Sobre Pc's Selvagens...

Aqui você fica sabendo quais são as normas e regras do fórum.
Responder
santos.mv
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Jan 2018, 20:32
Localização: FEIRA DE SANTANA, BA
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Sobre Pc's Selvagens...

Mensagem por santos.mv »

Boa tarde, pessoal!
Bom. Procurei no fórum assunto relacionado a cultivo de Pc’s selvagens e não encontrei (não sei se por burrice da minha parte ou por não ter sido discutido antes). Sou de Feira de Santana/BA e moro ‘perto’ da Chapada Diamantina, ao procurar coisas sobre plantas carnívoras aqui na Bahia achei um blog de um rapaz que encontrou comunidades de Droseras próximo a um rio local... Sendo assim, me perguntei: “Se eu for lá e pegar algumas pra cultivar, estarei cometendo algum crime ambiental?” e se for permitido (ou não ter algo na lei que tipifique) será que elas se dariam bem saindo do seu habitat? Eu achei que seria interessante discutir este assunto... Abraços!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

“Se eu for lá e pegar algumas pra cultivar, estarei cometendo algum crime ambiental?”
não faça isso, é crime ambiental. : joia :

mas poderá, sem extravagancias, coletar algumas cápsulas de sementes secas. as que estão prontas para o cultivo. se abusar na coleta, mesmo q de sementes, tbm é crime ambiental.

destas poucas coletadas, então você inicia seu processo de cultivo.

abra um tópico aqui no fórum e publique tudo. será bom vermos e sabermos o natural da planta junto a natureza, acompanharmos o desenvolvimento, se você permitir, participar indiretamente.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
santos.mv
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Jan 2018, 20:32
Localização: FEIRA DE SANTANA, BA
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por santos.mv »

Muito obrigado, pela resposta... eu fiquei em dúvida, por isso que é bom perguntar antes. kkkkk
Em relação a germinação, estou germinando algumas sementes de dioneae e estou tirando fotos.. breve postarei aqui.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não vale a pena retirar plantas da natureza, pois a grande maioria morre por não suportar ser replantada ainda mais em um ambiente diferente do que vive. Fora o crime ambiental (Chapada Diamantina é um parque nacional), existe a possibilidade de você contaminar seu cultivo com algum patógeno (ácaro, inseto, fito-vírus, fungo etc) que no habitat natural da planta está sob controle, porém fora dele pode dizimar com suas plantas.

Se quiser colete sementes como bem falou o amigo Edson, mas seja comedido para não impactar negativamente o local de existência das PCs.

Espero ter ajudado e, sendo assim, até mais ver.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

santos.mv escreveu:Muito obrigado, pela resposta... eu fiquei em dúvida, por isso que é bom perguntar antes. kkkkk
Em relação a germinação, estou germinando algumas sementes de dioneae e estou tirando fotos.. breve postarei aqui.
Amigo,

Se você quiser plantas mesmo proibidas de retirar na natureza é fácil conseguir.
Basta comprar em fornecedores internacionais. : fiufiu :
Agora acho que tirar algumas sementes não é crime, como os amigos acima já disseram.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
santos.mv
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Jan 2018, 20:32
Localização: FEIRA DE SANTANA, BA
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por santos.mv »

É acho que quando for lá vou trazer apenas as sementes... mas, vou aproveitar pra tirar fotos. E postar aqui, vlw pela atenção de vcs.

Abraços


Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Nesse caso, realmente, não há nada referenciando a retirada de sementes como crime, mas deve-se agir com extremo bom senso; nós, como cultivadores e colecionadores, devemos zelar pela perpetuação e manutenção das plantas em seu habitat natural, que é onde está a sua beleza. Por isso, é possível pegar algumas poucas sementes (apenas o suficiente para iniciar um cultivo, como disse o rdrgobra) sempre cuidando para não impactar negativamente as futuras populações locais da espécie. Lembre-se de que a planta, por mais comum que seja, despende energia para produzir as sementes e leva um tempo ainda até a germinação.


Responder