Tabelas Básicas de cultivo

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Tabelas Básicas de cultivo

Mensagem por Pelvs »

Fala pessoal,

vim aqui para divulgar uma pequena ideia que eu tive que irá ajudar muitos cultivadores novos, assim como eu e até mesmo veteranos, que estão sempre buscando novas espécies para suas coleções ou aqueles que não sabem nem por onde começar, minha ideia inicial foi a de criar uma planilha com todas as espécies de pcs e seus respectivos métodos de cultivo, porem como isso não seria uma tarefa simples para apenas uma pessoa resolvi trazer a ideia aqui para o fórum, convidar alguns cultivadores ativos, e mais experientes para me auxiliar nessa árdua tarefa de levantamento e filtragem de dados para poder fornecer a todos um meio rápido e objetivo de conhecer todas as necessidades e características das suas atuais e futuras plantinhas, conversando com alguns membros ficou decidido que para que fique tudo muito bem organizado não haverá apenas uma tabela, mas sim uma para cada grande família de Pcs, Uma tabela para as Droseraceae, outra para Nepenthaceae, Lentibulariaceae e etc.

Estamos no inicio da construção dessas planilhas mas já vou deixando o link de acesso para a elas, para que todos possam colaborar com dicas, melhorias, criticas e tudo mais, até o momento só criei parte da tabela para Droseraceaes e Nepenthaceaes, em breve disponibilizarei os links para as tabelas das outras famílias, estamos só no inicio dos trabalhos por enquanto, o grupo que ficará responsavel por alimentar as tabelas com informações por enquanto é composto por mim(Pelvs), Fatima(Fatikn), Marciel(MarcielS) e o Paulo(Paulo). Isso não significa que só nós teremos voz com relação ao conteudo desses arquivos, como já falei todos podem contribuir, opinar, basta falar que avaliaremos todos juntos as ideias, informações e as melhores formas de expô-la para todos ^^.


E antes que eu me esqueça, já podem ir dando uma olhada na previa do conteudo das planilhas nos links:

Droseraceae

Nepenthaceae



Abração pessoal. : joia :


Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Mensagem por MarcosM »

Show de bola! Se precisar da minha ajuda, tamos aí :)


Abraços,

Marcos Matheus.
Avatar do usuário
Fernando Segecic
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 28 Jan 2014, 19:50
Localização: Jaboticabal-SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Fernando Segecic »

Sua ideia é sensacional, com certeza irá ajudar vários cultivadores.


"Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus. O que há são maus cultivadores."
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pela relevância, tópico fixado. : joia :


Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por vinimoral7 »

Achei essa ideia perfeita! :D
Além de ajudar cultivadores novos, como eu :mrgreen: , serve de entretenimento a quem gosta de ficar lendo sobre PCs por horas e horas. Desde quando eu descobri este fórum, eu viajo por ele todos os dias :D e o fato de vocês darem a oportunidade de saber mais sobre carnívoras é fantástico! : joia :

Ps: Ficou interessante a tabela. Quando for finalizada, ficará show!

Marcos Vinícius


Adquirindo conhecimento...
Avatar do usuário
Arthur Gomes
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Dez 2014, 13:16
Localização: São Miguel dos campos - Alagoas
Agradeceu: 15 vezes

Mensagem por Arthur Gomes »

Muito bom cara, parabéns!
Espero que dê tudo certo, realmente vai ser de enorme ajuda para nós novatos.


Arthur Gomes L Silva
arthur.lima@icbs.ufal.br
Graduando em C. Biológicas Bacharelado - UFAL
Setor de Botânica, Laboratório de Fisiologia Vegetal
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Recebi suas MPs Péricles, mas devido ao trabalho não tive como contribuir com este projeto. Isso não significa que não apoie o seu trabalho e, prova disso é que posteriormente eu lhe repassarei alguns dados interessantes acerca de algumas PCs (Drosera) que cultivo por aqui. Posso também buscar informações acerca de outras plantas mais raras em cultivo (D. roraimae, por exemplo), pois sei de antemão quem as cultiva no Brasil ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Sua ajuda será muito bem vinda também Rodrigo, muito obrigado ;D


Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

:oops: Sei q essa info eh dificil, mas podiam add tempo de germinaçao pra ajudar quem recebe doaçao de sementes


Ótimo dia a todos!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem