Fertilizantes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Fertilizantes

Mensagem por Aloysio »

Quem usa fertilizantes químicos em suas carnívoras com sucesso?


Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Oi Aloysio,
Acho que não entendi bem a pergunta. Fertilizantes em carnívoras? Digamos que não é conveniente adicionar compostos orgânicos nos substratos das carnívoras. Elas vivem, por natureza, em solos pobres nesses compostos. : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Bom acho que ele quis dizer alimentação inorganica , tipo aquele pessoal que coloca adubo em pequena dosagem dentro dos ascideos das nepenthes , embora eu não irrisque .


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Caio Vinicius escreveu:Oi Aloysio,
Acho que não entendi bem a pergunta. Fertilizantes em carnívoras? Digamos que não é conveniente adicionar compostos orgânicos nos substratos das carnívoras. Elas vivem, por natureza, em solos pobres nesses compostos. : joia :
Pois é, Caio, mas não acredito que todas as carnívoras absorvam com a mesma facilidade todos os principais nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio). Todos os solos de origem são igualmente pobres em cada um dos nutrientes?
Nepenthes cultivadas indoor quase não apanham insetos. Tenho que alimentá-las com insetos? Não posso fazê-lo artificialmente?
Tenho certeza que alguns membros do fórum usam ou usaram fertilizantes. Gostaria de saber de suas experiências.
Abraço, e obrigado por responder.
kio92 escreveu:Bom acho que ele quis dizer alimentação inorganica , tipo aquele pessoal que coloca adubo em pequena dosagem dentro dos ascideos das nepenthes , embora eu não irrisque .
Por exemplo isso.
Obrigado Kio


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sempre ouvi dizer que cultivar PCs em substratos com muitos nutrientes não dava certo. Na tentativa de desmistificar essa "verdade absoluta" semeei algumas sementes de D. intermedia em turfa fértil e estou esperando para ver se dali sai alguma coisa. Se germinarem e se desenvolverem, crio um tópico para relatar minha experiência.

Obs.: As sementes de D. intermedia que usei nesta experiência foram compradas no ML, não vindo de doações do fórum. Jamais faria experiências com aquilo que me foi doado de bom grado, OK.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Aguardo ansioso o resultado de sua experiência, Rodrigo.
Obrigado.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pode deixar comigo Aloysio, se tudo der certo tenho certeza que todos irão gostar do tópico.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Já vi pessoas que ultilizam fertilizantes dentro das armadilhas das heliamphoras, mas agora se funciona realmente não sei, o negocio é manter as plantas em ambiente o mais propicio possivel comparado com o habitat natural e se não ouverem presas, colocar os insetos nas armadilhas. Acho que é a melhor maneira, mas testes com fertilizantes são bem vindo, eu não serei o primeiro a tentar kkk.
Já ví tambem pessos que usam fortificantes para orquideas em nepenthes, mas em menor quantidade.
Medidas e nomes dos produtos eu não me recordo :roll:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Vou me repetir, eu já escutei duas histórias sobre nepenthes em solos orgânicos e é de gente aqui do fórum.

1- Deram de presente uma nepenthes para alguém que colocou terra com humus no vaso e a planta cresceu e deu ascídios.

2- Mesma situação acima, só que quem recebeu o presente, plantou no chão e aconteceu a mesma coisa.

Então é isso, de qualquer forma eu não me arriscaria, a menos que eu tenha diversas plantas iguais.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Tambem nao arriscaria,prefiro cultivar do modo convencional,porem ja vi nepentheiros bem experientes usando e tendo resultado com osmocote,umas bolinhas que eram colocadas uma vez por ano ,uma quantidade de 10 bolinhas nos cantos dos vasos,e eram absorvidas pelo substrato
Veja uma experiencia feita por gringos
https://www.cpukforum.com/forum/index.p ... topic=9457" onclick="window.open(this.href);return false;


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem