Meu primeiro leaf-cutting em Pinguicula

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Meu primeiro leaf-cutting em Pinguicula

Mensagem por rdrgobra »

Olá amigos, ganhei algumas folhas de Pinguicula (P. esseriana, P. gigantea, P. primuliflora e P. "Weser") da Karina Longo (PCBR) para tentar obter algumas mudas através do processo de leaf-cutting. O resultado da experiência vocês veem logo abaixo:

A esquerda temos P. primuliflora e a direita P. gigantea. Acima temos P. "Weser" e abaixo P. esseriana.

[img]http://farm9.staticflickr.com/8227/8487 ... 7442_z.jpg[/img]

Se tudo correr em dentro de 2/3 semanas as folhas já terão brotado. Torcam por mim pessoal, pois esta é minha primeira tentativa de leaf-cutting neste género de PC.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Eh isso aí, logo logo você vai ter mtas mudinhas da spingas.
Bom cultivo.
Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

As quatro pegam com muita facilidade. Tenta usar uma estufinha p/ não ressecar as folhas!
Boa sorte!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

:magico2: Eu prevejo... um tapetinho de pings se formando!!! :magico2:

:lol: Boa sorte Rodrigo, quero ver os resultados.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Muito obrigado pela torcida pessoal, é sempre bom poder contar com o apoio dos amigos :dance3: . Agora só para mostrar que estou empenhado em me aprimorar nos leafs de Pinguicula deixo logo abaixo mais 2 que fiz com folhas de outras Pings aqui de casa:

Da esquerda para a direita temos P. "Aphrodite" e P. Tina x emarginata

[img]http://farm9.staticflickr.com/8235/8489 ... 2167_z.jpg[/img]

Até a próxima e fiquem na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bem amigos, eu tenho boas e más notícias para dar a vocês. Começando pelas más, anúncio que perdi os leafs de P. esseriana, P. gigantea e P. x "Weser", todos eles não conseguiram gerar nenhuma muda :( , mas a P. primuliflora que ganhei da Karina Longo (PCBR) esta indo muito bem obrigado :D . No mesmo vaso que ela, eu plantei cerca de 7 mudas da mesma espécie de Ping, obtidas junto a uma planta que comprei do Orquidário MV, conforme a foto abaixo:

[img]http://farm9.staticflickr.com/8247/8542 ... d3bc_z.jpg[/img]

E a coisa não para por aí, pois ainda há mais mudas de P. primuliflora a caminho. Pelo visto esta PC irá virar praga por aqui :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Uhuuuuuuuuuul... :dance3: :dance3: :dance3:

Opa! você tem PPP no seu cultivo!

Pinguicula
Primuliflora
Praga

:kkkk2:
kkkkk
Você gosta mesmo de pings, não? :lol: Quais espécies de ping você tem atualmente?
Pena que perdeu os leafs das outras, você pode tentar adquirir plantas adultas dos leafs que não vingaram :)

Ps: aproveitando que o assunto é pinguicula, O Fabrício me contou sobre um falecido cultivador de pings no MS, dizem que ele era muito bom cultivador, sei que ele tinha muitas e muitas espécies de pinguiculas diferentes, o que me anima bastante, pois o clima de MT e de MS é idêntico, o que significa que aqui também seria possível cultivar as espécies que ele cultivava, certo? :D
Você saberia onde posso encontrar a growlist dele para poder ver as espécies?
Editado pela última vez por vitordv em 09 Mar 2013, 16:07, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

vitordv escreveu:Opa! você tem PPP no seu cultivo!

Pinguicula
Primuliflora
Praga
PPP é de lascar, gostei dessa Vitor :lol: .
vitordv escreveu:Você gosta mesmo de pings, não? :lol: Quais espécies de ping você tem atualmente?
A propósito, em meu cultivo, além da P. primuliflora, eu tenho; P. x "Aphrodite" (agnata x moctezumae), P. gigantea, P. "Tina" x emarginata e ainda vem mais por aí, aguarde e verá :mrgreen: .

Obs.:
vitordv escreveu:aproveitando que o assunto é pinguicula, O Fabrício me contou sobre um falecido cultivador de pings no MS, dizem que ele era muito bom cultivador, sei que ele tinha muitas e muitas espécies de pinguiculas diferentes, o que me anima bastante, pois o clima de MT e de MS é idêntico, o que significa que aqui também seria possível cultivar as espécies que ele cultivava, certo? :D
Você saberia onde posso encontrar a growlist dele para poder ver as espécies?
O Carlos Tatsuta (esse é o nome do falecido cultivador de PCs matogrossense) era membro do PCBR e acredito que sua Growlist se encontre ali. Dê uma procurada lá e caso não a encontre o que procura, me comunique por MP que tento localizá-la e depois te informo o link para o tópico dele.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Realmente é chato quando a gente perde germinações.

A minha gigantea que deu dois brotos estão de vento em popa e ainda por cima um dos brotos viraram 2.

Os leaf cutting que fiz com algumas folhas delas também estão indo, ainda não sei dizer quantas mudas darão.

Agora a sethos que consegui germinar dão mudas aos montes naturalmente.

Realmente não dá para entender.


Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal Rodrigo, logo os teus vasos estarão bombando de plantas, e conseguirá colher os frutos daqui um tempo, só alegria :P


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem