Proteção para substrato

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Proteção para substrato

Mensagem por Daniel Souza »

Olá pessoal,
A simplicidade das coisas é algo que realmente me surpreende muito, o simples e funcional geralmente é incrivel.

A alguns anos durante o verao enfrento diversos problemas como o substrato secando muito rapido durante o dia, gerando risco da planta sofrer estresse hidrigo e ou morte. A camada superficial do substrato resseca muito rapido mesmo minutos após as regas impedindo o brotamento de sphagnum.

Aproveitando a pergunta do amigo Marciel no topico da minha "green house":
MarcielS escreveu:Agora diz aí Daniel, o propósito do plastico cobrindo o substrato somente de algumas plantas. :!: :mrgreen:
Olá Marciel, aproveitando a tua pergunta para explicar direitinho.
Bom, na verdade são varios os propositos, dentre eles a proteção da superficie do solo contra ressecamento demasiado, favoreciemento para o desenvolvimento de Sphagnum, aumento no intervalo entre regas são um dos motivos que me levaram a usar esse plastico.
Fiz assim, coloquei um pedaço de plastico transparente cobrindo toda a superficie do vaso, nao amarrei o plastico na superficie, apenas cobri ela com o plastico.
Imagem

Metade do plastico precisa 1/2 parte cortada, a final de contas no centro do vaso tem um tronco :mrgreen:
[thumbnail]https://i558.photobucket.com/albums/ss2 ... 6185-1.jpg[/thumbnail]

Graças a isso a umidade é mantida na superficie do substrato favorecendo o crescimento e desenvolvimento de Sphagnum ;)
[thumbnail]https://i558.photobucket.com/albums/ss2 ... C06187.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://i558.photobucket.com/albums/ss2 ... C06188.jpg[/thumbnail]
A superficie de Sphagnum verde nos vasos além de reduzir a temperatura do solo favorece o aspecto estetico e aumenta a umidade.

Em fim, para quem precisa viajar ou se ausentar por algum tempo, mas tem receio que o substrato seque mais rapido do que deveria esta é uma boa forma de garantir a evaporação mais lenta.

Para quem esta passando por problemas referentes ao substrato estar ressecando muito rapido no verao está aqui uma solução.

Esse detalhe que mostrei a voces fez uma enorme diferença na qualidade do meu cultivo :magico2:
fica a dica ^^

T+


guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Muito boa essa dica,estava até suspeitando que o plastico servisse para isso...pena que so servirá para as nepenthes e talvez sarras...se eu colocar minhas droseras em um plastico fechado desse jeito em pleno sol elas vão morrer cozinhadas :roll:
t+ : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Bom, mas não iria funcionar no caso de droseras ou bog, né? Eu tenho um bog aqui, começando ainda, mas eu reparei que está esquentando demais, eu vou ver se consigo fazer uma proteção pro vaso, que é preto, não esquentar muito... :?


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

\o/ \o/ \o/
Valeu Daniel !
Cara ...
Com certeza usarei aqui em algumas nep's quando for viajar ou me ausentar !
Boa sorte !
T+

ps : coloca qualidade neste cultivo que demonstra para agente !


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Essa técnica também ajuda à não desperdiçar água...nem quero imaginar a quantidade em litros d'água que se perdeu graças à evaporação...
t+ : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
pedromegale
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 569
Registrado em: 11 Set 2011, 13:13
Localização: Belém - Pará - Brasil

Mensagem por pedromegale »

Valeu daniel, boa dica, será que funcina contra pássaros ladrões de sphagnum?
T+


[url=http://plantas.carnivoras.com.br/pedromegale-growlist-wishlist-t1626.html]Growlist/Wishlist[/url]
[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1646.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Hahahah, já tinha deduzido a função, rs, e que seria mais um ótimo tópico de técnica de cultivo!
Como disse, por vezes as soluções estão nas coisas mais simples.

Muito bom Daniel! Excelente tópico! : joia :


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito boa a técnica, e simples! o danado do Sphagnum cresce adoidado em lugar abafado e umido.

Eu usei algo parecido, só que com sacolas para proteger as plantas do ataque dos sabiás :twisted:

Vlw Daniel.
abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

guigacaldeirão escreveu:Muito boa essa dica,estava até suspeitando que o plastico servisse para isso...pena que so servirá para as nepenthes e talvez sarras...se eu colocar minhas droseras em um plastico fechado desse jeito em pleno sol elas vão morrer cozinhadas :roll:
t+
: joia :

É que sou mais focado em Nepenthes, mas se fosse focado em Droseras .... Mas mesmo assim com um pouco de criatividade se consegue fazer adaptaçoes aceitaveis, por exemplo e se no lugar do plastico for colocado uma proteção fina de isopor? ;)
Valeu
T+
Igor_souz4 escreveu:Bom, mas não iria funcionar no caso de droseras ou bog, né? Eu tenho um bog aqui, começando ainda, mas eu reparei que está esquentando demais, eu vou ver se consigo fazer uma proteção pro vaso, que é preto, não esquentar muito... :?
Porque não, que tal buscar uma forma de adaptar a ideia ao invez de descarta-la de imediato?
Eu nem costumo ter Bogs como esses que voces fazem, mas no teu lugar resolveria o problema faci facil utilizando uma caixa de isopor ao invés de utilizar vaso, o legal é que por se tratar de isopor pode ser cortado da forma que for preciso, além disso isopor é isolante termico, não acumula calor e é possivel achar caixas de isopor de diversos tamanhos 8-)
T+
MathFunke escreveu:\o/ \o/ \o/
Valeu Daniel !
Cara ...
Com certeza usarei aqui em algumas nep's quando for viajar ou me ausentar !
Boa sorte !
T+
ps : coloca qualidade neste cultivo que demonstra para agente !
Disponha, espero que sirva para tuas plantas, com sorte brota Sphagnum ai tambem .
Colocar qualidade no meu cultivo??? :roll:
pedromegale escreveu:Valeu daniel, boa dica, será que funcina contra pássaros ladrões de sphagnum?
T+
Disponha rapaz, esto aew ;)
Sabe que acho que funciona, pois de longe quando o passaro olhar ele não deve se interessar em mexer pois o saco não é tão atrativo quanto o Sphagnum. De qualquer forma vale a pena fazer um teste, vai que funciona mesmo :mrgreen:
MarcielS escreveu:Hahahah, já tinha deduzido a função, rs, e que seria mais um ótimo tópico de técnica de cultivo!
Como disse, por vezes as soluções estão nas coisas mais simples.
Muito bom Daniel! Excelente tópico!
: joia :
Ahhh.. e eu achando que estava dando aquela exclarecida classe "A" pra voce aqui :badidea:
Bom, pelo menos formalizei a ideia aqui neh ;)
Valeu rapaz, posta alguma aew tambem :lol:
abraço
T+

Felipe_Steinthaler escreveu:Muito boa a técnica, e simples! o danado do Sphagnum cresce adoidado em lugar abafado e umido.
Eu usei algo parecido, só que com sacolas para proteger as plantas do ataque dos sabiás :twisted:
Vlw Daniel.
abraço
Valeu Felipe, pois é
Espero consegui cobrir a superficie de todos os meus vasos com Sphagnum, acho muito bonito vasos com aquele efeito de "carpete verdinho" de Sphagnum vivo :love3:
Bom, um dia quem sabe neh ^^
Vlw
T+


guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Essa ideia de substituir vasos comuns pelo isopor é bem legal...
Mas eu não entedi muito bem essa de usar uma fina proteção de isopor...Deu a entender que você queria que eu tapasse as droseras no isopor as droseras com isopor :lol:
t+ : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem