GA3 - Vida útil

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Lorran Kajola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jan 2013, 12:40
Localização: Resende RJ
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 8 vezes
Contato:

Mensagem por Lorran Kajola »

olá rbarbusci

poxa q furada, fiz um teste aqui em casa e o uso de GA3 comparado ao q não usei deu uma diferença minima

tenho a tabela aqui
Drosera Sp. 62.8% germinou
Drosera SP. + GA3 ( na agua :cry: ) 67.1% germinou

drosera Capensis 74.3% germinou
Drosera Capensis + GA3 ( na agua :cry: :cry: :cry: ) 75.7% germinou

Fez quase nada de diferença
Tenho mais sementes no GA3, ja vo tirar e fazer mais, tenho GA3 para 2 litros de solução aqui :lol: :lol: :lol:
E respondendo o rbarbusci to cheio de sementes de drosera capensis, SP., bumanni red e indica, dão mais de 1000 sementes, da para brincar bastante

Valeu pela dica galera
abraços


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lorran Kajola escreveu:...to cheio de sementes de drosera capensis, SP., bumanni red e indica, dão mais de 1000 sementes, da para brincar bastante...
Uau :shock: , se nascer tudo você vai precisar de galpão para alocá-las :mrgreen: ! Confessa aí, você adquiriu aqueles pacotes imensos do eBay não foi ;) ?

Obs.: Que Drosera sp. é essa?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
rbarbusci
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 13 Dez 2012, 08:25
Localização: rio de janeiro
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por rbarbusci »

Fala Lorran,

aqui eu estou cheio de sementes de D.Burmannii e Intermedia.

Sugestão: Vamos vender a Kg.

Ricardo


"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos."
(Bob Marley)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na boa Ricardo, nem que você reunisse todas as sementes de D. burmannii e D. intermedia, entre os colecionadores de PCs, chegaria perto de 1 Kg :lol: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Lorran Kajola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jan 2013, 12:40
Localização: Resende RJ
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 8 vezes
Contato:

Mensagem por Lorran Kajola »

kkkkk oloko 1 kg de semente, da para encher uns 3 campos de futebol de plantas

cara, drosera Sp. é um hibrido super parecida com a burmannii

cara, bora trocar de sementes?
posso trocar drosera capensis ou drosera Sp.

a e respondendo a pergunta do rdrgobra
eu comprei de um cara brasileiro q fez uma promoção, pague 2 e leve 3
comprei 300 sementes de capensis, 300 de Sp. 50 de burmannii red e 30 indica

mas os packs de 300 capensis e Sp. o vendedor foi generoso e mandou mt mais de 300, ja tirei mais de 200 sementes q não deu nem a metade do pack

abraços


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Paulo escreveu:
Carnivoras_Online escreveu:Olá,

No meu caso não uso álcool, apenas coloco a mistura no agitador magnético e deixo por um tempo até não ver mais as partículas em suspensão.

Abraços
Carlos,

Me explica isso direito, certa vez eu tentei diluir apenas em água, fiquei horas mexendo e os cristais continuavam lá.

Abraço,

Paulo
Oi Paulo,
Acho que os nossos amigos já passaram a idéia do que é um agitador magnético.
Uma base com um enrolamento dentro, qdo você a liga...esse enrolamento faz o campo girar. Através de um potenciômetro você regula a frequência e com isso o RPM.
Mas como o líquido se mistura????
você joga uma barrinha magnetica especial dentro da solução...é ela quem vai girar...a msm é isolada com um plástico especial.
Há modelos que ainda contam com uma resistência para poder aquecer essa base e consequentemente aquecer a mistura : joia :
Lorran Kajola escreveu:olá rbarbusci

poxa q furada, fiz um teste aqui em casa e o uso de GA3 comparado ao q não usei deu uma diferença minima

tenho a tabela aqui
Drosera Sp. 62.8% germinou
Drosera SP. + GA3 ( na agua :cry: ) 67.1% germinou

drosera Capensis 74.3% germinou
Drosera Capensis + GA3 ( na agua :cry: :cry: :cry: ) 75.7% germinou

Fez quase nada de diferença
Tenho mais sementes no GA3, ja vo tirar e fazer mais, tenho GA3 para 2 litros de solução aqui :lol: :lol: :lol:
E respondendo o rbarbusci to cheio de sementes de drosera capensis, SP., bumanni red e indica, dão mais de 1000 sementes, da para brincar bastante

abraços
Olá Lorran,
Nunca usei GA3 com sementes das droseras mais fáceis de se germinar...por isso não tenho como te passar algum dado de pesquisa com GA3.
Tente testar o GA3 com sementes que precisem de estratificação...e faça dois testes:

1 - estratifique e semeie.
2 - use GA3 e semeie.

Compare os dados.

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lorran Kajola escreveu:cara, drosera Sp. é um hibrido super parecida com a burmannii
Ou esta PC é a famigerada D. sessilifolia ou um híbrido envolvendo as duas ;) .

Obs.: Por acaso teria fotos dela :?: ?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
philippegarrido
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 29 Dez 2011, 18:52
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por philippegarrido »

Gostaria de parabenizar ao Paulo pela excelente postagem aqui ensinando a galera a utilizar corretamente o GA3!!!
Bom galera eu crio carnívoras ha 5 anos, mas na verdade conheço elas e tentei crialhas quando tinha 13 anos de idade!!! Gostaria de ressaltar a seguinte questão quanto ao GA3. O ácido Giberélico ou GA3 nada mais é do que um fitohormonio de crescimento vegetal e assim como em qualquer organismo, o excesso dele pode provocar multações genéticas nas plantas tanto carnivoras como as não carnivoras.O uso em excesso do GA3 pode causar deformações na planta, a não germinação das sementes e até mesmo atrofias nas plantas. deve-se respeitar a concentração em PPM exatamente como o Paulo postou aqui.Quanto a diluição e preparo, eu sou estudante de farmácia e entendo de química. O que o Paulo falou está absolutamente certo quanto uma pré diluição em alcool e completar com água QUE POR SINAL TEM QUE SER DESTILADA!!!!Quanto ao tipo de alcool o ideal é que o mesmo seja isento de água como alcool isopropílico, ou alcool absoluto 99,5% ou etanol!!!Tenho um tio que tem doutorado em química e estive conversando com ele sobre qual tipo de alcool seria o ideal!!!Chegamos a conclusão que teria de ser um alcool isento de água como o absoluto 99,5% e o isopropílico que são isêntos de água, porém o alcool ideal levando em consideração sua composição química e a cadeia de carbonos ser menor, seria o Etanol que é o alcool utilizado em combustíveis de automóveis!!!Porém o etanol eu descobri qu não pode ser eses de postos de abastacimento, pois na composição destes alcoois leva uma pequena porcentagem de gasolina para aumentar a octanagem do motor do carro lendo o mesmoa ter um melhor desempenho!!! o alcool absoluto 99,5% não é 100% isento de água, porém é mais puro do que o alcool vendido em farmácias e até mesmo o 70% que nada mais é do que 70% de alcool e 30% de água!!!
Cheguei na sequinte conclusão: Pode-se comprar Etanol em casas de compostos químicos para indústrias onde estes não são misturados com gasolina e são 100% puros!!!
Muitos aqui devem estar se perguntando porque o alcool tem que ser isento de água? A resposta é bem simples e já foi inclusive mencionada aqui: A água cristaliza o GA3 e ainda que esteja em concentrações pequenas no alcool, pode afetar na diluição fazendo com que o GA3 não seja completamente dissolvido!!!
Gostei da idéia do Paulo do algodão no saquinho, porém eu utilizo outra tb muito boa que é a do papel toalha embebido no GA3 já preparado!!Mas deve-se tomar cuidado coma ploriferação de fungos nas sementes que pode estragar as mesmas!!!Eu utilizo uma lâmpada fluorescente UV para esterelizar o local que utilizei para quebra de dormência das sementes!!!Durante meus experimentos eu pude verificar que todo o processo de quebra de dormência ocorre na presença de calor e de raios UV que são emitidos pelo sol!!!Se utilizarmos o GA3 por 48h e colocarmos as sementes para germinarem no sol o dia inteiro, elas vão germinar e a casca das mesmas se romperá para começar a brotar!!!!Realizarei experiências com um aquecedor de aquário na água das sementes com GA3 ha 40ºC por 48h para ver se as mesmas despertam mais rápido!!!Quanto os tipos de sementes, utilizei sementes de Dioneias, mas no caso das nepenthes e sarracênias, tem técnicas de uso de fumaça e de temperaturas mais altas para a quebra da dormência antes de utilizar o GA3!!!
Bom espero ter ajudado muita gente e pra mim é um prazer compartilhar meus conhecimentos aqui e também ter a oportunidade de aprender lendo outras experiências postadas aqui!!!
Um grande abraço!!!

Quanto a conservação do GA3, o mesmo não pode ser congelado, mas sim refrigerado, pois a mudança do estado líquido para o sólido com a baixíssima temperatura, altera as propriedades do GA3!!!Tenham em mente o seguinte, o GA3 é encontrado nas plantas naturalmente e as mesmas se utilizam dele para crescerem, então conclui-se que o GA3 em temperatura ambiente sem frio intenso ou calor intenso, se mantem conservado por muito tempo por meses!!!O ideal é perguntar ao vendedor que lhes forneceu qual é a data d efabricação e o prazo de validade após aberto!!!O ideal é que após o GA3 preparado, que se consuma o mesmo em 30 dias para ~que não haja perda de sua eficácia e de suas propriedades!!!A galera pode preparar a quantidade exata de quanto utilizará que não haverá desperdício ou então sobrará muito pouco!!!!A áua destilada amornada facilita na diluição do GA3!!!
Quem aqui quiser saber sobre a utilização do AIB pode perguntar pra mim, pois tb tenho experiência no enrraizamento de folhas de Dioneias e de caules de Nepenthes da espécie Alata vs N. Ventricosa por enxertos e estaquias!!!Caso queiram saber mais sobre o AIB (Acido Idol Butírico, abram um outro tópico no forum!!!
Um abraço!!!


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Sua colaboração vai ajudar muitos membros inclusive eu que pensava ter uma boa taxa de germinação dissolvendo na água e misturando no agitador...se as sementes tem cascas duras...tb as colocava pra "dar uma voltinha" no agitador tb.

Provavelmente fazendo de acordo com o que você disse as taxas de germinação vão aumentar ainda mais, obrigado : joia :

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
rbarbusci
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 13 Dez 2012, 08:25
Localização: rio de janeiro
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por rbarbusci »

Valeu Philippe,

Queria ter um filho assim!!! :lol:

Ricardo


"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos."
(Bob Marley)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem