Como fazer uma geladeira que não utiliza energia elétrica?

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Como fazer uma geladeira que não utiliza energia elétrica?

Mensagem por gasagarcia »

E se utilizássemos do processo de resfriamento de forma mais avançada com vasos de barro, como mostrada nesse vídeo, para mante-los refrescados? Acho que seria bem mais eficiente e poderia-se até utilizar disso para fazer a dormência ou algo do gênero...

[BBvideo 640,480][/BBvideo]


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Esse sisteminha é legal, poderia ser testado em darlingtonia que tem esse problema com raízes quentes. Mas o problema é adaptar isso à ela...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gabriel -
gasagarcia escreveu:E se utilizássemos do processo de resfriamento de forma mais avançada com vasos de barro...para mante-los refrescados? Acho que seria bem mais eficiente e poderia-se até utilizar disso para fazer a dormência ou algo do gênero...
Gostei da ideia Gabriel, e o que é melhor; fácil de fazer e utiliza materiais baratos.

Fernando -
WFERnando escreveu:Esse sisteminha é legal, poderia ser testado em darlingtonia que tem esse problema com raízes quentes. Mas o problema é adaptar isso à ela...
Que adaptações sugere para seu uso com Darlings, Fernando?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom, ao meu ponto de vista o problema continuaria sendo o principal das darlingtonia: "cabeça quente" e "pés frios".
Será que mesmo em sol direto ele resfriaria o bastante para manter as raízes frescas? É uma coisa a se testar... Quem sabe as sementes de darlingtonia germinem aqui (de novo) e eu tenha mudinhas para testar hehehe


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Pablo Sakaki
Newbie
Newbie
Mensagens: 18
Registrado em: 22 Ago 2012, 19:57

Mensagem por Pablo Sakaki »

Aqui eu uso esse sistema para tulipas (também precisam de solo mais frio) para não precisar mai colocar cubos de gelo na terra durante o dia.
Com o tempo fiz algumas adaptações...
No começo eu plantava diretamente no vaso de barro interno, mas fui percebendo que o solo não estava resfriando.

:badidea: Então cogitei que, para o sistema funcionar melhor, precisaria haver ainda um espaço com ar e/ou água entre o vaso interno e a planta.
Agora as minhas tulipas são plantadas em vaso de plástico e depois as coloco dentro do vaso de barro com um pouco de água.

-O vaso de plástico tem que possuir bordas que vedem completamente o espaço entre ele e o vaso de barro interno.
-Pelo que tenho observado, esse sistema consegue refrigerar apenas água ou ar. Mas a presença de água no fundo parece mais essencial para manter o substrato menos quente.

Será que deu pra entender? Rs

Depois disso, é só colocar no sol e deixar ele fazer seu trabalho... :sol2:

Não tenho câmera digital, mas se eu conseguir alguma emprestada coloco foto de como fica....

Ah... esqueci de comentar que acredito que esse sistema pode dar certo com as Darlingtonias sim! Pelo menos eu, quando conseguir uma, vou colocar na "geladeira que não precisa de eletricidade"


"Não há uma trajetória estabelecida para nós.
A cada novo momento, temos de encontrar nossa própria trajetória."

Shunryu Suzuki
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem