Nepenthes na chuva

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Nepenthes na chuva

Mensagem por rdrgobra »

Amigos estou com uma dúvida e conto com a experiência de vocês; todas as minhas Neps estão no tempo e posso lhes dizer que vaõ muito bem obrigado. Minha preocupação é que esta previsto 6 dias seguidos de chuvas torrenciais, na região aonde moro, e temo por aquelas que estão cultivadas no Sphagnum, pois este musgo absorve muita água e, sendo assim, penso em trocá-lo por chip de coco (tratado). Minha N. alata esta num vaso com este substrato há mais de 3 meses e não notei nada de anormal com ela.

E aí amigos devo proceder com a troca de substrato, pois a chuva esta chegando e o tempo urge?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Apesar de não ser perito em nepenthes, diga uma coisa. Qual a composição do substrato?
Outra coisa, os vasos ou aonde estão plantadas tem pratos, etc?


Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo - Além do Sphagnum o substrato contêm areia e, quanto aos vasos todos tem furos nos fundos. A minha preocupação é porque esa mistura absorve muita água e, só para você ter uma ideia as Neps cujos vasos possuem o musgo são regadas a cada 3 dias, pois se regá-las em menos tempo o substrato fica todo empapado. Já a N. alata isso não acontece, por isso pretendo efetuar a troca.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo,

Na minha opinião seis dias de chuvas torrenciais não farão diferença para as Nepenthes e nem para o substrato. Me preocuparia se fossem trinta dias ou mais. Aí sim o substrato poderia ficar comprometido.

Pode completar o substrato dos vasos com uma camada de chips/fibra de coco. Essa providencia simples vai impedir que o sphagno fique encharcado.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:Na minha opinião seis dias de chuvas torrenciais não farão diferença para as Nepenthes e nem para o substrato. Me preocuparia se fossem trinta dias ou mais. Aí sim o substrato poderia ficar comprometido.
Agora estou mais sossegado, valeu pelo conselho amigo.
MarcielS escreveu:Pode completar o substrato dos vasos com uma camada de chips/fibra de coco. Essa providencia simples vai impedir que o sphagno fique encharcado.
Taí algo que não passou pela minha cabeça, vou pensar no assunto e ver se tal procedimento compensa ser feito.

Obs.: As plantas estão embaixo de uma Mangueira o que proporciona uma sombra agradável além de amenizar parte da água da chuva que cai nas plantas. Isso sem falar no nível de umidade que se mantêm bem alto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Obs.: As plantas estão embaixo de uma Mangueira o que proporciona uma sombra agradável além de amenizar parte da água da chuva que cai nas plantas. Isso sem falar no nível de umidade que se mantêm bem alto.

Abs,

Rodrigo F. Costa[/align]
Rodrigo,

Nesse caso eu nem me preocuparia muito, a mangueira deve conter uma boa porcetagem da água que iria cair no substrato das nepenthes.


Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
netoseva
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 146
Registrado em: 08 Set 2010, 00:16
Localização: araçatuba. sp
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por netoseva »

coloca as suas neps dentro de casa para nao tomar chuva, ja que esta com medo da chuva, e ja q vai chover nao vai ter sol intao, deixa elas dentro de casa ow na varanda sei la, assim evita a mao de obra de troca os substratos ^^


Grato.
Netoseva
msn: netoseva@hotmail.com
face: luiz walter costa neto
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

As minhas ficam na chuva e adoram também.
Eu só fiz furos laterais no vaso pra me certificar mesmo de que não vai ter acúmulo de água. E tem dado certo... No outro dia o substrato está apenas úmido.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

aqui,deixo algumas especies na chuva,normalmente as que curtem um clima mais inter..


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem