Musgo esverdeado é problema para sementes?

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Georges.ribeiro
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 26 Fev 2016, 01:49
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Musgo esverdeado é problema para sementes?

Mensagem por Georges.ribeiro »

BOA NOITE PESSOAL !!!

Por diversas vezes li pessoas que relatavam o cultivo de "alga" no musgo de forma negativa, que teríamos que tomar cuidado e tudo mais.

Resolvi plantar minhas sementes de PC's e em um dos potes identifiquei que o musgo está bem esverdeado, creio que por conta do sol e umidade o mesmo esteja voltando a vida.

Para cultivo de sementes é algo que devo me preocupar ou não tem nada a ver?

[thumbnail]https://imagizer.imageshack.us/v2/1140x ... 9T8eaQ.jpg[/thumbnail]


Agradeço a atenção .


Georges Ribeiro[wave=blue][/wave]
georges.ribeiro@gmail.com
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Pode ser cianobactérias, elas se desenvolvem em ambientes com alta umidade. Sempre tem nos vasos aqui, principalmente quando eu deixo no sol direto, o que é contraditório, pois a dica que dão para eliminá-las é justamente expor ao sol direto. Pelo que eu sei faz mal, principalmente pra mudas muito jovens. Aqui tem um potinho que está bem verde, mas eu não mexi porque eu já havia transplantado duas vezes e não vou fazer isso novamente. Na minha concepção, só deve ter problemas de verdade quando fica uma camada gelatinosa em cima, aí pode sufocar as sementes e mudas jovens. Aguarde respostas dos experientes, eu não sei praticamente nada sobre. :mrgreen:
Editado pela última vez por Wictor em 25 Mar 2016, 18:53, em um total de 1 vez.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Georges.ribeiro
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 26 Fev 2016, 01:49
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Georges.ribeiro »

Beleza cara.

Valeu a dica já. Faz todo sentido.

Vamos ver o que os caras falam.

Obrigado.


Georges Ribeiro[wave=blue][/wave]
georges.ribeiro@gmail.com
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

como o Wictor disse, o problema é a cianobactéria. o sphagnum ficar um verde gelatinoso por cima. só ficar verde é comum, ficar gelatinoso :(
comigo a frequência maior de cianobactérias é na sombra com alta umidade.
este é um problema, q digamos é geral para todos nós, gerada no sphagnum. ainda mais em seu caso onde trata-se de germinação com limitação e indicação das horas em sol. (germinação, sol controlado)

por vezes as cianobactérias chegam a cobrir as sementes, impedindo a germinação. tente controlar a umidade, visto q não pode ficar em sol direto.

aguarde mais dicas, como disse o Wictor. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

E aí George, tudo bem?

Aconteceu isso comigo em vários potinhos nos quais estava germinando sementes de droseras. Quando eu fui ver, havia sido nos potinhos os quais eu não tive um cuidado tão grande em retirar impurezas do sphagnum, o que resultou em matéria orgânica e consequentemente o esverdeamento considerável do sphagnum. O melhor jeito de controlar isso é reduzir um pouco a umidade conforme recomendou o Wictor e o Edson.
Mas num geral, contanto que não fique gelatinoso, suas sementes irão germinar normalmente : joia :


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem