Mini Era Glacial esta batendo em nossa porta.

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mini Era Glacial esta batendo em nossa porta.

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu coloquei esse tópico nesse fórum, pois penso que logo nossas técnicas de cultivo irão se alterar.

Há alguns anos eu li de passaríamos por uma mini era glacial, isso é cíclico a cada aproximadamente 350 anos acontece uma que dura por volta de 30 a 50 anos.
Na ultima vez em que isso aconteceu foi por volta do final do século 18 até o começo do século 19, dá Europa de onde se tem muito mais informações houve muita fome, o pessoal fugiu para o sul fugindo da fome, etc., etc.,.
O que aconteceu aqui na América do Sul são pequenos relatos, mas nada conclusivo.

Quando eu li isso a primeira vez pelos modelos criados em acontecimentos anteriores e monitoração do sol calculava-se que o próximo ciclo iria acontecer no final dos próximos anos 20, mas nisso nada é preciso. E pelos avanços tecnológicos que tivemos nos últimos anos com os quais puderam analisar melhor o comportamento do sol o prazo baixou para o inicio dos anos 20, ou seja daqui a 3 anos.

Bom, então daqui a 3 anos talvez tenhamos novas técnicas e dicas de cultivo. Deixo para que vocês pesquisem sobre o assunto. Google em português "mini era do gelo ou glacial" em ingles "mini ice age".


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
rafaell_allmeida
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 25 Nov 2017, 15:49
Localização: Arapiraca - AL
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por rafaell_allmeida »

Participei de uma palestra de um professor de meteorologia chamado Luiz Carlos Molion,ele é representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM), em sua palestra ele apresenta dados bastante convincentes sobre esse assunto, mostra que isso é um ciclo e ainda afirmou que nos próximos 22 anos a Terra vai ter um considerável resfriamento. Cita ainda em sua palestra que o aquecimento global é uma farça, bem interessante os argumentos dele, creio de deveria assistir, só pesquisar no YouTube que encontra.


Em casa de ferreiro, tanto bate até que fura!
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

EEEEEEEEE Minha cidade de 42°C vai cair pra 40°C

Zuera a parte já avia escutado sobre esse assunto comentado bem interessante espero que o brasil esteja suficientemente apto para as nessecidades dos mais nessecitados pois o fraco período de frio q temos aqui já deixa os moradores de rua numa pior imagine nua mini era glacial.


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Um pouco de cultura inútil:
Na mitologia nórdica, existe o Ragnarok, que seria algo como o dia d o juizo final, onde os deuses e guerreiros enfrentarão as criaturas do submundo. Um dos principais sinais da chegada do Ragnarok é um inverno muito rigoroso. Dizem que seriam anos de muito frio!

O interessante desse mito é que os antigos escandinavos passavam isso para as proximas gerações e pensando no assunto imagino o quanto essas mini era glaciais (que como já bem dito são cíclicas) deviam ser devastadoras nos povos do norte europeu em épocas onde a tecnologia era extremamente primitiva. Era de se imaginar que o dia do juizo final havia chegado mesmo né?


Mas focando no assunto em questão, sou da opinião do Kaique (que é meu vizinho, inclusive). Abaixando de 42° pra 40° aqui ja seria ótimo! :lol:
A grande dificuldade que tenho aqui é manter o substrato com uma temperatura adequada. Muito tenho ouvido dizer sobre o cultivo com menos água e tenho tentado implementar isso aos poucos por aqui! Só que tenho notado que a água (por mais que esquentasse) ajudava a manter o substrato mais fresco... Tá difícil encontrar algo no meio termo.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Realmente faz sentido isso; já faz um tempo que venho observando o Sol por meio de telescópio e não noto nenhuma mancha solar ou outro tipo de atividade no astro... isso realmente é prenúncio de muito frio.


MarciB
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Mar 2018, 19:29
Localização: Porto Alegre RS

Mensagem por MarciB »

Também já li sobre o assunto, mas não acredito que mude muito a forma de cultivo, as plantas tem maior dormência quando menor a temperatura, mas podem ficar inclusive na neve sem problemas então aqui no BR acho que não teremos problemas nem mudanças significativas.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem