turfa loira

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
laercio

turfa loira

Mensagem por laercio »

oi comprei algumas gemmas estao pra chega e rapaz disse pra fazer uma mistura de turfa com areia silica sera que alguem sabe a onde compra esta turfa
dei uma pesquisada e so encontrei um anucio mfrural https://www.mfrural.com.br/busca.aspx?palavras=turfa" onclick="window.open(this.href);return false; que vende turfasera que esta turfa serve alguem sabe me dizer?


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Use musgo sphagnum,
turfa loira é praticamente sphagnum,
vem dele pelomenos.

falows..


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Aproveitando o tópico, sabe quande agente ferve muito o sphagnum ai fica aquele pózinho que parece uma gororoba quando ta molhado que acho que são as folhas falsas (esqueci o nome pra isso) do sphagnum que se separaram do caule falso (que eu também esqueci o nome) do sphagnum? da pra usar akilo no lugar de turfa?


I'm a wild flower, the thing that feels
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Não sei dizer...
Acredito que seja impureza que vem junto da coleta...
mas é possivel tambem...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Matheus escreveu:Aproveitando o tópico, sabe quande agente ferve muito o sphagnum ai fica aquele pózinho que parece uma gororoba quando ta molhado que acho que são as folhas falsas (esqueci o nome pra isso) do sphagnum que se separaram do caule falso (que eu também esqueci o nome) do sphagnum? da pra usar akilo no lugar de turfa?
Se nao me engano, a turfa é constituída principalmente de esfagno, mal decomposto. Pobre em nutrientes e de PH ácido (3,5-4,5).
Acho que não da pra dizer que esse "resto" é igual a turfa, até porque a turfa é uma massa, pastosa quando umida, e resultado da decomposiçao do sphagnum.
Mas você deve usar esse "resto" sem problemas, é quase isso que se obtem ao triturar o musgo nao?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

TURFA
A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sobre montanhas (turfa de altitude).
É formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc. Sob condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão, através de emanações de metano vindo das profundezas e da preservação em ambiente anóxico.
Por ser inflamável, é utilizada como combustível para aquecimento doméstico. Sua composição é definida como Substâncias Húmicas (Ácido Húmico, Ácido fúlvico e Humina) e Substãncias Não-húmicas.
Substâncias Húmicas possuem estrutura química não bem definida, sabe-se que possuem sítios de adsorção compostos por grupos ácidos carboxílicos,cetona, hidroxilas fenólicas e alcoólicas.
Já a Substância não-húmica é compostos por estruturas bem definidas, como lignina, proteínas, etc. Por conter em sua estrutura estes grupos funcionais, é utilizada como adsorvente de vários metais pesados presentes em ambientes aquáticos e em solos, onde complexam esses metais, contribuindo para o equilíbrio do meio ambiente.

A turfa, assim como outros materiais, vem sendo estudada para a biorremediação por ser um material de baixo custo e boa disponibilidade.
Só em Sergipe, menor estado do Brasil, há uma grande reserva de turfeira, como também em outros países, como Canadá e Israel. Em processos de remediação, utilizam o carvão ativado, visto que em comparação com a turfa é um material ainda caro relativamente para que seja usado nas indústrias que lançam seus efluentes em mananciais.

Em todo o mundo , a turfa é utilizada para absorver e encapsular hidrocarbonetos, sendo um dos mais avançados produtos do mundo para prevenir e combater derramamentos de derivados de petróleo e similares com hidrocarbonetos.
Utiliza-se também misturada com casca de arroz queimada e outros ingredientes como substrato no cultivo de plantas.
Assim como no carvão, algumas turfas contêm traços do elemento químico mercúrio e por vezes cádmio e chumbo. De acordo com o astrônomo e astrofísico Thomas Gold é possível que a formação de turfas represente a interação de carbono de natureza biológica a partir de plantas e bactérias com a migração uniforme de hidrocarbonetos (metano) vindo das profundezas da terra. Esses hidrocarbonetos podem trazer o mercúrio na forma de dimetil ou metil-mercúrio que interage com a turfa em superfície, além de outros metais. Alguns autores atribuem a presença de mercúrio nas turfas como relacionada a atividades antropogênicos, porém os carvões pretos que são muito antigos e predatam o surgimento do homem também o contém. Algumas turfeiras formam-se em zonas altas sobre montanhas acompanhando fraturas nas rochas.
Podem ser utilizadas como combustível sólido em Geradores de Vapor (caldeiras)
TURFEIRAS
Turfeira é um tipo de solo, feita de turfa.
Fósseis são relativamente comuns em turfeiras.
É formada pela deposição e decomposição de filídeos de esfagnos.
São materiais orgânicos depositados sob o solo formando os Organossolos.
Estes solos apresentam alta concentração de carbono nos 40 cm superficiais quando nao estão em contato lítico. São comumente encontrados em áreas sedimentares de varzeas, o qual dificulta a decomposição do material orgânico em função da saturação por água. Além da água as baixas temperaturas, acidez e toxinas orgânicas, influenciam na decomposição e consequentemente na formação das turfas.
As turfeiras são ambientes especiais para estudos relacionados com a dinâmica da matéria orgânica, evolução das paisagens, mudanças climáticas e ciclos de poluição atmosférica locais, regionais e globais. Elas contribuem para o sequestro global de carbono, funcionam como reservatórios de água e constituem o ambiente de uma biodiversidade endêmica. A Serra do Espinhaço Meridional (SdEM), "Reserva da Biosfera Terrestre", apresenta uma área significativa formada por diferentes tipos de turfeira.
Referencia wikipédia
laercio escreveu: ...oi comprei algumas gemmas estao pra chega e rapaz disse pra fazer uma mistura de turfa com areia silica...
A turfa loira é utilizada na Europa pois é o que eles tem acesso assim como temos acesso ao sphagnum puro. Neste quesito estamos na vantagem! 8-)
guigacaldeirão escreveu: ...turfa é materia decomposta por anos e anos,pra se ter ter uma ideia é mais ecologico usar xaxim do que turfa ...
Tem muita turfa no mundo! Tem muita turfa no Brasil!
Não use xaxim! Está em extinção! :geek:


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Osphagnum é melhor ou igual a turfa mesmo...

Pode existir um meio sustentavel para a extração...
Que é muito facil os extrangeiros terem.

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

guigacaldeirão escreveu: ...Quem compra turfa contribui para a extinção da plantas carnirvoras : bad :
Aproposito eu so uso xaxim reutilizado de plantas que ja morreram e quando comprei ja havia xaxim.
e quanto a desculpa de ter muita turfa no brasil:tem muitos animais silvestres à venda no brasil,vou compra-los mesmo assim ?
Não faço idéia de onde você tirou essa história de turfa=extinção de pcs.
Sei desde o inicio o porque de você usar xaxim (você já disse).
Não é preciso de desculpas para utilizar a turfa ou o sphagnum pois na maioria das vezes eles são extraídos legalmente. O xaxim não!
O comercio de animais silvestres é ilegal independente da quantidade na natureza. Mas pelo visto você sabe onde tem para comprar. :evil:


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

"Guiga",
Até saquei teu ponto de vista, mas você colocou tudo de forma equivocada, distorcida e até errada, não faça isso novamente, pois causas disconforto desnecessario aqui na comunidade, vivemos aqui em um ambiente em relativa harmonia, e essa tua forma de se colocar você deve guardar para outros meios, aqui não é um deles ;)

Eu até iria a principio responder a tudo que você colocou, mas nem vai valer a pena, e com certeza você sairia perdendo, até por uma questao de conhecimento somado ao meu temperamento " pacifico" quando me deparo com situações como essa. : cafe :

Creio que você foi muito agressivo com o amigo Marciel, peça desculpas a ele, e vamos dar o caso por encerrado!
E depois disso, torcer para que nao ocorra novamente : drinks :
Até porque, li todas as respostas e não vi nada que justifique tua atitude!
Cumprimentos aos colegas ^^


guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

ja que não perceberam que eu fui acusado de comprar animais silvestres eu estou editando todas as mensagens,que beleza né ??? :mrgreen: pretendo tentar não responder a nada :mrgreen: .


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem