Utricularias da Lagoa de Genipabu

Conte a sua experiência e divulgue as fotos de plantas carnívoras encontradas em habittat natural.
Responder
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Utricularias da Lagoa de Genipabu

Mensagem por gasagarcia »

Aqui nessas fotos mostro algumas das utricularias da Lagoa de Genipabu, futuramente, a medida que conseguirei mais fotos, irei pastando aqui

Todas as utricularias exibidas por aqui são da região direita (o canto direito inferior) da ilha no meio da lagoa, foto abaixo
Imagem
Utricularia Erectifolia:
Imagem
Imagem
Imagem

Utricularia Resupinata
Imagem
Imagem

Utricularia Cornuta
Imagem
Imagem

Utricularia Subulata
Imagem

Utricularia sp
Imagem


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Oi Gabriel,
Que fotos legais, hein! Lugar... carnívoras... sol... praia... Gosto desses nossos paraísos! :D
Vamos marcar uma expedição em breve! Quem sabe encontramos umas droseras!
Quanto às id's, fico na dúvida quanto essa "subulata". Tem mais fotos dela? A U. resupinata é muito linda! Pra fechar, na última foto acredito que seja U. trichophylla. Não viu flores junto essas folhas?
É isso aí! Vamos explorar mais lugares, pessoal! : mafia :
Obrigado por compartilhar! :ola:

Um abraço! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Já tive muito em Natal....e nunca pensei nessa expedição. Ficou muito bacana.
Com ctz irei conhecer a lagoa no meu próximo passeio.
Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ótimas imagens Gabriel, realmente este local em que fez as descobertas deve ser algo mágico. Um dia ainda vou conhecer está lagoa.

Obs.: Movi o tópico para a sala In Habitat.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

banzan escreveu:Belas fotos parabens pela expedição. Gostei mt da Utricularia Cornuta mt linda
Eu também achei, ela era a que estava em solo menos úmido de todas, devia ser por causa da seca
Caio Vinicius escreveu:Oi Gabriel,
Que fotos legais, hein! Lugar... carnívoras... sol... praia... Gosto desses nossos paraísos! :D
Vamos marcar uma expedição em breve! Quem sabe encontramos umas droseras!
Quanto às id's, fico na dúvida quanto essa "subulata". Tem mais fotos dela? A U. resupinata é muito linda! Pra fechar, na última foto acredito que seja U. trichophylla. Não viu flores junto essas folhas?
É isso aí! Vamos explorar mais lugares, pessoal! : mafia :
Obrigado por compartilhar! :ola:

Um abraço! : joia :
Eu também gosto desse paraíso, além de cheio de orquídeas (link: https://tudosobreorquideas.com.br/forum ... =14&t=6722" onclick="window.open(this.href);return false; acho que dessas aí vocês já conhecem um certo epidendrum cinnabarinum :roll: ) tem uma das melhores praias de Extremoz com uma vida marinha riquíssima (simples exemplo: holacanthus ciliaris)
E a ultricularia dessa ultima foto não tinha nenhuma flor mesmo.
Realmente, agora dando uma pesquisada essa subulata não parece uma subulata, a flor dessa é do tamanho da cabeça de um alfinete, essa outra foto esclarece alguma coisa?
Imagem
Carnivoras_Online escreveu:Já tive muito em Natal....e nunca pensei nessa expedição. Ficou muito bacana.
Com ctz irei conhecer a lagoa no meu próximo passeio.
Abraço
Eu visito essa lagoa há mais de 5 anos e essa foi a terceira vez que eu desci para procurar utric's :)
Vale a pena conhecer a lagoa, é magnífica :)
rdrgobra escreveu:
Ótimas imagens Gabriel, realmente este local em que fez as descobertas deve ser algo mágico. Um dia ainda vou conhecer esta lagoa.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Valeu pelo elogio
Também acho esse lugar mágico
Com certeza vale a pena visita-lo :D


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Lugar bem interessante, belos achados, são bem diferentes das que já vi estas que encontrou, tirando U. subulata.

Valeu por compartilhar.
abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gabriel, tem certeza que a Id da U. cornuta está correto, pois pelo que pesquisei ela é endêmica dos EUA, Canadá, Cuba e Bahamas. Caso seja ela mesmo, então subentende-se que foi indevidamente introduzida nesta região.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Tenho certeza de que é ela, também tenho certeza de que não foi introduzida, ou ao menos foi introduzida em massa (em quase todas as lagoas que conheço) há muitos anos, pois já existem registros que colocam a cornuta como nativa, ex.: https://www.plantascarnivorasbr.com/for ... =27&t=8318" onclick="window.open(this.href);return false;


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Oi Gabriel,
A Utricularia amarela é U. subulata, mesmo.

Rodrigo, quanto à U. cornuta, você lembra a referência de sua pesquisa? Dá uma olhada nessa citação:
Utricularia cornuta Michx.
Voucher: Rivadavia, F. 2504 (SPF)
Distribuição: nativa; não endêmica; Nordeste (MA), Centro-Oeste (MT); Cerrado
Tirei do "Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil". Lá tem a lista de todas as pc's do Brasil com sua distribuição. Tem muita coisa pra se atualizar, apesar de terem lançado a última edição esse ano, mas é um bom guia aos carnivorófilos de plantão. :D

Um abraço! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Gabriel e Caio - Agora compreendo que minhas fontes estavam desatualizadas (site da USDA) :? e deveria ter procurado informações em outros sites confiáveis :x .

Muito obrigado pelas observações : joia : .

Obs: Se a documentação referente a localização de algumas PCs fosse atualizada todo ano, garanto-lhes que isso evitaria equívocos ;) . Só espero não estar sendo utópico demais :D .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem