Rega em tempos de seca

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Fêla
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Mar 2011, 23:37
Localização: Cotia-SP
Contato:

Rega em tempos de seca

Mensagem por Fêla »

Olá amigos!

Tenho me esforçado para regar as PCS com água da chuva, mas por aqui não tem chovido. São quase 20 dias sem chuva forte, suficiente para limpar a atmosfera e ser armazenada.

Gostaria de saber, em tempos de pouca chuva, qual alternativa vocês usam para a rega das suas PCs?


Abraços

Fêla
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=943&start=0]Growlists & Wishlists[/url]
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Olha cara eu sempre usei água da torneira e até hoje não houve nenhum problema relacionado à isso :roll: Nem descanso a água,pego da torneira me coloco nas plantas...se você quiser pegue um pouco d'agua da torneira e deixe ao ar livre uns 2 dias para o cloro evaporar(so tenha cuidado com a dengue)...
Abraços : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fêla escreveu: ...Tenho me esforçado para regar as PCS com água da chuva, mas por aqui não tem chovido. São quase 20 dias sem chuva forte, suficiente para limpar a atmosfera e ser armazenada...
Eu acho excelente o fato de você utilizar a agua da chuva para suas pcs, proporcionando as suas plantas a agua desmineralizada e acida que elas tanto precisam.
Na falta da agua enquanto não chove, não vejo problema em usar a da torneira.
Assim como o Guiga, uso somente a agua da torneira e não tenho tido problemas, mas sabemos que o ideal é a agua da chuva mesmo.

No meu caso não tenho como coletar agua quando chove, rsrsrs! :lol:


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

lembrando que ainda tem que use água de ar condicionado....
claro nessa época do ano ninguém liga o ar....mas se souber de alguém que tenha camara de refrigeração e que possa te doar a água que inevitavelmente sai de lá...é melhor ainda para as plantas.
Comecei a usar a água mas não é sempre que consigo do dono lembrar daí usao água da torneira msm, as vezes até sem descanso tbm...
boa sorte aí!


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Parece que a água da torneira (descansada) não é tão nociva assim para as plantas... Em Assis eu cuido das minhas Dionaeas com água da torneira e elas estão muito vigorosas...


Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Ok. Vamos lá, desmistificar quanto a aguação das nossas sensíveis plantas à água da torneira.
Veja bem, aguar as pc's com água da torneira pode causar, ou não problemas. Realmente a água mais adequada à elas é a água da chuva devido, como o MarcielS falou, a desmineralização e pH baixo, ou seja, grau de acidez elevado. Mas, as vezes até a água da chuva pode causar danos às pc's. Na cidade de São Paulo, por exemplo, devido ao alto índice de poluição, a água da chuva não é pura por conter partículas químicas, geralmente tóxicas, que estão suspensas no ar. Imagine, se a água da chuva pode conter riscos às pc's, imagine a da torneira? O problema, neste caso, está no tipo de tratamento da água e no estado das tubulações públicas até esta chegar a sua torneira. Um elevado índice de cloro, por exemplo, pode até matar sua planta. Mas, então, como saber se a água está apropriada para este fim? Simples. Se você não é um químico e não desponibiliza de equipamento para medir o percentual de substâncias orgânicas na água, pode simplesmente decanta-la. Veja:
[img]http://img.youtube.com/vi/Nris46tNov0/0.jpg[/img]
Nesse processo a "água" que você vai usar dever ser colocada em um recipiente para "descansar". Algumas substância mais voláteis, como o cloro, evaporam e outras, que têm densidade maior que a da água, afundam e ficam depostas no fundo do recipiente. Logo, a água da superfície estará quase que perfeita para a aguação. Só há um problema. Microorganismos podem ainda estarem na água pós decantada. Quase que sempre, estes seres são fotossintetizantes, assim sendo, para elimina-los, basta colocar a água para decantar em local escuro ou de pouca luminosidade, por um período médio de 48 horas. Pronto! Água boa para cultivo de pc's, comprovado por mim mesmo! :mrgreen: Mas, se você mora num local de tratamento de água "legal" e tubulações que passam por manutenção periódica, a água pode chegar boa na torneira. Daí a preocupação de não aguar plantas com água da torneira "logo de cara"! É um risco...

É isso, pessoal! Espero ter ajudado! :geek:

Um abraço. : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Fêla
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Mar 2011, 23:37
Localização: Cotia-SP
Contato:

Mensagem por Fêla »

Obrigado a todos que responderam.

Tenho trazido água do sítio. A pouco tempo furamos um poço artesiano de 100m de profundidade, a água é aparentemente muito limpa, mas muito rica em minerais, pois, passa por uma camada de areia grossa e rochas. Depois que passei a usar dessa água, tive a impressão de que as plantas deram uma caída. Pode ser apenas impressão, por isso vou continuar usando a água para constatar se ocorrerão problemas.

Existe algum sintoma causado pela utilização de água inapropriada?

Obrigado pela galera!


Abraços

Fêla
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=943&start=0]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Fêla escreveu:Existe algum sintoma causado pela utilização de água inapropriada?
Sim! Geralmente, há perda da coloração esverdeada pela deficiência em realizar fotossíntese. No caso das Nepenthes, elas podem abortar os jarros. As utricularias podem murchar as flores, pois são as mais sensíveis e frágeis. A droseras podem abortar ou murchar a floração. Tudo prq há mudança na fisiologia normal do vegetal pelo acréscimo de minerais ou outros orgânicos.

Abs.


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Aqui nas regiões aos arredores de Cutiriba, da pra usar água da torneira tranquilo.
Eu uso água de poço e até hoje as PCs não me falaram nada se ta bom ou ruim :lol:

Bela explicação Caio, obrigado.
Se um dia precisar vou testar este método...
abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Caio, valeu pela explicação!
Eu uso agua da torneira desde que comecei a cultivar e nunca tive nenhum problema... Mas isso vai do tratamento de cada lugar...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem