O uso de carvão em substrato encharcados

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

O uso de carvão em substrato encharcados

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu sempre uso carvão picado e moído na composição de substratos, isso porque eu li a muito tempo aqui no fórum que previne o aparecimento de algas. Eu uso direto em substratos que são mais secos como para nepenthes, pinguiculas e algumas droseras.

Bom, eu tinha replantado minhas mudas de dionaeas para um substrato composto de 60% de sphagum e 40% de areia.
E estavam como na foto abaixo;
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=715[/thumbnail]

E como sempre morrem algumas mudas eu resolvi fazer um novo transplante e preparei um substrato com 80% de sphagnum + 15% de areia média de filtro de piscina + 5% de carvão vegetal moído.
E o resultado foi todos os vasos criaram algas absurdamente.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=744[/thumbnail]

Agora fico na duvida se elas aguentariam um terceiro transplante, o que tenho feito é colocar água na bandeja e que estão e deixar secar e só colocar água novamente 2 dias depois.

Com tudo isso penso que o carvão é bom, desde que o substrato não precise ficar encharcado.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu: ...preparei um substrato com 80% de sphagnum + 15% de areia média de filtro de piscina + 5% de carvão vegetal moído.
Paulo,

Eu não utilizo o carvão, apesar de conhecer as vantagens, por não achar que as Nepenthes precisem dele.

Penso que possa ter relação com a granulometria do carvão depois de moído. Não sei, mas talves quando moído demais o material acaba por perder suas características.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Paulo, algumas observações:

1) Tente colocar uma camada de areia por cima deste substrato, pois isto irá impedir que elas continuem se alastrando, vindo a comprometer seus seedlings de Dionaea. Eu usei esta técnica no vaso de minhas D. scorpioides e acabou dando certo, além de deixar o mesmo esteticamente mais bonito ;) .

2) Certa vez conversando com o Carlos (Rohrbacher) eu perguntei a ele se o uso de anti-algas (como o da Labcon) poderia ser usado para coibir o surgimento de algas e o mesmo me disse que poderia funcionar, mas haverá sempre o risco de alguma PC vir a morrer devido a composição do produto que seria aplicado no vaso :roll: .

Até o momento é isto que me vem a cabeça, porem caso eu saiba de mais alguma coisa posto aqui para que possamos debater sobre este assunto ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Eu uso carvão de vem em quando mas nunca pensei em moê-lo.
Tenho uma teoria que na vdd o carvão só seria muito eficaz nos substratos onde a água esteja em circulação, ou seja, renovação.

Cultivadores que possuem um arsenal de plantas geralmente colocam sua produção em bandeja ou vasos que ficam inclinados...na parte de cima a agua vem por um sistema de mangueiras quase que gotejando e na parte de baixo a agua é recolhida e tratada para um novo ciclo.
Outra teoria é de que esse carvão absorva mais rápido qualquer componente químico prejudicial as pc´s, como o algicida por ex.


Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Mar 2013, 00:13
Localização: Duque de Caxias - RJ
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por anairda »

olá, eu costumo usar o carvão mineral em meus terrários de plantas ñ carnívoras com o intuito de ñ dar fungos nas raízes. essa das algas eu ñ sabia.


cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Recomendações anotadas, muito obrigado.

Por enquanto estou seguindo a sugestão de nosso amigo Rodrigo e vamos ver o resultado.
Coloquei areia, caiu alguns grãos em cima das mudas que eu retirei com uma pinça, engraçado vamos ficando velhos e ao mesmo tempo vamos ganhando uma tremenda paciência. Deixei a bandeja com muita agua, menos de 1cm. Vou deixar secar para colocar colocar água novamente.

Bueno, devo ter mais umas 150 mudinhas de dioaneas em que não usarei esse método, farei o substrato na base de 80% de sphagnum e 20% de areia.

Dentro da novo projeto de estufa, usarei o recomendado pelo Carlos, colocarei uns pedaços de carvão nas bandejas de água, o que entraria por tabela com a sugestão da Adriana.
Eu tenho uma ideia para fazer a água circular entre as primeiras e ultimas bandejas.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
philippegarrido
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 29 Dez 2011, 18:52
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por philippegarrido »

O carvão vegetal favoreceu o crescimento de algas pq as algas gostam de substrato com PH ácido e com bastante matéria orgânica!!!Típico de lagos e rios no qual as árvores caem nos mesmos e acidificam a água!!!!


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

philippegarrido escreveu:O carvão vegetal favoreceu o crescimento de algas pq as algas gostam de substrato com PH ácido e com bastante matéria orgânica!!!Típico de lagos e rios no qual as árvores caem nos mesmos e acidificam a água!!!!
Philippe,

Na verdade o carvão alcaliniza o substrato, já que o PH sobe.

Certa vez eu estava conversando com um amigo que é químico sobre a fabricação de sabão com cinzas e ele me explicou que o PH delas é alto.
Por isso que tocam fogo no que sobra depois da colheita, o solo deixa de ser ácido.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
ttorres
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 12 Jun 2013, 12:21
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por ttorres »

Existe algum teste com o carvão ativado , o mesmo utilizado em filtros de aquários?

Sendo um produto que resiste o contato com a água e de fácil acesso a todos.

abraços


[url=http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=11152]Growlist & Wishlist[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Torres, pelo que eu entendi você quer saber se poderia usar este carvão ativado no substrato de PCs? Se for isso, saiba que não vejo empecilho algum em sua utilização, mas a prudência me diz que devemos esperar a opinião dos demais foristas a respeito deste assunto, portanto peço que aguarde mais um pouco antes de dar-mos o mesmo por respondido.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem