Enxerto em Nepenthes??

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Enxerto em Nepenthes??

Mensagem por arquimedes »

E ai pessoal,estou eu,foleando um livro sobre plantas em geral,(pois a aula te mat estava chata.. :roll: )entao me deparei com uma tecnica de fortalecimento/propagaçao,chamada enxerto,que de explicando de forma groceira, é fundir uma planta na outra
[img]http://i1100.photobucket.com/albums/g41 ... Image1.jpg[/img]
Oque acham,isso seria viavel com nepenthes?Achei um unico exemplo em um site gringo funcional
https://carnivore.ic.cz/fotky/pokusy/ne ... fault.html" onclick="window.open(this.href);return false;
e a foto dela depois....https://pitcherplants.proboards.com/ind ... hread=7521" onclick="window.open(this.href);return false;

: joia :


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
teus-42
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 203
Registrado em: 25 Out 2011, 15:01
Localização: Guará II -DF
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por teus-42 »

Maaanow Boto fé nessas coisas tipo encherto, polinização cruzada...
Enfim, se o cara conseguiu... Nem tenho o que dizer, mas vamos esperar outros membros aparecerem aí!

T+


Se bem que as plantas podiam invadir o mundo...

Sempre Alerta
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

E ai...
Tudo certo?

Bom sempre me perguntei se seria algo viável.. =D...

Imagine uma highlander em cima de uma lowlander... Será que seriam mais tolerantes a temperatura?
Nesse lado seria muito viável... Seria também se o resultado acelerasse o crescimento.

O problema é que não tem nenhum estudo em cima disso... =[... (não achei pelo menos...)

Ah.. teria que ver quem herda o que de quem...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

alguém explica direitinho pq eu não consegui entender nada, nem com o site, nem com a imagem...


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

mx_joao escreveu:alguém explica direitinho pq eu não consegui entender nada, nem com o site, nem com a imagem...
...
A enxertia é a união dos tecidos  de duas plantas , geralmente de diferentes espécies , passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo ). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água  e nutrientes  e a adaptação da planta às condições do solo , clima  e doenças . O seu desenvolvimento é rápido, o que facilita a reconstituição de um plantio perdido por pragas .
A enxertia pode ser feita por vários métodos, sendo os mais comuns a encostia, a borbulhia, a garfagem  com suas variações, conforme a planta, pois cada espécie se adapta a um tipo. Tem inúmeras vantagens como, por exempo, o consílio de características várias numa só planta.

A enxertia nem sempre dá certo, porém existem plantas de fácil cultivo, como pingo de ouro e ibisco. : joia :

Ref: Wikipédia


mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Hum, ainda está meio obscuro isto... vou procurar mais por conta própria, obrigado Marciel.

PS: Qual a vantagem de fazer isto?


Avatar do usuário
teus-42
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 203
Registrado em: 25 Out 2011, 15:01
Localização: Guará II -DF
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por teus-42 »

"criar" uma planta mais bela, ou mais resistente, ou que cressa mais rápido... Enfim para cruzar duas expécies para alguma coisa... (me corriam se estiver errado)

T+


Se bem que as plantas podiam invadir o mundo...

Sempre Alerta
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

O objetivo é utilizar o sistema radicular de uma planta mais resistente para suprir as necessidades de uma outra planta de dificil cultivo e que não se adapte ao meio em que se deseja cultivar.

Tambem é esperado que o 'cavalo' transmita a outra planta, parte da adaptação que tem ao ambiente local.

Dá para fazer com nepenthes? Dá sim. :ugeek:

Alguem se habilita a cortar uma high só para ver se dá certo? :mrgreen:


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

MarcielS escreveu: Alguem se habilita a cortar uma high só para ver se dá certo? :mrgreen:
A N. x ventrinermis que se cuide : tony :

Gostei muito deste método, vou tentar ultiliza-lo.

Imaginem ter uma nepenthes aduta com uns 3 galhos de de nepenthes diferente na mesma planta :shock:
Sei la se é 'viagem' mas nao custa tentar :mrgreen:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Gabriel Porto
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Jul 2011, 16:54
Localização: Currais Novos, RN, Brasil

Mensagem por Gabriel Porto »

Tenta com algumas plantas mais comuns e de fácil cultivo e adaptação, depois, se tudo correr bem, vai tentanto com outras espécies mais raras e difíceis... Na técnica de enxertia não é raro ver plantas morrerem mesmo que tudo seja feito corretamente... Aqui, um tio meu faz com roseiras e ele disse que depende do "humor" delas para a coisa dá certo

Ainda bem que plantas não tem TPM. :lol:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem