Como fazer estaquias/poda

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Como fazer estaquias/poda

Mensagem por arquimedes »

Bem, já tínhamos um tópico do amigo Daniel sobre isso,porem as fotos foram retiradas perdendo grande parte da utilidade, então irei traduzir um postar aqui um tutorial a respeito,estou sem plantas para corte no momento:

Propagação Vegetativa de Nepenthes - Cultura de Tecidos e Estaquia

Grandes viveiros utilizam a cultura de tecidos para gerar um grande número de plantas, mas esta não é uma técnica comum para cultivadores amadores devido à dificuldade associada a este método. Além disso, a maioria dos amadores não precisa gerar centenas de clones.

O método mais comum de propagação para a escala de cultivo como hobby ou de pequeno porte é a estaquia. Os detalhes exatos do processo variam consideravelmente entre os diferentes cultivadores, de modo que seguirei o padrão que podem ser facilmente modificados.

Quando efetuar a poda/corte
Os cortes podem ser feitos em qualquer época do ano, mas as estacas retiradas da planta-mãe quando esta está crescendo ativamente parecem ´pegar´ mais rápido e tem maior taxa de sucesso. Isso provavelmente tem mais haver com a saúde e vigor de planta-mãe do que o tempo real de corte. Se a planta-mãe está crescendo bem, as chances são de que a estaca ira bem nas mesmas condiçoes. Se a planta-mãe não está indo bem, a temperatura ambiente muito quente ou muito fria, os cortes/estacas podem não enraizar bem nessas condições.

Qual parte da planta cortar
A situação ideal de propagação é uma planta que tem uma caule grande(alto), folhas amplamente separadas e um broto basal novo. Neste caso, o caule(todo ele ou apenas a ponta apical) pode ser cortado para gerar clones da planta mãe. Se você só quer gerar uma única planta nova, então a ponta ativa de crescimento com 2 a 3 folhas é o melhor material de corte.
O caule da planta-mãe, geralmente re-brota perto da ponta cortada. Vai levar alguns meses até a planta mãe voltar a brotar e ficar apresentável novamente.
Se você quiser gerar um grande número de plantas, então corte o caule inteiro e mantenha apenas o broto basal...

E se a planta não tem uma roseta basal?
As estacas podem ser feitas, mas deixe pelo menos 4 folhas saudáveis no tronco. Se for um tronco longo pode ser melhor para encorajar a planta a produzir um novo broto basal. Se você está tentando propagar uma espécie que gosta de permanecer como rosetas, a propagação ainda é possível, mas é uma operação muito mais delicada.

Substrato
Por meio de enraizamento você precisa usar uma midia solta, ou seja nao compactado, ligeiramente ácido, com pouco ou nenhum nutriente e com boa drenagem.
Produtores experientes usam fibra longa de sphagnum ou a mistura 50:50 de sphagnum fibra longa + perlite ou mistura 50:50 de coco + perlita.
Se você utilizar fibra de coco, certifique se na embalagem do produto diz algo como "esterelizado ou livre de tanino", para assegurar que nada faça mal a planta a longo prazo. Ao comprar sphagnum tenha certeza que realmente nao é outro musgo. Musgo comumente usado para forrar cestos não é sphagnum, não importando o que a embalagem diga.

O meio deve ser umedecido, e não encharcado.


Uma vez que o caule todo foi removido, deixando apenas o broto basal, você precisa decidir como cortar-lo para obter mais clones. A estaca vai crescer a partir de um novo ponto de crescimento (meristema) que fica acima do eixo foliar. Para que isso ocorra, todos os cortes devem incluir um entre-nó, entre uma folha e outra folha ou uma ponta apical. As raízes vão formar-se no local do corte na parte inferior.

Para fazer os cortes, é melhor usar uma lamina bem afiada que faça cortes limpos. Utilize uma lâmina afiada para não esmagar o tronco quando este for cortado. Cortar debaixo de água ajuda a manter o ar longe de forma a nao bloquear a capacidade das veias estaminais de absorver a água.

Nós das folhas. Nós são seções entre duas folhas.

Estaca de um nó. Parecem ser um pouco menos confiável, mas você pode obter as maioria das plantas de um lote de estacas assim. Estacas de um nó são normalmente reservadas para especies fáceis de propagar.

Estaca de dois nós. Corte a menor folha e mantenha o tronco na vertical em um pote com o menor nó enterrado e o nó superior e folha sobre o nível do solo. Estes tendem a ser um pouco mais bem sucedido do que estacas de um nó.

Estaca de três nós . São o mesmo que estacas de dois nós, exceto que duas folhas podem permanecer no corte. O caule é plantado verticalmente, com as duas folhas acima do solo e um abaixo do solo. Estacas de 2 a 3 nos são as melhores opções para as partes mais antigas do caule, que não são tão robustas como as seções recentes.

Alguns produtores sugerem o corte das folhas ao meio, deixando assim apenas a metade da folha mais próxima da haste. A razão para o corte da folha na metade é a redução da transpiração a partir da folha e, portanto, reduzindo a possibilidade de que o corte vá secar. No entanto, se as estacas são seladas num saco de plástico, que garante humidade muito elevada, esta não é necessária. Jarros também podem ser deixados se desejar, mas eles geralmente atrapalham na hora de colocar a planta em volta em num saco, então eu geralmente os removo

Alguns produtores dividem a haste para cima cerca de 10 mm´abrindo`ou a parte do caule que envolve a gema. Fazê-lo debaixo de água e de tal forma que a lâmina NUNCA está apontado para qualquer de suas partes do corpo. Depois de dividida, enfiar um pequeno tufo de sphagnum na fenda para manter os lados do caule(que foi aberto e separado da gema) mais ou menos separados.Isso vai de especie para especie,podendo ou nao facilitar o enraizamento

Tratamento por corte: As estacas devem ser rotuladas (incluindo a data em que o corte foi feito) e fechada em um saco plástico. O saco de plástico irá garantir que os cortes não vao secar. O saco deve ser colocado em uma área bem iluminada, mas fora do sol direto.

[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... sFig11.jpg[/img]
[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... sFig21.jpg[/img]
[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... gsFig0.jpg[/img]
[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... litEnd.jpg[/img]

Fonte:

https://www.carnivorousplants.org/howto ... ttings.php" onclick="window.open(this.href);return false;


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Lucca.

Ficou ótimo o tópico. 8-)

Abç

ps dei uma editada e fiz algumas correções.


arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Obrigado Marciel :mrgreen:
Tenho que voltar a fazer mais topicos.... :roll:


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Devido a sua importância a partir de hoje este tópico será fixo. Valeu pela contribuição, Luca : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ontem zapeando pelo CPUK me deparei com um tópico em que um membro pedia ajuda na hora de realizar uma poda em sua Neps e de como fazer algumas mudas através de estacas. Disponibilizei um link do ICPS, que continha a informação que ele tanto almejava, e dei o assunto por encerado.

Hoje retornei ao fórum e reparei que havia uma nova mensagem naquele tópico e, ao adentrar nele, vi que a postagem recente havia sido adicionada por outro membro com o objetivo de complementar as informações que eu disponibilizará, mas a dica veio na forma do vídeo abaixo:

[youtube][/youtube]

Achei o mesmo tão instrutivo que resolvi disponibilizá-lo aqui também, por entender que seria uma contribuição a todos os membros daqui que ainda tenham algum receio na hora de podar/fazer estaquias de suas Neps. O vídeo esta em inglês, porém é fácil entender o que o cidadão faz com a planta.

Espero que gostem pessoal, até a próxima e fiquem na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
rbarbusci
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 13 Dez 2012, 08:25
Localização: rio de janeiro
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por rbarbusci »

Por acaso alguém aqui fez experiências com enraizadores?

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

como não tenho experiência, qualquer comentário será válido.

Agradeço desde já!


"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos."
(Bob Marley)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Ricardo, aqui no fórum sei de antemão que alguns foristas veteranos fazem uso de um produto chamado "Superthrive", para garantir um maior sucesso em suas estacas de Neps, mas não sei se o mesmo se enquadra na categoria de "enraizador". Faz o seguinte; esperemos um pouco mais a opinião dos "nepentheiros de carteirinha" de nossa comunidade, pois aí tenho certeza que sua sua dúvida será sanada.

Obs.: Para uma melhor organização do fórum, eu promovi a fusão do seu tópico com este que fala do método de estaquia em Nepenthes.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Ricardo.

Se fizer o procedimento de estaquia de forma correta, nem precisa de enraizadores. Mas se quiser usar, não haverá problemas. 8-)

O mais importante é aumentar a área do caule em contato com o substrato, para facilitar o enraizamento.

O 'Superthrive' mencionado pelo Rodrigo, assim como o enraizador, otimiza o transporte da seiva bruta na planta, mas é mais um complexo vitaminico.

Abç.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

O tópico está muito bom e muito explicativo.

Agora fico com uma pergunta, dá para usar água como enraizador?
Eu pergunto isso porque eu li em algum lugar sobre isso e até em um dos tópicos em que o Rodrigo foi humilhado em que é mostrado uma estufa externa dá para ver estaquias dentro de vidros apenas com liquido.

O método apresentado nesse tópico com uso de sphagum eu já fiz, na minha primeira tentativa de 4 estaquias 3 deram certo.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Paulo, eu obtive sucesso com 2 espécies diferentes. Fiz estacas e deixei que enraizassem dentro de garrafas de cervejas com água pura do poço. Talvez a cerveja tenha dado uma ajuda :lol:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem