Polinização cruzada

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Polinização cruzada

Mensagem por Edson Poscai »

pessoal, eu não ando muito bem da cabeça. :lele:

aqui todas as hastes de binata t-form eu jogo fora. é uma das raras espécie q precisa de polinização cruzada com outra não da mesma origem.

resumo, cismei de fazer loucuras de polinização cruzada com esta e outras q tenho e não irão fazer falta perder 2 ou 3 cápsulas de sementes.

as espécies pelo pouco q busquei informações, para isso ás mais indicadas são a d. intermédia e a d. rotundifolia. e dependem muito da variação genética das plantas.

eu só tenho a d. intermédia e esta para vê-la aberta é tão dificil quase como ganhar na mega sena acumulada.

em resumo, fiz sabendo q nesta experiência minhas chances de conseguir algo é de 0,0000001%. mas o velho ditado, pq não tentar?

primeiro passo, retirei os fios de polem e...

na d. binata polinizei com outras retiradas de filiformis red, capensis red e capensis alba.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to0979.jpg[/thumbnail]

nesta d. capensis alba (uma mais antiga) usei o polem de d. filiformis red e outra mais recente abri uma flor recém fechada e outras prestes a abrir de d. intermédia, retirei tudo junto e misturado e polinizei uma capensis alba.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to0977.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to0976.jpg[/thumbnail]

uma das d. capensis alba com pólem de d. filiformis red e a outra com tudo dentro de flores recém fechadas e prestes a abrir de d. intermédia.

agora aguardar de 3 a 4 semanas e ver se há alguma semente. penso haver, mesmo retirando o polem com cuidado um pouco sempre cai acima, então depois plantar tudo e ver se nasce algo diferente, de outra cor, sei lá. espero ter a paciência depois tbm.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
ehoeddy
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 04 Nov 2014, 16:59
Localização: Alagoas
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por ehoeddy »

Que legal, eu como sou inocente ainda com as PC's, não sabia que dava pra cruzar espécies de Droseras.


olá
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não sabia que dava pra cruzar espécies de Droseras
há sim a possibilidade. mas com espécies de genética q permitam isso e saber fazer. o q eu fiz são experiências, como disse 0,00001% de sair alguma coisa : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem