PCs, plantas aquáticas e peixes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

PCs, plantas aquáticas e peixes

Mensagem por rdrgobra »

Depois de muito pensar eu resolvi alocar algumas de minhas PCs (Drosera, Genlisea, Helimaphora, Pinguicula, Sarracenia e Utricularia) em dois bandejões e enchê-los de água conforme podem ver na foto baixo:

Imagem

Para evitar a proliferação do famigerado Aedes aegypti eu irei cobri a superfície com Lentilha d'água (Lemna sp.) e criar alguns peixinhos comedores de larva (ainda preciso decidir qual espécie por ali :roll: ) caso alguma "mardita" consiga prosperar ali.

Por hora é só pessoal, posteriormente posto fotos quando estiver tudo finalizado.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sugiro você analisar antes a temperatura q irá ficar a água em sol pleno por uns 3/4 dias. eu tentei, você já sabe, a água aqui ficou morna :( ... mas a sua bandeja é maior e mais alta.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Darlan09
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 232
Registrado em: 30 Jun 2014, 17:14
Localização: Cruz Alta, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por Darlan09 »

Tudo tranquilo Rodrigo?
A muito tenho visto comentários a respeito de colocar peixes nas bandejas, e na minha opinião repudio esse tipo de atitude. Um ambiente totalmente desfavorável ao peixe, variações de temperatura, baixíssima qualidade de água e pouca também não dando condição a esses peixes e de certa forma da para considerar maus tratos ao mesmo, estamos falando de um ser vivo afinal.
Mas como dito é minha opinião pessoal.
Abraço


Avatar do usuário
Alph@
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 05 Fev 2016, 20:38
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Alph@ »

Olá,

É um belo projeto, mas como nosso amigo Darlan também não acho legal colocar os peixes, pois estamos tentando nos livrar de um problema e esquecendo que para isso "sacrificando" um animal, ou pior arrumando mais problema pois se tu se preocupa com os peixes vai ter que ficar trocando e limpando as bandejas da mesma forma.
Mas se que uma opinião, se for por mesmo alguma espécie de peixe a única que eu recomendaria sem dor na consciência é o betta (sei que é um pouco mais caro que os outros), pois ele vive naturalmente em pequenas poças de agua na Tailândia, por isso desenvolveu capacidade de respirar oxigênio da superfície e é extremamente territorialista por este motivo, pois seu território (poça d'agua ) é pequeno e não tolera competidores.

Outra opção é cobrir a bandeja, impossibilitando os mosquitos de entrar em contato com a água.


Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

onde consigo Lentilha d'água??


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Salvinia, lentilha, alface dágua, usados nestes casos, estas se você mora próximo a algum córrego ou lagoa, veja imagens e penso não ser dificil a salvinia e o alface dágua. a lentilha, pelo tamanho acho q será bem dificil achar diretamente. mas não sei sobre crimes ambientais, penso não ser, mas confirme antes.

qto a compras eu a tempos atrás andei vendo no Mercado livre, e achei caro pra caramba! e no ML em compras temos q ficar com o pé atrás.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Edson, a temperatura da água é algo que muito me preocupa uma vez que a grande maioria dos peixes que se alimentam de larvas de mosquito não toleram temperatura abaixo de 18º C e aqui em Mogi das Cruzes faz muito freio no Outono e mais ainda no Inverno. Conforme pode ver meu amigo, tenho mais medo do frio daqui do que do calor :roll: .

Darlan e Alph@, eu entendo a preocupação de vocês em expor um ser vivo a condições degradantes de criação. Por essa razão estou pensando muito na possibilidade de ter peixinhos nas bandejas. Se optar pelo uso dos mesmos é quase certo que será o famigerado Lebiste selvagem (Poecilia reticulada) devido o fato do mesmo ser uma espécie exótica inadvertidamente introduzida em todo território nacional. Ele vive em ambientes de água parada, com pouca oxigenação, resistente ao frio, diminuto e extremamente voraz, se alimentando deste larvas de mosquito até plantas aquáticas.

JP Martins, no ML e em grandes lojas de aquarismo você encontra com facilidade a Lentilha d'água (Lemna sp.) ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Posso estar falando besteira, mas o mosquito se desenvolve em água parada né? E se você motivasse a água?


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Alph@
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 05 Fev 2016, 20:38
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Alph@ »

Rodrigo,

Caso tenha dificuldade em achar o Poecilia reticulata selvagem (até onde sei ele é silvestre e não exótico, pois seu território se estende pela América do Sul, incluindo o Brasil), uma vez eu trouxe alguns exemplares de Mongaguá, eles ficavam em uns valetões de agua no meio das pistas e em alguns quarteirões pelos bairros também (principalmente o lado de trás das pistas contrário ao da praia). Faz tempo que não vou para aqueles lados, mas se ainda tiver as valetas, vai ter Lebiste com certeza, quando chovia lá até cascudo aparecia nadando na guia.

Abraço


Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

Olá Rodrigo, bom eu já tentei essa tática uma vez com o Lebiste selvagem (Poecilia reticulada) e infelizmente não deu certo, enquanto tava no outono eles prosperaram, mas quando veio a primavera e o calor implacável eles não resistiram :roll: .
Mas mesmo assim não custa nada tentar né?

Abraços!


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem