Cuidado com substrato ..é bom verificar!

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Cuidado com substrato ..é bom verificar!

Mensagem por Vitor Meireles »

Bom amigos...tenho uma nepenthes accentual koto que comprei do Ono a meses...notei que ela estava crescendo poco em relação as outras da mesma época e entao resolvi revirar o substrato para verificar se tava em ordem, hoje. Quando mexi no substrato tive uma surpresa..o substrato era praticamente sem nada se sphagnum, tinha apenas uma camada po cima que brotou e cresceu aqui em meu cultivo, oque nao ermitia que eu visse o estado do substrato..o restante da mistura era praticamente: casca de pinus , galhos quebrados pequenos , pó de coco e um xaxim bem fedido..!!
E como se nao faltasse.. ainda encontrei larvas, um prégo e meio palito de dente misturados ao substrato... abaixo seguem fotos de tudo:

[img]http://images.orkut.com/orkut/photos/Og ... HsZ_UX.jpg[/img]
[img]http://images.orkut.com/orkut/photos/Og ... pxMy5v.jpg[/img]

DA PARA ACREDITAR??

Bom tem fotos da Nepenthes accentual koto na minha galeria de antes e depois da mudança de vaso...se kiserem ver..



Fica ai a dica, sempre olhem o substrato de suas neps!! cuidado nunca é d+ :idea:
Editado pela última vez por Vitor Meireles em 19 Mai 2011, 19:55, em um total de 1 vez.


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

Oi Vitor
eu não tenho ainda nenhum planta dele
e não conheço muito de seu trabalho...
mas suspeito que pode ter sido adquirida assim como outras mudas de outros fornecedores...
não sei se é o caso...mas podem rolar trocas entre eles...ou mesmo compra...sei lá...
quem tem sua plantas e conhece seu trabalho pode falar melhor...
mas podemos estar cruxificando quem nem culpa pode ter disso...


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Oi Roberta..não to cruscificando ninguem não...so to alertando.. que a muda é dele é sim..de produção por estacas que ele faz.. os vasos das mudas de neps deles sao padroes..e tals.. Mas n to cruscificando ninguem...pode ter sigo por engano que akilo foi parar lá.. n sei..
O serviço do Onoé otimo!! eu confirmo isso pois as plantas sao muito boas as que ele vende..pelo menos as que recebo..porem o substrato dessa vez pelo menos nao veio muito ''bom''...ate


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
marcos ono
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Jul 2010, 18:21
Localização: Cotia - São Paulo
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por marcos ono »

Olá,Vitor
A larva deve ter comido todo o musgo ,além das raizes das nepenthes.Por isso ele não cresceu.
Para controlar essa larva,usar DECIS.
Quanto ao prego e o palito não sei de onde apareceu.
PS: Tomar cuidado com as moscas pretas voando ao substrato.
Marcos


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Caramba, eu nao sabia nem que o Marcos Ono estava cadastrado aqui no forum :roll:
Pior que fui pesquisar sobre isso e achei até a apresentação, pior que nem lembrava que até postei dando boas vindas :oops: viewtopic.php?f=33&t=193" onclick="window.open(this.href);return false;
Seja mais presente aqui, poste sua growlist e lista de vendas, galeria seria legal tambem :mrgreen:


Vitor,
Isso nao me parece meio palito de dentes, e sim um palito inteiro, além disso pelas pontas acredito que nao foi usado ainda oque torna a situação um pouco menos desagradavel.
O prego nao enferrujou, pelo visto é prego de aço, esses são muito bons porque nao enferrujam, inclusive são muito dificeis de achar aqui pra vender.

Desculpe meu humor negro, mas nao consigo parar de rir.... :roll:

"Cidadão vai super bem intencionado trocar o substrato da planta dele e encontra prego, palito de dentes e um verme feião que alimentava-se das raizes da planta, além de um substrato terrivel... ".... :vomitei:
Complicadíssimo isso, é rir para nao chorar...

Agora falando serio...
Bom, desculpe as brincadeiras, hoje acordei meio espirituoso demais da conta. :roll:
tah ai registrado um excelente motivo para que se troque o substrato das plantas.

Obrigado por compartilhar a informação Vitor, ja tenho um topico pra indicar quando alguem dizer que é besteira e desnecessario trocar substrato de Nepenthes. : joia :
Acho que o proprio substrato ja justificava o desenvolvimento ruim da planta, com esse verme então.... :evil:

Boa Sorte


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Pow essas malditas moscas são um saco cara, e as larvar tmb... se tiver um vasinho dando sopa aberto para elas quando vê já tem larvar pirando porcima...

Valeu Marcos pela dica do DECIS, eu uso DIAZENON ele é para conter moscas do gado e funciona tmb para isso.
Mas talvez este DECIS seja mais eficiente...

Cuidado galera, com essa porcaria para não se enfestarem por ai...

abrass


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
dion
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 12 Nov 2010, 21:48
Localização: Agudos - SP

Mensagem por dion »

Off Topic
Para controlar essa larva,usar DECIS.
Ola
como eu uso o decis? borrifar em cima do substrato?
medida por agua?


fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Eita cituação constrangedora :roll:
Valeu pelo alerta Vítor se não me engano o Daniel já havia feito uma postagem acerca do assunto mais vale reforçar sobre os cuidados que temos que ter :geek:
Eu sou um cliente do Ono e nunca tive problemas mas, contra fatos não há argumentos, independente do fornecedor temos que sempre tomar cuidados!
Gostaria de reforçar o pedido do Daniel para que poste sua ficha aqui com as sua imensidão de plantas, Ono falow!!


Fabio Castro.


Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Daniel Souza escreveu:Caramba, eu nao sabia nem que o Marcos Ono estava cadastrado aqui no forum :roll:
Pior que fui pesquisar sobre isso e achei até a apresentação, pior que nem lembrava que até postei dando boas vindas :oops: viewtopic.php?f=33&t=193" onclick="window.open(this.href);return false;
Seja mais presente aqui, poste sua growlist e lista de vendas, galeria seria legal tambem :mrgreen:


Vitor,
Isso nao me parece meio palito de dentes, e sim um palito inteiro, além disso pelas pontas acredito que nao foi usado ainda oque torna a situação um pouco menos desagradavel.
O prego nao enferrujou, pelo visto é prego de aço, esses são muito bons porque nao enferrujam, inclusive são muito dificeis de achar aqui pra vender.

Desculpe meu humor negro, mas nao consigo parar de rir.... :roll:

"Cidadão vai super bem intencionado trocar o substrato da planta dele e encontra prego, palito de dentes e um verme feião que alimentava-se das raizes da planta, além de um substrato terrivel... ".... :vomitei:
Complicadíssimo isso, é rir para nao chorar...

Agora falando serio...
Bom, desculpe as brincadeiras, hoje acordei meio espirituoso demais da conta. :roll:
tah ai registrado um excelente motivo para que se troque o substrato das plantas.

Obrigado por compartilhar a informação Vitor, ja tenho um topico pra indicar quando alguem dizer que é besteira e desnecessario trocar substrato de Nepenthes. : joia :
Acho que o proprio substrato ja justificava o desenvolvimento ruim da planta, com esse verme então.... :evil:

Boa Sorte
ahaha..blz Daniel brincaderas sao uma coisa boa pois nos ajudam a descontrair um poco uashuas..até eu ri da cituação..para nao chorar kkk :lol:
Pow...o substrato tava fedendo já...agora espero que nao passe por isso novamente..ainda bem q o palito nao era usado kkk credooo...e quanto ao prego vou ficar com ele para mim já que é bom kkkk suhaushuahsuasu...
Agora acho q a planta vai desenvolver bem melhor..abs


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Felipe : essas pragas de moscas sao um saco mesmo...elismente dentro da estufa nao entram muitas se nao eu tava ferrado..kkk
vou usar a dica desses produtos ai vlww..

Fabio eu tmbm nao tive problemas com o Ono..dessa vez que fiquei supreso com o monte de ¨%$# q vi no substrato...

flws galera


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem