Led Grow com espectro completo, será?

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Led Grow com espectro completo, será?

Mensagem por Felipe Siebert »

Amigos, estou pesquisando leds grow para as PCs, inicialmente achei que seria necessário ter somente o cor azul e vermelho, mas encontrei um anuncio, que consta uma lâmpada de 28W de espectro completo, com a descrição abaixo. O que diz abaixo está correto? Precisamos mesmo de todas essas cores?

15 Leds Vermelhos: Máximo potencial de floração (620-630nm)
7 Leds Azuis: Atua estimulando o período vegetativo (450-460nm)
1 Led Infravermelho: Estimula brotos e ramificações (730nm)
1 Led UV: Atua na produção de enzimas e afasta pragas e insetos (390nm)
2 Leds branco quente: (3000-3500K) e 2 Leds branco frio: (10000-12000K) Espectro natural da luz, fundamental para o pleno desenvolvimento.

Link do anuncio: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... mpleto-_JM

Obrigado.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

O negócio é testar e ver os resultados.
Aqui estou usando apenas lampadas de led de 6400K e tive problemas na floração.
As plantas produziram flores, mas o polem não amadureceu ficou uma pasta e não consegui nenhuma semente.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Então Paulo, em uma leitura rápida constatei que essas cores diferenciadas seriam necessárias sim, só queria confirmar com alguém que já teria alguma experiência. Vou deixar um trecho de um artigo que eu estou lendo a respeito disso.

“As plantas requerem luz no espectro azul para o crescimento vegetativo e nos espectros amarelo, laranja e vermelho para a pré-floração e floração. No entanto, essas cores não possuem apenas um comprimento de onda associado a elas. Por exemplo, o vermelho é, na verdade, formado por vários tons, que vão desde 640 até 700 nanômetros (nm). Um cultivo indoor bem sucedido é feito com luz nos comprimentos de onda em cerca de 420 até 730 nm e todos os intermediários. Luzes que oferecem este comprimento de onda irão abranger tanto os pigmentos de clorofila A quanto a clorofila B, bem como etapas adicionais da fotossíntese, sendo portanto, a luz ideal para cultivar.”


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,

É que a maré não está para peixe, senão eu compraria essas lampadas que indicou.
Com as comuns de 6400K eu consigo um ótimo desenvolvimento e coloração, mas fiquei frustrado quanto as sementes.
Seriam minhas primeiras sementes de dionaeas.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Eu sei como é, eu também queria comprar agora mais não posso, não estou na minha melhor faze financeira, mas ainda esse ano quero montar um cultivo indoor peq, com essa lâmpada ai, só para ter a experiência, pq sol é o que não falta aqui! E apartamentos praticamente não existem na minha cidade...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Felipe Siebert escreveu:Eu sei como é, eu também queria comprar agora mais não posso, não estou na minha melhor faze financeira, mas ainda esse ano quero montar um cultivo indoor peq, com essa lâmpada ai, só para ter a experiência, pq sol é o que não falta aqui! E apartamentos praticamente não existem na minha cidade...

Felipe,

Se eu morasse aí eu nunca nem cogitaria usar iluminação artificial.
Veja bem, eu moro num apto de 48m2 e meu espaço é 1,20m x 0,50cm, é a unica coisa que me cabe nesse latifúndio.
Se não fossem problemas familiares eu estaria na casa de minha mãe, lá tem muito espaço ou então aqui perto aonde temos um pedaço de chão bom, mas não existe comunicação.

Olha só o fundão do quintal de minha mãe, o garoto é o Pietro, meu neto. Se estivesse por lá adeus iluminação artificial.
Imagem


Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Preço convidativo, mas acho que uma lâmpada é pouco.

A menos que seja utilizado para apenas uma planta. Não encontrei a quantidade de lúmens do produto na propaganda.

A maioria das plantas usa todo o espectro de luz, mas o vermelho e o azul são as cores mais importantes. O azul para a fase vegetativa e o vermelho para a floração.


Lembrando que a luz branca é o conjunto de todas as cores.


... : joia :


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Paulo escreveu:
Felipe Siebert escreveu:Eu sei como é, eu também queria comprar agora mais não posso, não estou na minha melhor faze financeira, mas ainda esse ano quero montar um cultivo indoor peq, com essa lâmpada ai, só para ter a experiência, pq sol é o que não falta aqui! E apartamentos praticamente não existem na minha cidade...

Felipe,

Se eu morasse aí eu nunca nem cogitaria usar iluminação artificial.
Veja bem, eu moro num apto de 48m2 e meu espaço é 1,20m x 0,50cm, é a unica coisa que me cabe nesse latifúndio.
Se não fossem problemas familiares eu estaria na casa de minha mãe, lá tem muito espaço ou então aqui perto aonde temos um pedaço de chão bom, mas não existe comunicação.

Olha só o fundão do quintal de minha mãe, o garoto é o Pietro, meu neto. Se estivesse por lá adeus iluminação artificial.



Abraço,

Paulo
Eu sei como é Paulo, vou me mudar para um lugar maior esse mês, mas até então, moro numa casa que tem apenas 3 cômodos, e na frente, cabe apenas o carro e 2 cadeiras, apesar de conseguir sol das 11:30 as 19:00, tenho o espaço de acomodar somente 2 daqueles caixotes de verduras, com minhas plantas em cima, mas logo isso vai melhorar, mas esse cultivo indoor que eu quero fazer, é só para experiencia mesmo, só para ver ao vivo o que acontece, como elas reagem, quero fazer isso somente com uma red dragon, uma típica e algumas droseras...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

MarcielS escreveu:Preço convidativo, mas acho que uma lâmpada é pouco.

A menos que seja utilizado para apenas uma planta. Não encontrei a quantidade de lúmens do produto na propaganda.

A maioria das plantas usa todo o espectro de luz, mas o vermelho e o azul são as cores mais importantes. O azul para a fase vegetativa e o vermelho para a floração.


Lembrando que a luz branca é o conjunto de todas as cores.


... : joia :
Quero fazer isso somente com uma red dragon, uma típica e algumas droseras, tudo em um pequeno bog.
Marciel, existem lâmpadas leds bem baratas que possuem apenas vermelho e azul, será que elas seriam o suficiente?
Exemplo, entre as mais baratas estão as com led: 2 RED + 1 BLUE e 3 RED + 2 BLUE. Será que servem?


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Felipe Siebert escreveu:Quero fazer isso somente com uma red dragon, uma típica e algumas droseras, tudo em um pequeno bog.
Legal, vai ficar bacana! : joia :

Felipe Siebert escreveu:... existem lâmpadas leds bem baratas que possuem apenas vermelho e azul, será que elas seriam o suficiente?
Sim, penso que seriam suficientes. Importante saber que na iluminação para o cultivo indoor é melhor ter excesso de luz do que falta de luz (lúmem), então é válido colocar uma led branca em conjunto com a colorida. 8-)



... : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem