Proporções substrato

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
WellsTheMan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 62
Registrado em: 13 Nov 2016, 21:06
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Proporções substrato

Mensagem por WellsTheMan »

Ola a todos.

Alguém poderia me explicar como são feitas e distribuídas as proporções de substrato para carnívoras. Ta me deixando louco isto.
Droseras posso usar meio a meio, porém areia ha de mas pata o musgo.
Pingüículas uso areia vermiculita e musgo quarenta, trinta, trinta. Não sei distribuir, por favor me ajudem!

Sou um mer... nesta parte. Desculpa algo desde já.
Alias por favor alguém poderia fazer um tópico fixo em relação a isto. Obrigado


Onde houver luz há esperança, onde houver escuridão há caos e desordem.
Created by Me.

São Paulo, Quarta-feira 12-04-2017 às 13:50.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem amigo, essas medidas são proporcionais, então não e dificil e so usar algo como medida, se for um vaso apenas vai no zoiometro, tipo se o vaso tem 10cm você inicia 4cm areia 3cm vermiculita e completa de musgo pq o musgo não compacta tanto ae ele vai ter que ir mais q os 3cm pra encher o vaso. ja se for varios vasos e so seguir o calculo tipo 5 vasos, seria metade de 10 ou seja em 10 vasos seria 4 de areia em 5 seria 2, em 10 seria 3 de vermiculita em 5 seria 1,5 e + 1,5 de musgo... sempre pode caprichar mais no musgo pq ele e fofo e acaba não rendendo tão bem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

uma sugestão amigo, não use vermiculita, use perlita. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

use isopor que elas amam kkk
eu usei a seguinte proporção para a P. Senthos que foi 40% areia 40% musgo 15% isopor e 5% vermiculita. isopor foi bem caprichado pq ele acaba saindo tb com as regas e tals e ate no fundo do balde quando misturo, so fica o resto de areia e isopor que não mistura, uma dica e misturar eles úmidos... não encharcado mais úmido a areia gruda no musgo...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Esse negócio de substrato é mais a opinião e experiencia de cada um.

Por exemplo, eu tenho um pinguícula gigantea que estava num substrato com sphagnum, ela bombou durante um tempo e depois começou a definhar.
O Rodrigo postou certa vez sobre as pinguículas que gostam de solo neutro ou alcalino, se não me engano as mexicanas, e deu um exemplo de substrato, apenas areia e perlita sem a proporção e fiz isso e experimentei e hoje está bombando novamente.

Já para droseras e dionaeas eu uso uma composição de 70% de sphagnum já bem úmido e 30% de areia para filtro de piscina granulagem média e se dão muito bem.
Eu tentei usar areia de construção bem lavada, mas compacta demais, já a de filtro de piscina não compacta e já vem lavada.
Mas precisa tomar cuidado, tem que ser areia e não um outro produto que usam que já foi tema de discussão aqui.

Para as nepenthes eu faço uma mistureba do que tenho a mão, sphagnum quem nem cato, areia, perlita, pó de coco. E elas é que parecem aceitar melhor um substrato mais diversificado. Tem até um membro daqui que coloca humus ou qualquer coisa assim e as plantas dele são lindas.
Eu experimentei plantar uma N. Graciliflora direto no chão e morreu, não sei se foi o solo ou falta de cuidados porque eu não estava perto.

Então é como eu disse, cada um tem sua formula.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ae q ta paulo... o troço dificil e acertar, então o negocio e tentar e se der bem... Deu né, se num der saber mudar a tempo...

você falou q nep parece gostar bem de misturebas de substratos e como fica o experimento do marciel....
MarcielS escreveu:Pessoal,

Resolví deixar a preguiça de lado e atualizar o post. Fotos feitas hoje. :roll:

Essa ventricosa x khasiana foi propagada pelo método 'in acqua' na mesma época das alba x rafflesiana do tópico.
Dois anos e meio vivendo somente na água.
[thumbnail]https://i1185.photobucket.com/albums/z3 ... kszvqs.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://i1185.photobucket.com/albums/z3 ... nz8x0o.jpg[/thumbnail]

Reparem na quantidade de algas nas raízes.
[thumbnail]https://i1185.photobucket.com/albums/z3 ... ygiyjn.jpg[/thumbnail]

Pelo abandono a que foram submetidas, somente uma alba x rafflesiana sobreviveu e está toda tortinha, pois cresceu dentro do recipiente sem espaço para as folhas. :geek:

... : joia :


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
WellsTheMan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 62
Registrado em: 13 Nov 2016, 21:06
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por WellsTheMan »

Então... De acordo com o que o smart disse, ao invés de misturar faço por camadas?
Falo isto porque cultivo algumas espécies em copos de café descartável, mais fácil e qualquer coisa quando estiver maior mudo de lugar.

... Aproveitando o barco vendo estas fotos, eu tiraria estas algas não sei dizer se isto é bom...
Obrigado


Onde houver luz há esperança, onde houver escuridão há caos e desordem.
Created by Me.

São Paulo, Quarta-feira 12-04-2017 às 13:50.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

vamos la amigo. primeiramente quero deixar claro que a questão das camadas e apenas para medidas... pois fazendo as camadas ao completar a ultima parte de cima você terá a quantia exata de substrato que irá usar, ae TEM QUE MISTURAR TUDO, as camadas e so para medida repetindo... no caso de copinho de café e melhor usar aquela questão da quantia mesmo pq você sempre irá plantar vários tipo uns 20 copinhos por vez se for separar bem, ae como falei e so ir multiplicando com a base de 10, tipo 4 de areia para cada 10 copinhos para 20 no caso 8 copinhos, pois assim você terá uma medida bem exata, e como disse pode ser mais generoso tanto com o musgo quanto com o isopor pq eles sempre não rendem como a medida feita, tipo se medir exatos para 20 copinhos quando você for plantar so vai conseguir encher uns 17 a 18 copinhos, ae agente fica doido pq ja mediu e ja misturo e agora oq fazer kkk, por isso digo pode colocar 1 copinho a mais de musgo e isopor pq eles não vão render na msm proporção e areia não reduz...

quanto a nepenthes... bem como o amigo disse: "Dois anos e meio vivendo somente na água" se fosse fazer algum mal ja deveria ter feito né, agora mexer nas raízes sim pode ser uma péssima ideia... e olhando para ela não creio que precise de cuidados extras, pois ela esta linda...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

smart2 escreveu:ae q ta paulo... o troço dificil e acertar, então o negocio e tentar e se der bem... Deu né, se num der saber mudar a tempo...

você falou q nep parece gostar bem de misturebas de substratos e como fica o experimento do marciel....

Pelo abandono a que foram submetidas, somente uma alba x rafflesiana sobreviveu e está toda tortinha, pois cresceu dentro do recipiente sem espaço para as folhas. :geek:

... : joia :
Vixe Ricardo, você pegou pesado. :D :D :D
Eu já perdi um monte de nepenthes e posso dizer que sou um teórico sobre elas, o que digo é o que eu leio.

Em todos os lugares que já li sobre nepenthes, inclusive aqui sobre cultivo, cuidados, substrato, etc., em uma das coisas mais batem é que elas não gostam de substrato encharcado e que não se deve usar o prato com água debaixo do vaso. Se deixasse encharcado as raízes apodreceriam.

Aí chega nosso amigo Marciel e detona essa bomba nuclear que derruba tudo que eu li. :lele:

Foi até bom você postar essa experiencia do Marciel que eu tinha esquecido. : joia :

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...e como fica o experimento do marciel....
Ricardo, esta é uma experiência de nosso professor Marciel. a única que vemos, uma raridade nessa técnica de cultivo. :afraid:
...Eu já perdi um monte de nepenthes e posso dizer que sou um teórico sobre elas, o que digo é o que eu leio.
exato amigo, como você disse mistureba, mas estas higienizadas, preparadas. normalmente o ficam de um modo que não armazem água ou excesso de umidade, o comum tão usado fibra de coco/chips e pouco sphagnum, a água bateu umedeceu e escoa. (nepenthes)

:lele: acho melhor ser excluídos ou reeditado este tópico para evitar confusão... :?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem