Termostato - meu novo brinquedo

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Termostato - meu novo brinquedo

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Como minha estufa esquenta demais eu coloquei um ventilador como exaustor de 110v (cooler ou no primórdios da informática eram fans) e ele ligava junto com as lâmpadas e a temperatura abaixou. Eu tenho um timer que liga as 6hs e desliga as 20hs dando 14 horas de luz, são 4 tubulares de 20w, sendo 3 de 6400k e uma de 3500k.

O problema é que o ventilador ficava ligado por todo o tempo em que a luz estava ligada e não havia necessidade disso, então comprei um termostato que é o modelo abaixo.
[thumbnail]https://www.engineershop.net/qita/wenkong1.jpg[/thumbnail]
Eu fiz questão de comprar com escala Fahrenheit porque todos que encontrei tem uma precisão de um grau seja celsius o fahrenheit. Como comparativamente a escala fahrenheit é menor que a celsius acabei optando por ele, onde eu consigo uma precisão maior na escala celsius.

Esse termostato chegou na semana passada, mas devido a compromissos apenas hoje eu instalei e fiz o setup da seguinte forma;
89ºF = 31.7ºC o ventilador é ligado
86ºF = 30ºC o ventilador é desligado

Pela manhã foi estranho, porque enquanto a temperatura externa estava abaixo dos 30ºC a temperatura na estufa subia e o ventilador ligava e desligava uns 5 minutos depois, isso aconteceu umas 5 vezes.
Depois das 10:30hs a temperatura externa subiu muito e com isso a interna também e o ventilador ligou direto e a maior temperatura que tive foi 91ºF = 32.8ºC, até que no final da tarde a temperatura externa voltou a cair e por um tempo aconteceu a mesma coisa da manhã. No final por volta das 19hs a temperatura externa abaixou bem e o ventilador não ligou mais.

Eu deixei o sensor do termostato no meio da estufa e numa altura de 23cm sendo que a altura total da estufa é 40cm.

Para encerrar no momento que escrevo esse tópico a temperatura dentro da estufa é 81.3ºF o que dá uns 27.3ºC.

É isso aí, gostei do termostato e é fácil de ajustar.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
maxabbr
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Nov 2012, 15:06
Localização: RS

Mensagem por maxabbr »

Paulo, muito legal esse relato. Você poderia fornecer fotos da sua estufa para quem, como eu, nunca se aventurou a montar uma?


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

banzan escreveu:Otimo projeto Paulo, é mt bom saber usar a tecnologia. você tem uma base de custo para implantar um sistema como este
Se não me engano o custo do ventilador é R$ 25 + transporte comprado no ML, o termostato no ML é uns R$ 70, mas esse eu comprei direto da China por U$ 20.
maxabbr escreveu:Paulo, muito legal esse relato. Você poderia fornecer fotos da sua estufa para quem, como eu, nunca se aventurou a montar uma?
A história de minha estufa você acha nesses dois links primeiro-projeto-de-estufa-t317.html" onclick="window.open(this.href);return false; esse é de quando construí a estufa e nesse upgrade-na-minha-estufa-t2755-10.html" onclick="window.open(this.href);return false; quando fiz um upgrade nela.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ficou legal o projeto com a adição deste termostato Paulo, e você ainda por cima vai ter uma economia significativa com a água, pois da forma como estava antes (ventilador ligado direto) o consumo deveria estar alto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Ficou legal o projeto com a adição deste termostato Paulo, e você ainda por cima vai ter uma economia significativa com a água, pois da forma como estava antes (ventilador ligado direto) o consumo deveria estar alto.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Rodrigo,

Nesse verão, justamente a principal causa que me fez colocar o termostasto foi o absurdo de agua que eu precisava repor todos os dias.
Se desse moleza em dois dias as plantas ficavam secas e eu também perdia a umidade da estufa.


Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gostei. : joia :

Cultivo Hi-Tech é outra história neh Paulo. 8-)


Abç


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Bem interessante esta ferramenta, muito util!
belo investimento, mas e a estufa, as plantas estão bombando?
abç.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Nossa, que chic (A cara da Riquesa :lol:)
Até eu chegar a esse ponto levará mais alguns aninhos :lol:
Também quero saber como estão as plantas, com toda essa chiqueza devem estar crescendo rápido :D


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Em primeiro lugar tenho que dizer que estou frustrado.
Desde que chegou apenas duas vezes ele ligou por volta das 11:00hs e só foi desligar as 22:00hs. Teve dias como hoje que ele passou ligando e desligando e o pior teve dias que nem ligou.
Não é que ele esteja com problemas, mas sim o clima aqui que está maluco, para terem uma idéias teve dias aqui que fiquei agasalhado.

Um pouco sobre mim.
Sou um homem que procura respostas para os meus problemas na tecnologia, para terem um idéia trabalho com hardware de computadores desde 1974 e antes disso eu brincava com radios, controles remotos e robótica também.

Agora o que eu detesto em tecnologia
Celular, eu tenho um Nokia comprado a uns 5 anos porque a bateria do anterior pifou e ficava mais barato trocar o aparelho por um novo. Eu não ando com ele, fica aqui do lado e uso o DDD 11 que é para negócios.
Facebook e assemelhados, desses eu fujo apesar de ser cadastrado no Orkut e no Facebook, acho o cumulo certas postagens. Minhas filhas postam fotos de meus netos e me ligam avisando para eu veja. Normalmente o que posto no Facebook são comentários que faço de noticias de jornais ou então promover o fórum e outros.


É isso aí,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:...Em primeiro lugar tenho que dizer que estou frustrado.
Desde que chegou apenas duas vezes ele ligou por volta das 11:00hs e só foi desligar as 22:00hs. Teve dias como hoje que ele passou ligando e desligando e o pior teve dias que nem ligou.
Não é que ele esteja com problemas, mas sim o clima aqui que está maluco, para terem uma idéias teve dias aqui que fiquei agasalhado...
Uma pergunta Paulo; As plantas da estufa estão OK?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem