Substratos para cultivar PCs

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
rafaell_allmeida
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 25 Nov 2017, 15:49
Localização: Arapiraca - AL
Agradecimentos: 7 vezes

Substratos para cultivar PCs

Mensagem por rafaell_allmeida »

Alguém sabe se há algum outro tipo de substrato que possa ser encontrado com facilidade a não ser o musgo sphagnum?

Sou iniciante e na minha cidade naottem esse musgo, e fica muito caro pra comprar pela internet, infelizmente.


Em casa de ferreiro, tanto bate até que fura!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

veja se consegue fibra e pó de coco (enquanto não consegue o sphagnum). este para uso um pré tratamento devido ao tanino.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
rafaell_allmeida
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 25 Nov 2017, 15:49
Localização: Arapiraca - AL
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por rafaell_allmeida »

Edson Poscai escreveu:veja se consegue fibra e pó de coco (enquanto não consegue o sphagnum). este para uso um pré tratamento devido ao tanino.

Valeu! Vou fazer isso, mas será que não é possível cultivar apenas na fibra de coco? Sem o uso do sphagnum?


Em casa de ferreiro, tanto bate até que fura!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

só fibra muitos cultivam a nepenthes. e mesmo nepenthes eu não indico, aconselho a fibra de coco com chips de coco, isso para nepenthes.
veja se consegue, o custo será bem mais reduzido. exceto o pó, você mesmo poderá fazer, tendo coco fácil. então trabalhe com a fibra/pó e chips de coco, para diversos gêneros.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
rafaell_allmeida
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 25 Nov 2017, 15:49
Localização: Arapiraca - AL
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por rafaell_allmeida »

Edson Poscai escreveu:só fibra muitos cultivam a nepenthes. e mesmo nepenthes eu não indico, aconselho a fibra de coco com chips de coco, isso para nepenthes.

Valeu, amigo!
Edson Poscai escreveu:veja se consegue, o custo será bem mais reduzido. exceto o pó, você mesmo poderá fazer, tendo coco fácil. então trabalhe com a fibra/pó e chips de coco, para diversos gêneros.
Posso usar a fibra de coco ao invés de utilizar o musgo sphagnum no cultivo de minhas carnívoras?

Ou outro tipo de substrato de fácil acesso?


Em casa de ferreiro, tanto bate até que fura!
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

De uma forma direta sim, mais a manutenção da fibra requer mais que o musgo tipo nível da água tratamento para redução de tanino aqui tem o link do mestre de fibra smar2 experiencia-com-fibra-de-coco-t6425.htm ... 0de%20coco


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Tenta entrar em contato com algum dos revendedores, e negocia, talvez eles consigam te vender menos de 500g, que é o típico, logo o frete que não precisa ser por Sedex também será mais barato... Faça um esforço para conseguir o sphagnum, pois faz muita diferença, pra você ter uma ideia, eu preparei meu substrato para dios a mais de uma semana, com 50% de sphagnum, 25% areia de quartzo, e 25% isopor, deixei o que sobrou levemente úmido em uma bacia sem tampa, e hoje, já a mais de uma semana, ao espreme-lo com as mãos, ainda estava escorrendo água, ou seja, esse musgo retem muuuito bem a água... Em climas muito quentes com sol direto, o desenvolvimento saudável de sua planta será mais difícil e mais lento sem ele. Musgo sphagnum também pode ser encontrado com o nome de musgo rosa, como em minha cidade e musgo fofão. NÃO compre aquele musgo verde (cor verde bem forte) que serve mais para a decoração, ele não serve.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem