioleta). Por isso o sol continua sendo importante para as PCs. Veja na imagem abaixo que lâmpadas de Led de temperaturas diferentes tem componentes diferentes e talvez combina-las seja interessante sim para melhor desenvolvimento das PCs. Veja abaixo a diferença da luz de diferentes lâmpadas (isso considerando só na região da luz visível)

Imagem

Até mais


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

William,

Nas imagens que mostrou, estão diversas fontes geradoras de luz com suas gamas de spectrum visíveis ao olho humano.
Quanto mais puxada para o azul mais fria e o contrário quando puxada para o vermelho mais quente.
Quanto mais graus Kelvin, mais fria. A temperatura da cor.

Nós gostamos de luz mais quente, menos grau Kelvin, mais puxada para o vermelho. A luz muito fria deixa um ambiente sem graça.
Vou dar um exemplo, em Osasco tem um Carrefour ao lado de um Wallmart, meu pai não gostava de ir no Wallmart dizia que era um ambiente sem graça, preferia ir no Carrefour. As cores do Wallmart são frias, já os do Carrefour são brilhantes.

Aqui em casa, só no banheiro eu tenho lampada econômica de 5500 a 6000 K, nos outros ambientes eu tenho duas. Eu junto uma de 4000 a 4500K e outra de 5500 a 6000K. Assim a iluminação ganha vida.

A lampada que estou pensando em comprar segundo o anuncio tem o spectrum de emissão segundo a imagem abaixo.
Vou manter minhas atuais de 6500K e vou juntar uma ou duas dessas que dizem ser lâmpada para cultivo indoor, espero que não seja propaganda enganosa. Eu não tenho como medir o spectrum de emissão da lampada.
Como eu disse com minhas atuais, tenho cores, crescem muito bem, mas não consigo sementes e ainda tem problemas com fungos e outras pragas.

Abraço,

Paulo

Imagem


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
willianccoelho
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 08 Jan 2019, 09:04
Localização: Belo Horizonte-MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por willianccoelho »

Ola Paulo,

O legal de combinar diversas lâmpadas será cobrir todo o espectro. Mas veja que nenhuma das lâmpadas que mencionamos, até a que você está olhando, tem pouco componente da região do violeta e ultra violeta. Essas radiações são as mais energéticas e um prato cheio para fornecer energia à planta. Eu estava pensando em comprar uma lâmpada de luz negra que emite basicamente radiação violeta e UV-A (a menos nociva). Vou fazer experimentos e falo o que observei.

Só para adiantar aos possíveis leitores da conversa que podem ficar em dúvida, lâmpadas que emitem muito infravermelho só são necessárias quando quiser manter temperatura do terrário maior que a ambiente. Como o Paulo mencionou o infravermelho está relacionando com a temperatura das coisas e o próprio calor do ambiente já supre essa emissão de infravermelho do sol.

Até mais


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem