Fabricação de Fibra de Coco caseira

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Fabricação de Fibra de Coco caseira

Mensagem por smart2 »

la pessoal, como todos sabem a tempos estamos a procura de um substrato alternativo para nosso cultivo, pois o musgo sphagnum ainda e extraído ilegalmente e causando danos ao meio ambiente. pois bem a um certo tempo eu iniciei alguns testes como fibra de coco (experiencia-com-fibra-de-coco-t6425.html ) tendo obtido um ótimo resultado a meu ver. hoje eu sei que todas as mudas que testei se desenvolveram plenamente, inclusive como germinação, pois tenho biblys semeadas e D. Burmanni e Burmanni red semeadas pela natureza em vários vasos com ótima aparência, inclusive suportando grandes chuvas mesmo sendo mudinhas.

pontos forte da fibra
1 Fonte renovável
2 acessível a todos em todo país
3 preço tb acessível
4 possibilidade e fabricação caseira como e o caso desse tópico
5 ótimos resultados com as especies testadas (Dionaea, Biblys, D. Intermedia, D. Burmanni, D. Burmanni red) e indicada ja para algumas nepenthes
6 livre de algas
7 livre de ciano bactéria (ao menos ate agora em nenhum dos vasos teve algum sinal)
8 acredito ser muito eficiente ou imune a muitos parasitas de substrato
9 durável (media indicada de + de 2 anos)
10 fácil manuseio.

vou parar de elogiar por aqui né :mrgreen:

bem vamos ao tutorial de como eu fabrico minha fibra.

1 material
Imagem

2 separação da casca/fibra (melhor remover as pontas de ambos os lado)
ImagemImagem

3 parte de cima não separa para poder ter local de pegada pois a separação e na base da força, rasgando mesmo (quanto mais larga a fita de casca, mais duro será)
Imagem

4 fibra de coco sem a casca dura
ImagemImagemImagem

5 corte a fibra em cubinhos, para conseguir desfiar depois
ImagemImagem

6 Vídeo demonstrativo de como proceder no triturador, obs acredito que o liquidificador tenha um certo trabalho, mais daria para tentar.


7 água com tanino, depois da fibra pronta, deve-se deixa-la de molho trocando a água sempre que necessário ate que a mesma não mais fique com a coloração avermelhada como a da imagem, quanto mais vermelha, mais tanino ela ainda tem, e ele e muito prejudicial para as mesmas, a media e uns 7 dias ela ja estará livre do tanino. ( use 1 saco ou uma tela para escorrer a agua a cada troca para não perder muito do pó que a fibra solta)
ImagemImagem

7.1 apos 5 dias de molho eu tb ja estava impaciente para usa-la então para adiantar fui para o processo de fervura que e um dos melhores para remoção do tanino, arrumei 1 lata de tinta dessas de 20l lavei bem e claro, 4 tijolos e montei meu fogareiro apos uns 30 minutos ja estava tudo fervendo.
Imagem

7.2 removi a lata lavei a fibra, troquei a agua e novamente ao fogo. foram 3 fervuras observe a diferença na água dos copos ( aparenta meio avermelhada ainda porem e reflexo do pouquinho de fibra que ficou no fundo do copo) na bacia como ficou depois de +12h (noite toda) de molho.
ImagemImagemImagem


8 depois e so semear ou replantar... obs a fibra requer um pouco mais de água que o musgo (nível)
ImagemImagemImagemImagemImagem

Contribuição do amigo Gilberto vizinho aqui, demonstrando como ele.faz la.


abraço e qualquer duvida e só perguntar.
Editado pela última vez por smart2 em 26 Nov 2018, 10:05, em um total de 2 vezes.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Ótimo tópico, não sabia que a fibra tinha tantas vantagens assim, e eu aqui gastando dinheiro com musgo.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O musgo é mais pratico, porém há um alto custo em sua utilização conforme explicou o Ricardo. Dito isto, já está mais que na hora de partirmos para soluções que não agridam tanto o meio ambiente :D .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Excelente tópico, salvo nos favoritos ! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
GMKleiman
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 109
Registrado em: 02 Nov 2015, 11:12
Localização: Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 39 vezes

Mensagem por GMKleiman »

Só uma pergunta, já conseguiu germinar dios ou droseras direto na fibra de coco?


Cultive no amor a sinceridade,
Para receber em igual a verdade,
Ou, em resumo, se assim prefere:
Sem nenhum mal causar,
Faça o que tu queres.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

GMKleiman escreveu:Só uma pergunta, já conseguiu germinar dios ou droseras direto na fibra de coco?
bem amigo, semear eu só semeei as Biblys, porem se você ampliar as fotos do ponto 8 verá que na 1 foto tem varias mudinhas saindo no meio, a segunda e a biblys que semeei e a 4 tem utriculária alem das outras que não foram focadas, confira la no meu post sobre a experiencia que citei que na ultima atualização foram postadas varias imagens de germinações, porem e como falei eu so semeei as biblys o resto foi a natureza, então eu sei que elas germinam na fibra mais não posso dizer ou afirmar que são melhores ou piores que o musgo nesse sentido. para descarrego de consciência minhas sementes novas eu sempre semeio em musgo e depois transplanto par a fibra.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá,


Fiquei numa duvida, sobre o ph do coco. Ele é acido ou alcalino?
O sphagnum é indicado por ser acido. Eu tenho feito uma mistura de sphagnum com pó de coco e as plantas estão indo muito bem.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, o chips, fibra ou mesmo o pó de coco possuem pH ácido, algo entre 5,5 e 6,5 ;) . É claro que isto se usarmos apenas ele, pois ao adicionarmos Sphagnum a tendência é os valores caírem ainda mais :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

atualizando o post com os pontos 7.1 e 7.2 (fervura da fibra) para os mais apressadinhos como eu...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Marcelo Soares
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 25 Jul 2016, 21:13
Localização: Juazeiro-BA
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Marcelo Soares »

duvida, tem diferença a fibra do coco um pouco verde comparado com a de um coco seco :?:
abraço


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem