Sustentação e iluminação em nepenthes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Caio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 06 Jul 2017, 12:05
Localização: Presidente epitácio - São Paulo
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Sustentação e iluminação em nepenthes

Mensagem por Caio »

Boa tarde gente, estou com um probleminha com a minha maxima.. eu cultivo ela no vaso auto irrigável e ela cresceu na horizontal em cima da tampa de entrada por onde reponho a água kkkkk.. eu poderia amarrar um barbante nela para tentar deixar mais em pé? Ou poderia fazer algum outro suporte? Pois toda vez que vou colocar água tenho que levantar ela toda, e percebo que a base dela meche muito também não sei se prejudica... e outro fator que queria saber é sobre iluminação, ela toma o sol da tarde umas 4 ou 4:30 horas por dia, devo mudar ela de local para pegar só o sol da manhã? Aparentemente não está afetando tanto ela, eu borrifo água 2x ao dia, fiz até um suporte para pendurar em algum outro lugar que bata o sol da manhã, mas penso se realmente está prejudicando ela ou não..pois ela já abortou varios jarros
ImagemImagemImagemImagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Primeiro, remova essas ervas daninhas do vaso. Segundo, use um tutor para manter a planta ereta e assim solucionará seu problema ;) .

Obs.: Quanto ao local aonde ela está, pode deixá-la aí. Essa planta resite bem ao Sol, desde que o substrato se mantenha úmido.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Caio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 06 Jul 2017, 12:05
Localização: Presidente epitácio - São Paulo
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Caio »

Eai amigo, então.. sobre o tutor, acho que não seria possível pois ela cresceu na horizontal, quando tento levantar ela a base da raiz toda se meche, maaas se ela ficar nesta posição é prejudicial à ela? Lembro ter lido algo sobre os jarros se formarem mais quando há sustentação, se a planta não ficar com sustentação ela evita de ter peso, agora não sei se é real.. segue mais fotos.. ImagemImagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

Acho q o.maior problema dela ficar assim é de cair e quebrar o caule por conta do peso. você pode amarrar o meio do caule com um arame e prender nas correntes q sustentam o vaso so pra nao forçar as raizes. Depois na primavera faça o replantio deixando ela ereta e sustentada com um tutor. O fato dos ascidio terem abortado pode se devido ao frio ou a umidade baixa.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6346
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1941 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

você sabe qual é este substrato?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Caio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 06 Jul 2017, 12:05
Localização: Presidente epitácio - São Paulo
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Caio »

Esfagno mesmo, com pedaços de isopor


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6346
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1941 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

analise agora em setembro, que está chegando, você fazer o replantio e a troca do substrato. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem