Argila expandida em vaso BOG

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Raelsl
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Jul 2021, 11:03
Agradecimentos: 1 vez

Argila expandida em vaso BOG

Mensagem por Raelsl »

Boa tarde pessoal, sou novo nesse mundo das carnívoras e também no fórum. Gostaria de uma ajuda quanto ao uso da argila expandida no bog, qual a função dela? Ela conduz água ao substrato?

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a função dela é ajudar no escoamento da água. em plantas carnívoras eu pessoalmente não vejo valia. mas aguarde mais opiniões a respeito...

exceto por vezes uma planta raízes curtas, vaso fundo, para não desperdicio de substrato, você deixar abaixo a argila expandida. em plantas carnívoras considero a argila expandida não como ajudar em escoamento de água, e sim como ajuda em volume, poupar substrato.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Raelsl
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Jul 2021, 11:03
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Raelsl »

Edson Poscai escreveu:a função dela é ajudar no escoamento da água. em plantas carnívoras eu pessoalmente não vejo valia. mas aguarde mais opiniões a respeito...

exceto por vezes uma planta raízes curtas, vaso fundo, para não desperdicio de substrato, você deixar abaixo a argila expandida. em plantas carnívoras considero a argila expandida não como ajudar em escoamento de água, e sim como ajuda em volume, poupar substrato.
Ah entendi completamente, na verdade eu até já deduzia mais ou menos que fosse para poupar um pouco de substrato mesmo. Eu pensava que ela conduziria agua para o substrato.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Ah entendi completamente, na verdade eu até já deduzia mais ou menos que fosse para poupar um pouco de substrato mesmo. Eu pensava que ela conduziria agua para o substrato.
o próprio sphagnum, ou outro substrato indicado, tem essa função na capilaridade. puxar a água de baixo para cima pelo substrato. : joia :

decerto considerando média 15-20% de água abaixo sempre.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Raelsl
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Jul 2021, 11:03
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Raelsl »

Edson Poscai escreveu:
Ah entendi completamente, na verdade eu até já deduzia mais ou menos que fosse para poupar um pouco de substrato mesmo. Eu pensava que ela conduziria agua para o substrato.
o próprio sphagnum, ou outro substrato indicado, tem essa função na capilaridade. puxar a água de baixo para cima pelo substrato. : joia :

decerto considerando média 15-20% de água abaixo sempre.
Muito obrigado pela dica de verdade, ajudou demais ImagemImagem

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Raelsl, eu acredito que a argila expandida tem grande importância para bog sim.
A argila expandida é amplamente utilizada para compor a camada de drenagem em vasos convencionais (que utilizam terra) porque é um material inerte, ocupa amplo volume e não gera alto peso para o vaso (como por exemplo utilizar pedras, brita ou seixos).
A argila expandida também é poroso e ajuda na manutenção da umidade do vaso.
Coloco essa imagem para exemplificar:
Imagem

No caso do bog, é um vaso que não tem furos no fundo portanto não possui drenagem. A importância da argila expandida no bog na minha opinião é fazer com que o substrato não fique em contato direto com água. Após a rega a água vai para o fundo do vaso e fica lá por longos períodos até evaporar ou ser absorvida pelas plantas. Se o substrato fica em contato com a água por longos períodos, isso faz com que o processo de decomposição aumente e diminui a vida útil do substrato. Se você usa uma camada de argila expandida, a água não fica totalmente em contato com o substrato e isso ajuda com o problema do desenvolvimento de microrganismos indesejados, fungos, apodrecimento, entre outros.
Fiz um desenho só para exemplificar o que quero dizer:
Imagem


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Raelsl
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Jul 2021, 11:03
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Raelsl »

Arthur Vinicius escreveu:Raelsl, eu acredito que a argila expandida tem grande importância para bog sim.
A argila expandida é amplamente utilizada para compor a camada de drenagem em vasos convencionais (que utilizam terra) porque é um material inerte, ocupa amplo volume e não gera alto peso para o vaso (como por exemplo utilizar pedras, brita ou seixos).
A argila expandida também é poroso e ajuda na manutenção da umidade do vaso.
Coloco essa imagem para exemplificar:
Imagem

No caso do bog, é um vaso que não tem furos no fundo portanto não possui drenagem. A importância da argila expandida no bog na minha opinião é fazer com que o substrato não fique em contato direto com água. Após a rega a água vai para o fundo do vaso e fica lá por longos períodos até evaporar ou ser absorvida pelas plantas. Se o substrato fica em contato com a água por longos períodos, isso faz com que o processo de decomposição aumente e diminui a vida útil do substrato. Se você usa uma camada de argila expandida, a água não fica totalmente em contato com o substrato e isso ajuda com o problema do desenvolvimento de microrganismos indesejados, fungos, apodrecimento, entre outros.
Fiz um desenho só para exemplificar o que quero dizer:
Imagem
Muito bem explicado, compreendi totalmente o que você disse Arthur, vou considerar a utilização da argila expandida no meu projeto do BOG, principalmente quando mencionado a questão da decomposição do substrato e em relação a propagação de microorganismos. Muito obrigado mesmo Arthur.

Assim que eu finalizar o projeto do BOG eu posto para vocês.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

observe qto ao tamanho das raízes. usando a argila, menos espaço, pode ajudar, pode faltar substrato nas raízes. irá depender da planta e do tamanho do vaso...
é natural nos fundos dos vasos ficarem em contato direto com água, para tanto sabemos que cada vaso fica 15-20% em água.

obs. dionaeas, droseras e sarracênias.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem