Diário de cultivo Gabriel Lima

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
GabrielLima
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Ago 2016, 20:53
Localização: São José dos Pinhais-PR
Agradeceu: 1 vez

Diário de cultivo Gabriel Lima

Mensagem por GabrielLima »

Olá,

Depois de muita pesquisa e leitura aqui no fórum e em outros fóruns do exterior escolhi as sarracenias para iniciar meu cultivo. Pretendo postar aqui sempre que possível todas as etapas.

Fiz minha primeira compra com o Sr Marcos Ono, por e-mail ele me passou a lista das mudas disponíveis, paguei pelo Mercado Pago com cartão de credito e recebi em menos de 24h.

Sarracenia:
S. rubra Gulfensis (p)
S. leucophylla (m)
S. leucophylla ´albina` (m)
S. leucophylla ´avermelhada` (m)
S. psittacina (m)
Híbridos
S. leucophylla x S. purpúrea (m)
S. purpurea x S. psittacina (m)

Comprei também uma Nepenthes para fazer um teste ver se elas se adaptam bem aqui.
N.sanguinea X N. rafflesiana ´nivea`

As mudas chegaram bem embaladas e firmes na caixa, em jornal molhado e plástico por fora para manter a humidade e todas com plaqueta de identificação. Só não gosto da reutilização de caixas devido ao risco que nosso correio representa, quando envio minhas mudas de suculentas e cactos utilizo sempre caixas grossas de papelão duplo por segurança.

ImagemIMG_3767 by Gabe Lima, on Flickr

Para meio de cultivo escolhi uma base de musgo spagnum desidratado e cobertura com musgo vivo para ajudar a manter a humidade pois aqui no verão o sol é bem ardido (apesar de não passar de 30C) e o inverno pode ter semanas muito secas.

As sarracenias estão em dormência agora, os bulbos vieram bem saudáveis mesmo os pequenos, plantei todos em vasos quadrados de 10x10cm e vou manter em uma bandeja de plástico grande para facilitar a rega com agua da chuva da cisterna que tenho em casa. Essa bandeja vai ficar na sacada do meu sobrado e vai pegar sol direto das 11 até o por do sol. No futuro, se elas gostarem do local, pretendo construir em madeira uma mesa de cultivo com circulador de agua e sistema de rega autônomo.
ImagemIMG_3772 by Gabe Lima, on Flickr

A Nepenthes já veio enorme com uma armadilha saudável, plantei em uma cuia grande pendurada no teto em local bem iluminado e que só pega sol direto depois das 15-16h.
ImagemIMG_3769 by Gabe Lima, on Flickr

O que sobrou do musgo vivo plantei em uma bandeja de plástico sem furos com substrato de jardim e areia embaixo e vou manter sempre bem molhado. Pretendo produzir meu próprio musgo para diminuir os custos e ter um cultivo sustentável.
ImagemIMG_3771 by Gabe Lima, on Flickr

Espero que gostem do diário, a próxima etapa vai ser fotografar cada muda em macro na próxima semana.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

:shock: :shock: óia tá bunito purdimais, uai !!!

parabéns, excelente e bela turma de pc's. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Opa ótimas aquisições a armadilhas da neps ela de estar seca coloque um dedo de água nela pra ela demorar mais pra secar obs as novas armadilhas não precisa fazer isso, e espere por vim surpresa nessas plantas geralmente vem uns brindes kkkkk


Em busca de XP para plantio
GabrielLima
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Ago 2016, 20:53
Localização: São José dos Pinhais-PR
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por GabrielLima »

kaique escreveu:Opa ótimas aquisições a armadilhas da neps ela de estar seca coloque um dedo de água nela pra ela demorar mais pra secar obs as novas armadilhas não precisa fazer isso, e espere por vim surpresa nessas plantas geralmente vem uns brindes kkkkk

Obrigado pela dica Kaique, vou colocar hj. Já achei uma Drosera rsrsrs


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Excelentes aquisições, meus parabéns e boa sorte em seu cultivo : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem