Turfa de sphagnum

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Turfa de sphagnum

Mensagem por delagostini »

Fala pessoal,

Espero que aqui continue existindo mais maturidade do que no facebook para tratarmos de assuntos que fogem aos padrões impostos por 1 ou 2 cultivadores de nosso país. Espero contar com as opiniões de vocês para conseguirmos amadurecer mais essa opção de substrato que vem se tornando cada vez mais fácil de encontrarmos (temos pelo menos 3 fornecedores da turfa sem correção, pelo que sei).

Vamos começar do começo...
1) Estou *$&¨%(#%* pra opinião de quem está no mercado há décadas.
2) Estou *$&¨%(#%* pra ofensas de puxa sacos dos citados acima.
3) Não tenho opinião formada sobre absolutamente nada. Me considero um aprendiz em tudo na minha vida. com plantas então, nem se fala. Portanto, não pretendo ser portador de nenhuma verdade e o que digo hoje, posso rever amanhã.
4) Não tenho a pretensão de mudar a opinião de ninguém. Quero ajudar a amadurecer um assunto que vem sendo jogado pra baixo do tapete. Mais um, diga-se de passagem.
5) Ter minha entrada restrita em grupos onde contestar é visto como problema é algo que só me incentiva a continuar. Adoro saber que meus questionamentos incomodam e que posso estar ajudando a quebrar o status quo vigente, seja lá do que for!

Com isso esclarecido, vamos ao ponto. Algumas pessoas já usaram turfa e tiveram experiencias ruins aqui no Brasil. Descobriu-se (pelo menos nos casos que eu fiquei sabendo) que o problema foi terem usado turfa com correção. Também teve um caso que a pessoa perdeu as plantas por conta do cloro nas bandejas mas até se explicar que focinho de porco não é tomada, a turfa foi crucificada, coitada.

Essa semana apareceu um rapaz alegando não ter conseguido germinar suas sementes e o que ele usava como substrato? Pois é... turfa. Logo, já surgiram diversos seres para achar de quem era a culpa (inclusive quem vos fala, que por experiencias próprias e de colegas proximos, julguei que o problema eram as sementes). Mas a maioria colocou a culpa em quem? Pois é... Na turfa!
Bom... O rapaz disse ter adquirido esse substrato no plantak... Que segundo informam os anúncios vende a turfa com e sem correção. O pH da turfa não corrigida de lá é de 4,5 com meio porcento de margem... Um tanto alto se comparar com a que uso (que é de 3 com meio ponto de margem) mas ok, não vou entrar nesse mérito até pq nosso amigo Rodrigo Felinto, aqui do forum, disse já ter germinado em turfa corrigida. Mais um mito pra conta, será?

Depois de muito bate boca que só grupos de face e whats são capazes de proporcionar (parece a quinta série, já viram?), teve gente explicando sobre viabilidade de sementes se bem armazenadas (e disso, posso falar com mais propriedade um pouco pois as do banco aqui do fórum ficam armazenadas como se deve e as taxas de germinação continuam boas) mas e aí? As sementes não haviam sido bem armazenadas, então? A turfa é problemática para cultivo? Existe um substrato melhor/pior para iniciantes?

Há um tempo, todo meu cultivo ficava no musgo. Quando apareceu a oportunidade de ter turfa, pensei ser uma boa opção por alguns motivos:
- Facilidade de manejo. Sempre fui de ter plantas e a consistência do musgo era algo que me incomodava um pouco. A semelhança com terra na turfa foi algo que me atraiu.
- Maior probabilidade de não estar usando algo de extração ilegal (que desde ontem, soube que existe extração legal de musgo aqui no Brasil e que existe um movimento contra a extração da turfa. Obrigado Carlos Rohrbacher pela informação! Era exatamente o oposto do que eu acreditava :lol:)
- Semelhança com o substrato de fotos e vídeos que via pela internet principalmente em dionaeas e sarracênias na natureza.
- Fotos de plantas de gringos que usam majoritariamente esse substrato (pois é... besteira né? Como falei com um amigo esses dias, dê um celular para um fotografo e ele te dará uma foto 10x melhores do que um amador com a melhor câmera que existe no mercado). Mas era algo que fez com que eu quisesse testar.
- Preço. A primeira turfa que adquiri foi mais barata do que a mesma quantidade em musgo. Aproveitei a oportunidade.

Tenho usado turfa aqui desde agosto, se não me falha a memória... Bem recente ainda para alegar qualquer coisa mas tenho feito comparativos (como plantar vasos de musgo e de turfa na mesma bandeja de sementes da mesma planta e divisões de rizomas também em musgo e turfa). Não vou entrar no mérito do que tenho observado aqui em meu cultivo pois creio não ser o foco do ponto que quero levantar agora, alem do obvio pouco tempo para se tirar qualquer conclusão... A questão é que, como usualmente faço, vou buscar fontes externas... Livres de qualquer tipo de vício e com maior visibilidade global (e portanto, com maior chance de contestações). Eis que encontrei o seguinte:
[thumbnail]https://i64.offline/30htses.jpg[/thumbnail]
Fonte: https://www.flytrapcare.com/phpBB3/re-u ... 30288.html

Nesse tópico citado acima, um dos grandes por trás da FTS, o Matt, diz que lá eles tem menos trabalho usando turfa. Que, quando comparado ao musgo, eles precisam reenvasar com menor frequência e que o musgo, após ser retirado, não é reutilizado (reutilizam apenas nos fundos dos vasos), ao contrário da turfa que segundo ele, pode ser reutilizada por um tempo (mas não especifica quanto tempo). Conversando com conhecidos de fora, vejo relatos de pessoas que usam a mesma turfa a quase 1 década. Será que elas se mantém boas depois de tanto tempo? Acho que ainda demora pra eu ter como afirmar isso hehehe

Aí, depois desse textão chato pra danar, chego ao ponto que gostaria... Alguém aí está tendo ou já teve experiencia com turfa? Sabem dizer se havia correção na de vocês? O que dizem sobre a vida util do substrato? Se já estão cultivando nesse substrato há algum tempo, podem compartilhar as experiencias de vocês e os resultados?



Desculpem pela introdução gigante mas creio que era necessário dar um resumo previo e reitero que espero que a maturidade desse post seja mantida como usualmente acontece aqui mas insisto no pedido pois sei que existem alguns que pensam que o que faço, ao levantar "temas polêmicos" é algum tipo de enfrentamento à esse ou àquele e que podem querer usar o espaço aqui para falar besteira, como se o fórum fosse um penico chamado facebook. Como se falar de substrato fosse motivo pra problematizar né? Mas vai entender a cabeça desse povo...


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Janaka
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Mar 2018, 22:53
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Janaka »

Belissimo topico! ainda não tive a oportunidade de usar turfa aqui no cultivo, mas tenho acompanhado as discussões e pesquisado sobre o assunto. Por isso vou traduzir o que li no livro Savage Garden sobre o assunto:

"Turfa de musgo Sphagnum
Turfa de musgo é provavelmente o ingrediente mais importante para o solo da maioria das PC's. Ela sempre deve ser de turfa de musgo sphagnum; a palavra "sphagnum" sempre deve aparecer no pacote. A turfa geralmente é vendida em sacos que variam de pequenos a grandes, secas ou em formato de tijolos compactados e normalmente e tem sua origem no Canada, irlanda ou alemanha. A turfa é uma fibra de musgo com consistencia parecida com serragem e sua cor pode variar se um marrom claro a escuro. Geralmente ela esta disponivel na maioria das floriculturas como um aditivo para solos de jardinagem é na turfa que a maioria das plantas carnivoras cresce na natureza. A turfa de sphagnum é muito acida e normalmente possui um ph entre 3 e 5. ( em uma escala de 1 a 14 onde ph 7 é neutro). Ela pode absorver até dez vezes o seu peso em agua.
A turfa de sphagnum deve ser "separada" até adquirir uma testura de serragem, e ter todos os torrões e montes desfeitos antes de ser utilizada. Ela deve então ser misturada com agua ate parecer uma lama umida e macia, só então ela estara pronta para o uso. Evite "turfa de sedge" ou "turfa de michigan" que são materiais completamente diferentes. Se o pacote não disser "sphagnum" NÃO USE. Um grande problema com a turfa de sphagnum comercial são as adições de fertilizantes e outros materiais como as da marca "Miracle-Gro", já que as plantas carnicoras precisam de um solo com poucos nutrientes para prosperar. Leia os rotulos com cuidado e evite qualquer turfa que tiver sido acrescida de fertilizantes."

A tradução não esta com a melhor gramática possivel, porque fiz rapidinho pelo celular, mais tarde tento melhorar pelo computador e fazer a tradução do musgo para comparação. No mais, segue a foto com o texto original em inglês. Espero ter ajudado! Abraços a todosImagem

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Otima contribuição Eduardo!
Sempre bom ver o que esses grandões tem a dizer sobre esses assuntos.

No que ele diz aí sobre o sphagnum ele só aborda aquele musgo genérico... mas fiquei curioso pra ler o outro motivo problemático hehehehe


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Janaka escreveu:...mais tarde tento melhorar pelo computador e fazer a tradução do musgo para comparação. No mais, segue a foto com o texto original em inglês. Espero ter ajudado! Abraços a todosImagem
Espero que não tenha esquecido. Fiquei curioso com o restante sobre o musgo.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Janaka
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 09 Mar 2018, 22:53
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Janaka »

Não esqueci não!O texto de musgo eh relativamente maior, entao vou escrever no fds e arrumar esse tambem com mais calma!
delagostini escreveu:
Janaka escreveu:...mais tarde tento melhorar pelo computador e fazer a tradução do musgo para comparação. No mais, segue a foto com o texto original em inglês. Espero ter ajudado! Abraços a todosImagem
Espero que não tenha esquecido. Fiquei curioso com o restante sobre o musgo.
Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk


eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

eu tenho testado a turfa em 100% das minhas plantas a 1 ano e meio, tenho absoluto e completo sucesso. Não entendo porque a turfa é tão rejeitada e tem até uns "cientistas" ae falando que estudos comprovam que o brasil é o único país do mundo em que a turfa não funciona.

Um argumento que ouço o tempo todo é o preço... mas basta uma buscada no google que você encontra perlita a 7 reais o litro, musgo a 10 reais o litro e você encontra turfa entre 3 e 5 reais o litro.

Sabe o que mais me deixa feliz com turfa? Eu reduzi meu uso de água em 80%, antes tinha que deixar na bandeja alagado o tempo todo, sempre cuidando pra não secar, agora eu molho a cada 5 ou 6 dias no frio e a cada 3 ou 4 no calor, deixando completamente secas as bandejas, evitando apodrecimento do substrato e matando qualquer chance de larvas de mosquitos se multiplicarem.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Faz um bom tempo que não posto nada e depois conto, mas vamos ao que interessa.

Os cultivadores do hemisfério norte usam turfa e perlita.
Aqui no Brasil temos como base o sphagnum, mas isso está mudando. Cultivo de nepenthes em água ou terra preta, chips de coco, serrapilheira, etc. e muita gente tem receita própria com outros componentes que volta e meia postam aqui.

Mas voltando ao caso da germinação em turfa, pode ter sido vários fatores. Turfa inadequada, sementes velhas, luz, temperatura, etc.
Nesse contexto todo não se pode culpara apenas a turfa, pois se fosse não haveriam germinações no hemisfério norte.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Ótimo tópico, pertinente e bem polêmico (esses são os bons, pois debatendo polêmicas é que se aprende mesmo)!
Ainda não tive a oportunidade de testar a turfa aqui no meu cultivo, mas para mim a principal razão de a turfa não ser popular é: 1: o preço do frete dela, e 2: a avidez de exploração do mercado de pcs. Explico: se formos analisar, a turfa é realmente muito mais barata do que o musgo sphagnum. O que encarece a sua aquisição é o frete mesmo, que chega a custar mais de 3 a 4 vezes o valor da turfa, tornando praticamente inviável a utilização desse substrato. Em contrapartida, é muito mais fácil encontrarmos o musgo sphagnum por perto, em orquidários, floriculturas e afins, o tornando muito mais barato do que a turfa, por desconsiderar o frete.
Outro ponto que eu vejo (posso estar falando besteira, mas é a minha opinião, se estiver errada me corrijam): a maioria dos donos de sites de pcs não cultivam e vendem exclusivamente pcs, mas também outros tipos de plantas, como orquídeas, etc. Para essas pessoas não é vantajoso a aquisição e negociação de um substrato como a turfa não corrigida, que é de uso basicamente para carnívoras e deve ser importada, mas sim é melhor a venda de um substrato que, além de ser de uso mais genérico, seria mais fácil de eles produzirem e adquirirem por um preço mais acessível aqui. Como popularizar um produto assim? Fazendo propaganda contrária ao produto concorrente. Sejamos diretos: rola muito dinheiro nesse hobby, então é lógico que os comerciantes irão defender o seu produto mais rentável, afinal a turfa é muito mais durável do que o sphagnum, que é produzido e extraído em escala muito maior aqui no BR, e é bem mais conhecido por aqui. Eu utilizo o sphagnum pelo motivo que citei: mais fácil a aquisição e mais barato (pago 5,00 um pacote de 100 gr seco aproximadamente, e para mandar vir um pacote de turfa não sai menos de 60,00 para onde eu moro, no RS). Mas se tivesse a oportunidade experimentaria a turfa sem dúvidas.
Desculpem o textão!


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Aproveitando esse tópico, vou fazer um teste com turfa, se virem minhas ultimas postagens de dionaeas estou passando por outro sufoco.
Tenho aqui um fardo e meio de sphagnum que vou deixar apenas para as nepenthes que ficam em outro lugar.

Voltando a turfa eu vi corrigida (alcalinizada) com ph perto de 6 e também adubada e fico com receio, achei um fornecedor com ela pura sem alcalizantes com ph de 3.5 e também sem adubos.
http://www.agrolinkholambra.com.br/subs ... fasphagnum

Quanto ao uso dei uma pesquisada e achei esse link que achei ótimo com receitas de como preparar a turfa e ainda fazer turfa liquida para colocar em outras plantas.
https://www.instructables.com/id/How-to ... dews-and-/

Bom, é isso aí. Já experimentei muita coisa no meu cultivo, menos usar turfa.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
VicenteLuiz
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 200
Registrado em: 16 Ago 2017, 00:51
Localização: Tacaimbó- Pernambuco
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 40 vezes

Mensagem por VicenteLuiz »

Então, eu não sabia da treta entre Musgo e Turfa até publicar em um grupo e praticamente todos esculhambaram a turfa e talz..., eu fiquei com uma imagem negativa, até porquê eu não compraria Turfa depois da informação, Mas em meu cultivo eu estava perdendo a validade do musgo rápido, sempre nasciam cianobactérias e depois musgo invasor(ainda continuam nascendo) e a parte de cima ficava quase inutilizada, Sem falar que onde moro é muito difícil achar(Já vou buscar em outra cidade/ frete sai um absurdo para o Nordeste) ai quando tem acabo comprando o que tem para o gasto.... Daí achei um cara estava vendendo e eu decidi me arriscar, comprei e estou gostando, todos falam que o musgo todos os maiores cultivadores do mundo tem e buscam... mas tem uma associação (Esqueci o nome mas você contribui e tem direito a solicitar umas sementes, com o maior banco de espécies do planeta) usam Turfa. Meu arrependimento é não ter comprado mais turfa por medo de não dá certo com o feedback que deram. Está ai meus Resultados com a Turfa, o maior problema comigo é conseguir substrato e espécies, devido a localização tudo se concentra no Sudeste.
VicenteLuiz escreveu: 28 Dez 2018, 20:26
VicenteLuiz escreveu: 14 Dez 2018, 17:13
Imagem
..sempre tenho que reiniciar o cultivo,..todas as droseras aqui morrem, o que preciso semear mais..
Como prometido vou tentar fazer o acompanhamento a cada 15 dias do crescimento delas. essas são sementes de D. Madacascariensis, desculpem a péssima qualidade mas creio que dá para visualizar.
Imagem
14 dias do plantio(28/12)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem