Lagoas do litoral do RN

Conte a sua experiência e divulgue as fotos de plantas carnívoras encontradas em habittat natural.
Responder
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Gente, mais uma atualização.

Muita planta nesse tópico que ficou um bom tempo sem nome. Tem uma roxinha que aparece na página 5 (eu acho) que foi bem assim. Quando a vi, achei que era uma das infinitas formas da Utricularia amethystina. Depois de um tempo, consultei o Taylor (pra quem não sabe, é a Bíblia de identificação das Utricularias :lol: ) e a achei muito mais parecida com a Utricularia viscosa,que é comum na Amazônia. A maioria dos detalhes batia, então mudei a etiqueta. Ficou alguns anos como U. viscosa até que o tempo passou e eu encontrei a verdadeira viscosa lá em Rio do Fogo (acho que na página 7 daqui do tópico). Daí tive certeza que era algo diferente, talvez algo novo, mas não conseguia tempo pra levar a ideia adiante.

Não conseguia até que conheci o Felipe Martins, da UFPE, que tava fazendo mestrado revisando as Lentibulariaceae no Nordeste. Pra tirar a dúvida se era ou não algo novo, eu tinha que olhar um monte de coisa miúda. Precisava comparar se os utrículos, sementes e todo o resto eram mesmo diferentes. Se não, poderia ser só uma U. viscosa com uma flor mais bonitinha. Esse tipo de análise se costuma fazer em microscópios eletrônicos de varredura. São caríssimos, raros e muito difíceis de manipular. Eu nem de longe teria condições de ir atrás de um desses. Sei que algumas universidades tem (já usei um na USP de Piracicaba), mas até arranjar tempo pra visitar, um técnico pra fotografar e fazer todo o tratamento taxonômico.... Já viu que não ia dar, né? :roll:

Aí que o Felipe entra na história. Por estar diretamente envolvido com a dissertação dele, ele não tinha só o tempo, mas também as condições pra ir atrás de esmiuçar esses detalhes. Quando o conheci, mostrei fotos e disse tudo que sabia sobre ela. Depois perguntei se ele não queria desengavetar isso tudo. Claro que ele aceitou. Foi basicamente unir o útil (a minha descoberta da planta) ao agradável (o Felipe precisava publicar :lol: ). Marcamos uma expedição e eu o levei pra tudo quanto era buraco que eu já tinha visitado aqui no RN. Dois deles foi pra ver as duas populações da Utricularia desconhecida. Coletamos material e ele foi atrás dos detalhes taxonômicos. Qual foi a surpresa ao descobrir que não tinha nada a ver com a U. viscosa? Estávamos lidando com uma espécie nova!!! Ficamos felicíssimos a ponto de passar várias horas discutindo no wpp qual nome dar pra nova espécie irmã da Utricularia viscosa.

Depois de muita conversa, eu ganhei a argumentação dizendo que o melhor nome era Utricularia glutinosa, que significa "grudenta" em latim. "Glutinosa", assim como a "viscosa" porque a haste floral é recoberta de glândulas que secretam mucilagem. A secreção é grudenta e pegajosa a ponto de capturar mosquitos desavisados. Seria um ótimo nome, né? Seria, porque assim que o artigo foi submetido, ele foi recusado. O revisor disse que precisávamos dizer se a planta não batia com uma coleta antiga da década de 30, em Caucaia no Ceará. Essa planta tinha sido descrita como Utricularia cutleri. "Cutleri", em homenagem ao britânico Cutler que financiou as expedições e coletas botânicas ao novo mundo. Bom... fomos atrás, né? Desabafando: a descrição da espécie era uma bela de uma porcaria. Tá... eu estou exagerando. Era uma descrição OK. Dava pra reconhecer a planta quando a visse na natureza, mas você não saberia distinguir nenhuma outra Utricularia de flor roxa da U. cutleri. O Steuermann, autor original, apenas disse que as flores eram roxas e que o resto era idêntico a Utricularia SUBULATA. Dá pra acreditar? Eu fiquei !@#$, mas infelizmente, o nome tinha sido publicado. Mais que isso, além de ser publicado, o material tipo ainda estava em boas condições. Significa que tivemos que engolir o novo nome pra resubmeter. Confesso que fiquei frustrado quando ele disse que o material era compatível. Parece que o Steuermann chegou numa conclusão certa por caminhos tortos.

Bom, no fim das contas publicamos uma especie nova com um nome antigo. O artigo ressucitando o nome Utricularia cutleri (estava como sinônimo de Utricularia viscosa) saiu no meio do ano passado. Este é o link para a página oficial:

https://doi.org/10.1600/036364419X15620114943864
https://bioone.org/journals/Systematic- ... 3864.short

E esse é o link pra onde você conseguirá achar o artigo de graça: :mrgreen:

https://www.researchgate.net/publicatio ... morphology

E foi assim que (re)descobrimos uma nova especie. :D
Quando publicamos o trabalho, sabíamos que a planta existia em 3 estados, RN, CE e (pasmem) MT. Desde a coleta do Steuermann, ninguém mais a viu/coletou no Cerá. Três coletas perdidas no começo do século passado confirmavam que a planta existia no Mato Grosso, lá na Mata do Bacaba, que hoje faz parte da UEMT. As plantas de lá eram um tanto diferentes das que achei aqui no RN. As hastes florais eram bem mais compridas e as flores maiores, mas só coletando ela de novo pra confirmar se é realmente diferente. Até ser redescoberta, vai continuar como U. cutleri.
A melhor parte é que depois que publicamos o artigo, começaram a encontrar a Utricularia em outros lugares. :) Agora temos uma ocorrência dela pros Lençóis Maranhenses. Esse polígono ainda continua bem estranho, mas pelo menos sabemos que temos uma grande população nas dunas do Nordeste setentrional (MA até RN) e outra no interior do país (MT). Ansioso pra saber se ela ocorre no meio do caminho tbm.

Acho que este foi o capítulo final da novela das Lagoas do Litoral do RN. Foi o último trabalho que pude desenvolver sobre o tema. Volta e meia ainda vou ver as plantinhas na natureza quando visito meus pais, mas meus tempos de explorador de fim de semana parecem ter chegado ao fim. Também preciso adimitir que não ando mais com saco de fazer upload das fotos em alguma plataforma pra depois trazer pra cá. :roll:
É isso, acho que posso dizer que adorei toda a trajetória que esse tópico criou. Nunca imaginei até onde ia chegar e fiquei bem contente em poder gerar uma contribuição científica permanente com o que começou em um fim de semana de boa na Lagoa do Carcará.

Como se diz em Natal, um cheiro!


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 758 vezes

Mensagem por smart2 »

parabéns Gabriel por todo o trajeto, reconheço q para mim você foi e é uma grande inspiração para minhas buscas. ainda quero encontrar D. sessifolia como você encontrou, e desenvolve-la com DNA limpo sem burmanni misturada, infelizmente ainda não vi ninguem com ela pura, a unica exposição q encontrei foi a sua. quem sabe um dia ainda encontro, assim como outras, ja q moro na região q ninguem procuro nada ainda... e não tem local mais rico de biodiversidade que minha amazonia heh.

boa sorte em seu caminho e espero nos encontrar algum dia desse nem q seja para tomar um café.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 965
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 445 vezes
Agradecimentos: 436 vezes

Mensagem por aquis »

smart2 escreveu: 26 Mar 2020, 17:37 parabéns Gabriel por todo o trajeto, reconheço q para mim você foi e é uma grande inspiração para minhas buscas. ainda quero encontrar D. sessifolia como você encontrou, e desenvolve-la com DNA limpo sem burmanni misturada, infelizmente ainda não vi ninguem com ela pura, a unica exposição q encontrei foi a sua. quem sabe um dia ainda encontro, assim como outras, ja q moro na região q ninguem procuro nada ainda... e não tem local mais rico de biodiversidade que minha amazonia heh.

boa sorte em seu caminho e espero nos encontrar algum dia desse nem q seja para tomar um café.
Não sou nenhum especialista, nem tenho embasamentos concretos que possam confirmar, mas acredito que nosso amigo Edson tenha a Sessifolia pura, tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e pude ver as plantas que ele cultiva, e pude notar que a Sessifolia que o Edson cultiva apresenta as características corretas, quanto ao tamanho e formato das folhas

Sessifolia do Edson
Imagem

Foto do site ICPS
Imagem

Pude notar que as Sessifolia do Edson não passavam de 2cm de diâmetro mesmo adultas, e suas hastes florais não tinham mais que 8 cm, o formato de seus peciolos são notavelmente largos e curtos, com folhas arredondadas, seguindo as descrições adequadas. Porém obviamente não poderia ser provado sem uma análise taxonômica, em todo o caso, se ela não for pura acredito que seja muito próxima de ser.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

smart2 escreveu: 26 Mar 2020, 17:37 ainda quero encontrar D. sessifolia como você encontrou, e desenvolve-la com DNA limpo sem burmanni misturada, infelizmente ainda não vi ninguem com ela pura, a unica exposição q encontrei foi a sua. quem sabe um dia ainda encontro, assim como outras, ja q moro na região q ninguem procuro nada ainda... e não tem local mais rico de biodiversidade que minha amazonia heh.
Que fanatismo com a D. sessilifolia. Se quer tanto ver Drosera na natureza, já pensou em tirar férias em Minas? :mrgreen:
Olha, confesso que não consegui cultiva-la quando tentei tem uns 5 anos. Ainda não sei o que ela precisa pra crescer bem. Na natureza a vi em dunas inundadas largas, bem amplas, onde venta muito, o solo praticamente não esquenta e o vento ainda é úmido. Difícil é reproduzir isso em cultivo.
Vou tentar cultivá-la em breve. Tô planejando voltar com a coleção de PCs. Por enquanto é esperar até que os indivíduos na natureza produzam sementes. Enquanto isso estou providenciando uma estufa adequada. Do jeito que choveu bastante aqui no nordeste, talvez encontre sementes já em Maio.

Podiamos criar um evento pra reunir a galera. Já tô imaginando o PCafé, o café de Plantas Carnívoras :lol:
aquis escreveu: 26 Mar 2020, 19:29 Pude notar que as Sessifolia do Edson não passavam de 2cm de diâmetro mesmo adultas, e suas hastes florais não tinham mais que 8 cm, o formato de seus peciolos são notavelmente largos e curtos, com folhas arredondadas, seguindo as descrições adequadas. Porém obviamente não poderia ser provado sem uma análise taxonômica, em todo o caso, se ela não for pura acredito que seja muito próxima de ser.
Que bom saber que o Edson ainda tá no Hobby. Tem uns 5 anos que não tenho notícias.
Sabe de onde vieram as plantas dele? Acho que distribuí sementes dela uma vida atrás aqui no fórum. Ficaria muito feliz se forem filhas das sementes que doei.

Olha, se tem uma coisa que aprendi vendo as sessilifolias na natureza é que elas tem o formato que quiserem. :lol:
Quando novinhas e/ou mal cuidadas as folhas são triangulares e pequenas, desse jeito aí mesmo. Só que quando crescem mais elas ficam arredondadas e grandonas (a maior folha que lembro de ter visto tinha uns 5-6 cm). Dá uma olhada lá nas primeiras páginas daqui do tópico procê ver. As plantas parecem umas bolinhas de tentáculos. O engraçado é que eu nunca vi nenhuma foto de sessilifolia com folha ou forma arredondada em cultivo. Seria legal saber o que tá faltando.


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6388
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1950 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Ficaria muito feliz se forem filhas das sementes que doei.
será que pode ter alguma ligação? pior, não me lembro quem me doou :cry: :cry:

mas tinha pouco, me doou menos de 10. foi final de 2014 começo 2015. +/-

*só me lembro a data, devido ser meses após ter iniciado nas pc's.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 758 vezes

Mensagem por smart2 »

pois e meu amigo, o grande problema da sessifolia e a pureza delas, assim como ela tem algumas variações ela tb tem aquela facilidade de gerar hibridos com a bendita Burmanni... aqui tenho filhas provavelmente das suas ja que peguei como doação aqui no forum a alguns anos , porem sempre cultivadas no meio das outras então não da pra distinguir quem e quem. adiquiri tb sessifolia da chapada dos guimarães porem em contato com o Fernando Rivadavia chegamos ao consenso que não era puras, ja tinha muita caracteristica de burmanni no meio, inclusive o tamanho... inventaram ate uma tal de sessifolia Big seilaoq q pra mim e uma burmanni disfarçada... então aqui quero fazer um limpa e eliminar todas as burmanni que tenho e gerar um cultivo delas 100% puro porem sem uma coleta na natureza isso e quase imposivel pq em cultivo ela ja foi muito misturada.
essa e das que veio das doações a anos, tem varias caracteristicas como flor rozada media de 5 capsulas entre outras
Imagem

essa e que comprei
Imagem

caso faça alguma coleta delas peço q não se esqueça de mim, pois ta dificil conseguir sementes dela pura, e de preferencia com origem demarcada


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Edson Poscai escreveu: 26 Mar 2020, 21:14 mas tinha pouco, me doou menos de 10. foi final de 2014 começo 2015. +/-

*só me lembro a data, devido ser meses após ter iniciado nas pc's.
Lembro que tinha mandado pro Rodrigo. Daí não lembro se ele resolveu compartilhar ou cultivou e conseguiu reproduzir. Agora só com análise laboratorial pra dizer quem é o que. :lol:
smart2 escreveu: 27 Mar 2020, 10:21 adiquiri tb sessifolia da chapada dos guimarães porem em contato com o Fernando Rivadavia chegamos ao consenso que não eram puras, ja tinha muita caracteristica de burmanni no meio, inclusive o tamanho... inventaram ate uma tal de sessifolia Big seilaoq q pra mim e uma burmanni disfarçada... então aqui quero fazer um limpa e eliminar todas as burmanni que tenho e gerar um cultivo delas 100% puro porem sem uma coleta na natureza isso e quase imposivel pq em cultivo ela ja foi muito misturada.
essa e das que veio das doações a anos, tem varias caracteristicas como flor rozada media de 5 capsulas entre outras
Pelo jeito a sessilifolia tá virando praga por aí, né? :lol:
A sua descrição tá batendo com o que já vi. Hehehe. D. burmanni tem flor branca até onde me lembro (tô vendo umas duas no vaso aí, hein!). Essa no cando em cima do D de Delícia parece com as daqui. Eu acho que o que dá a forma mais larga e arredondada às folhas é estar numa superfície alagada, com umidade ambiente no 100%. Só testando pra saber.
Bom... vamos tentar de novo no meio do ano. Por enquanto é esperar essa loucura do Corona passar. :roll:


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Aproveitando o assunto de Sessilifolia, tenho uma Sessilifolia que veio apenas como Sessilifolia Brasil, veio daqui do Banco do fórum
Será ela mesmo?
Tem flores rosa bem claro Imagem

Enviado de meu SM-J810M usando o Tapatalk



''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 965
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 445 vezes
Agradecimentos: 436 vezes

Mensagem por aquis »

Fernando123 escreveu: 29 Mar 2020, 16:11 Aproveitando o assunto de Sessilifolia, tenho uma Sessilifolia que veio apenas como Sessilifolia Brasil, veio daqui do Banco do fórum
Será ela mesmo?
Tem flores rosa bem claro Imagem

Enviado de meu SM-J810M usando o Tapatalk
Me parece ser sim a Sessifolia, se é pura não poderemos afirmar, mas concerteza tem as características de uma.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem