Novo Projeto de Estufa

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Hélio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 02 Mar 2014, 14:24
Localização: Blumenau SC. Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Novo Projeto de Estufa

Mensagem por Hélio »

Ola senhores estou pensando em fazer uma estufa, mas algo um pouco diferente, algo que não vi até agora com PCs. Eu já tive aquário ainda tenho o termostato e um mini compressor, em a montagem de um novo aquário para usar como estufa não sera problema. Pretendo montar uma estufa automatizada( luz, umidade, temperatura e rega). Comprei uma placa chamada arduino onde posso programar os valores que eu quiser, a iluminação quero usar LED, comprei 160 pçs sendo 120 vermelhos e 40 azuis, e ainda comprei sensores de umidade temperatura bomba de água e reles para acionar. Pode parecer meio loko mas acho que tenho grande chance de conseguir fazer algo legal, postarei fotos futuramente. Pode dar certo?


Avatar do usuário
Renan Chaves
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 30 Jan 2014, 01:12
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Renan Chaves »

Ola Helio!!
Também estou nesta ai mas estou esperando um pouco, estou com algumas prioridades!!!
parece que vai ficar interessante e só colocar para funcionar kkk.. estou ansioso para ver em funcionamento vai la!!!
se necessitar de alguma ajudo estamos ai para essa parte hehehe...


Antes de imprimir pense em seu compromisso com o meio ambiente
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Hélio escreveu:... Pode dar certo?
Oi Hélio

Tem tudo para dar certo. : joia :

Qual o tamanho do aqua? Já definiu quais pcs colocará na estufa?

Recomendo antes pesquisar sobre as raízes das espécies que quer cultivar no aquario. Saber a variação no comprimento e volume das raízes é essencial para o seu projeto.

O tamanho das raízes não tem relação com o tamanho da planta. Existem Droseras diminutas com raízes com mais de 20cm de extensão. Dito isso, e consequentemente, o substrato deve ser suficiente para encobrir as mesmas.

Abç

ps mudei para novo tópico pois o anterior abordava germinação de sementes


Avatar do usuário
Hélio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 02 Mar 2014, 14:24
Localização: Blumenau SC. Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Hélio »

Penso em fazer somente para germinar sementes ou usar como uma UTI, to pensando em encomendar algumas sementes de Nepenthes de fora, e gostaria de aumentar minhas chances de sucesso por isto da estufa. Quanto ao tamanho estou pensando em algo tipo 100x30 cm de fundo por 45cm de altura. Junto com o vidro estou pensando em usar espelho ou usar alguma tinta cromada, para melhorar a iluminação.

Obrigado pela força.



Att Hélio.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O projeto promete e para auxiliá-lo na construção do mesmo eu deixo um link logo abaixo que ensina o passo-a-passo de um "terrário carnívoro":

O mundo das plantas carnívoras

Espero que isso sirva de inspiração a você ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Hélio escreveu:Comprei uma placa chamada arduino onde posso programar os valores que eu quiser
Também é programador rapaz?


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
Hélio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 02 Mar 2014, 14:24
Localização: Blumenau SC. Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Hélio »

Dimas Mascarello escreveu:
Hélio escreveu:Comprei uma placa chamada arduino onde posso programar os valores que eu quiser
Também é programador rapaz?


Não sou programador, mas posso tudo aquilo que quero, terei ajuda de algum material didático que achei e alguns amigos. E no mais não é nenhum bicho de sete cabeças.


ATT: Hélio.


Menor que meu sonho, não posso ser. Lindolf bell


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hélio escreveu:
Dimas Mascarello escreveu:
Hélio escreveu:Comprei uma placa chamada arduino onde posso programar os valores que eu quiser
Também é programador rapaz?


Não sou programador, mas posso tudo aquilo que quero, terei ajuda de algum material didático que achei e alguns amigos. E no mais não é nenhum bicho de sete cabeças.


ATT: Hélio.


Menor que meu sonho, não posso ser. Lindolf bell
Calma aí amigo, garanto que o Dimas fez-lhe esta pergunta com o intuito de ajudá-lo e, sendo assim, não teve a pretensão de ofendê-lo. Bom, caso queira se inteirar um pouco mais sobre a programação do Arduíno espere o leonardo.filipe (Leonardo Elka) se pronunciar aqui, uma vez que o mesmo domina este assunto como ninguém.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Hélio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 02 Mar 2014, 14:24
Localização: Blumenau SC. Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Hélio »

Opa sei que quem esta aqui está para ajudar, não me senti ofendido, talvez tenha usado as palavra de forma incorreta. Mas o que eu quis falar é que todos devemos acreditar no que queremos e correr atrás, e de forma alguma quis ser ríspido, peço desculpas se fui mal interpretado. Bem minha luta " com a estufa" vai ser difícil e agradeço toda a ajuda que vier.

Grande abraço a todos.

ATT: Hélio gelsleichter.


Avatar do usuário
Renan Chaves
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 61
Registrado em: 30 Jan 2014, 01:12
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Renan Chaves »

E ate porque programacao arduino nao e tao complicada... e HELIO. Na net tem alguns projetos assim ja prontos e so compilar e por no arduino... programcao pronta .. vi um projeto interresante na net usando o lm35... e o lm3914 e o que estou montando aqui so que tem alguns erros e estou dando um up e testando hehe..


Antes de imprimir pense em seu compromisso com o meio ambiente
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem