Turfa de sphagnum ou sphagnum?

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Turfa de sphagnum ou sphagnum?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Eu consegui localizar turfa de sphagnum sem fertilizantes. Com pH de 4 o que é uma boa acidez.
Eu sei que a empresa importa da Europa.

Agora vem a pergunta para os veteranos.
O que é melhor para o substrato sphagnum ou turfa de sphagnum?



Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olha Paulo eu não me considero um veterano no cultivo de PCs, porém já li muita coisa a respeito da turfa. Nos EUA, Europa, Austrália, Japão etc este é o substrato padrão, sendo tão bom quanto o Sphagnum.

Para semear ele aparenta ser melhor pois deixa a superfície bem uniforme, sem vãos que permitiriam as sementes serem enterradas não vindo a germinar. Se usar perlita ou areia, aí sim o substrato ficará show.

O único empecilho que vejo para seu uso é que o mesmo é muito caro se comparado com o musgo, situação inversa a dos cultivadores estrangeiros aonde a turfa é relativamente barata e o Sphagnum seco ou vivo custa um bom dinheiro.

Se tem facilidade de encontrar esse substrato e o mesmo esta num preço razoável, faça bom proveito do mesmo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Quando utilizei turfa de sphagnum, comprado de um vendedor de Holambra, percebí que a grande diferença está na apresentação do produto e na facilidade que isso propicia para o cultivo de algumas pcs.

A turfa de sphagno é apresentada com granulometria fina e homogênea, quase um pó. Para o cultivo de Droseraceaes e germinações é uma mão na roda. Considerando que o material venha pré-esterelizado.

Para Nepenthes eu não gostei muito, compactou demais. Talves misturando a turfa ao chips de coco resolva esse problema.
Hoje, parte das minhas Neps (epifitas) estão hoje em um mix de sphagno fibra longa + chip de coco, e a outra parte (terrestres) estão em sphagno + perlita.

A grosso modo é tudo sphagnum, heheh! :mrgreen:

Abç

Se for a um bom preço eu compraria para utilizar em alguns gêneros de pcs.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ressucitando o tópico; E aí Paulo, você comprou esta turfa? Se sim, qual sua opinião sobre este substrato?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:Ressucitando o tópico; E aí Paulo, você comprou esta turfa? Se sim, qual sua opinião sobre este substrato?

Abs,

Rodrigo F. Costa
Rodrigo,

Eu não comprei por falta de espaço. Mas com certeza farei isso até o final do ano.
Penso que a turfa + sphagum + areia média de filtro de piscina dê um bom substrato.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem