Limpeza em Nepenthes (acumulo de particulas em folhas)

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Limpeza em Nepenthes (acumulo de particulas em folhas)

Mensagem por Daniel Souza »

Tenho como hábito uma vez ao mês limpar a superficie das folhas ( epiderme superior) de minhas Nepenthes, nunca li nada que me indicar a fazer tal coisa, oque me motivou foi puro raciocinio meu, nada comprovado cientificamente e etc. Apenas quis compartilhar tal experiencia com vocês tambem. :)

As folhas das plantas são muito importantes para elas como ja se sabe, porisso devem receber atenção e serem bem cuidadas, isso não custa muito mais que alguns minutos ao mês e materiais baratos.
Minhas plantas encontram-se em uma cidade relativamente poluida, e o ar ja não é limpo como nas cidades interioranas, campo e florestas, com o tempo deposita-se sobre as folhas das plantas particulas de impurezas presentes no ar, e acumulam-se cada vez mais e mais e burrifaçoes de agua não são suficientes para a remoção de tais particulas, então eu penso que isso pode de certa forma dificultar as plantas de realizar suas tarefas naturais como fotossíntese e absolvição de luz, consequentemente a boa produção de clorofila e seus respectivos processos quimicos naturais.

Por exemplo: Penso que se a epiderme superior das folhas fossem janelas de vidro e tivessem sujas a luz não passaria corretamente então é melhor limpar as janelas.

Penso tambem que se vê muitas plantas a se desenvolver muito bem sem que suas folhas precisem ser limpas, por mais que estejam sujas e etc.
Então quero deixar claro que a limpeza das folhas não é necessariamente uma questão vital, e sim um cuidado a mais com as plantas de coleção. ;)
O meu cuidado e boa vontade me levam a buscar sempre o melhor por elas, então é isso, entendido?
Noto que as folhas ficam opacas, foscas sem brilho, mas depois de limpas voltam a ficar com aspecto brilhante e mais verdinhas. :P

Bom, deixarei aqui minhas observaçoes a quem se interessar a respeito deste assunto, é muito simples, descomplicado e economico.

Utilizo algodão limpo, agua destilada e luva.
Deve-seter delicadeza ao realizar todo o processo, principalmente com plantas pequenas.
Geralmente limpo todas as folhas da planta, sempre utilizado um ou mais pedaços de algodão por folha.
Nunca se deve usar o algodão de uma planta na outra, sob risco de transmitir alguma doença de uma planta infectada para uma sadia.
Depois de tudo limpo burrifo bastante agua limpa na planta inteira.

Sugestoes e comentarios serão bem vindos.

Abraço

Daniel Souza


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito bom Daniel, belo cuidado que voce tem em, os chodos devem adorar uma limpeza dessas.
Eu não sei se ajuda muito as nepenthes, com certeza ajuda, melhores limpas do que sujas.
Esta técnica é muito usada para as orquideas, tem algumas que se alimentam 90% pelas folhas e sempre é bom mante-las limpas para poderem absorver energia necessaria.

com certeza as suas nepenthes devem lhe agradecer, e creio que ajuda a eliminar parasitas do tipo cochonilhas tambem :)
vou experimentar nas minhas qualquer dia que estiver empolgado.
obrigado pela dica, abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Realmente muito bom, qualquer dia vou fazer com as minhas N. Alata.

Very good!

Mas só serve se for agua destilada? não pode ser só água sem cloro?


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

As orquideas aqui quando minha mae da uns tratos, e outras plantas tambem, mete agua e sabão em pó, mata qualquer bacteria... mas bem pouco sabao e depois enchagua com água pura.

mas acho que só Água tmb serve.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Este procedimento de higiene só traz benefícios à planta (fotossíntese e controle de temperatura) :mrgreen:
E não precisa de comprovação cientifica não. Quando eu era pequeno via meu avô fazer isso com as plantas do jardim dele.
Sabedoria popular!!!!


Parabéns Daniel!


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Oi Felipe
Sabe que acho que ajuda sim :)
Eu aqui so limpo com agua e algodao, o resultado parece o suficiente.
Que bom que gostou, testa ai e apareça pra comentar a experiencia que teve.^^

Olá crytech
Que bom que gostou!
Voce sabia que as folhas depois de limpas ficam bem mais verdinhas e brilhantes? Da uma realçada no visual da planta. Eu penso que quando limpo estou ajudando as plantas a realizar melhor a fotossintese delas... respiração e captação da luz :D
Eu utilizo agua destilada por paranoia mesmo, a agua comum sem cloro pode ser usada na boa, alias so de você estar limpando as folhas ja é otimo.

Opah, Marciel
Ahh... que bom que você enchergou razão nisso, me deste ainda mais certeza dos beneficios desta pratica :mrgreen:
Legal que tenhas lembrado que teu avô fazia essa pratica, ele deveria ser um homem muito zeloso com as plantas dele, coisa bonita de se imaginar.
Obrigado pelas consideraçoes :)

Se alguem tiver paciencia de realizar esse procedimento por favor poste aqui a experiencia que teve, creio que seria uma pratica saudavel para ser inclusa na rotina e cultura deste hobby :mrgreen:

Obrigado e um grande abraço


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Ontem eu limpei minha n. gracillima x raflesiana e minha khasiana x ventricosa, só faltou a alata. Pra mim foi um pouco difícil, pois as plantas são bem pequenas, mas depois de um tempo vai pegando a prática e elas crescendo :P Tinha uma folha que tava especialmente imunda, comparando com as outras, o algodão saiu bem sujinho. Algum dia desses eu vou despendurar a minha alata e fazer uma revisão geral nela :P


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Daniel,


Impressionante, eu não tinha a mínima idéia de todo esse cuidado.
Eu não sei se vou conseguir fazer isso, minha mão pesa uma tonelada quando preciso ter cuidado.


Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
tfat98

Mensagem por tfat98 »

fiz em um mito com duas n. gracilis x mirabilis e o algodão saio limpo(tambem,gasto meio litro a cada dia borrifando-as).


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

É isso ai Daniel, gostei... Vou fazer aqui assim que tiver coragem de mechar na minhas neps.. hehehhee

acho que na natureza a chuva faz esse trabalho...

Ai como não estão na natureza, precisamos simular isso tambem. Como o Daniel ou talvez como o tfat.


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem