Trocando o substrato

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
lucianamottola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 26 Mar 2013, 19:47
Localização: porto alegre/rs
Contato:

Trocando o substrato

Mensagem por lucianamottola »

Oie pessoal, finalmente consegui trocar o substrato da minha planta! coloquei areia, turfa e sphagnum! espero ter feito certo!

A paciente e os produtos


de casa nova

Minha dionaea


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Luciana, eu preciso que me explique duas coisas, a saber:

1) No tópico Pó de coco, você disse que iria adquirir turfa, porém alertei-lhe de que é improvável que se encontre este substrato livre de fertilizantes no Brasil, e diante disso fica aqui a pergunta; você se certificou que este produto é livre de compostos químicos nocivos a sua PC?

2) Esteticamente tudo ficou muito bonito, mas parece que você fez camadas entre os componentes do substrato (Turfa, Sphagnum e Areia) ao invés de misturá-los conforme lhe havia dito anteriormente. É isso mesmo ou estou enganado?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
lucianamottola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 26 Mar 2013, 19:47
Localização: porto alegre/rs
Contato:

Mensagem por lucianamottola »

rdrgobra escreveu:
Olá Luciana, eu preciso que me explique duas coisas, a saber:

1) No tópico Pó de coco, você disse que iria adquirir turfa, porém alertei-lhe de que é improvável que se encontre este substrato livre de fertilizantes no Brasil, e diante disso fica aqui a pergunta; você se certificou que este produto é livre de compostos químicos nocivos a sua PC?

2) Esteticamente tudo ficou muito bonito, mas parece que você fez camadas entre os componentes do substrato (Turfa, Sphagnum e Areia) ao invés de misturá-los conforme lhe havia dito anteriormente. É isso mesmo ou estou enganado?

Abs,

Rodrigo F. Costa
eu não comprei o pó de coco, comprei sphagnum pois a floricultura me ligou dizendo que tinha chegado! não fiz camadas não, eu misturei!

a turfa que comprei é feita de sphagnum e n de coco!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

lucianamottola escreveu:a turfa que comprei é feita de sphagnum e n de coco!
Creio que esta havendo uma pequena falha de comunicação aqui, uma vez que sei de antemão que turfa nada mais é que Sphagnum naturalmente "maturado" ao longo de milhões/milhares de anos. A minha preocupação e quanto a este substrato conter fertilizantes, algo que seria fatal para sua PC, uma vez que o excesso de nutrientes irá atrofiar as raízes da planta e "queimar" o seu rizoma levando ela a morte.

Caso não tenha certeza quanto a composição da turfa, eu sugiro que você use apenas o Sphagnum + Areia.

Fica aí a dica, OK ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
lucianamottola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 26 Mar 2013, 19:47
Localização: porto alegre/rs
Contato:

Mensagem por lucianamottola »

olha eu comprei numa floricultura boa e eles que me indicaram essa turfa pq eles usam nas plantas carnívoras que eles vendem lá.... n tem como eu saber ao certo...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na boa Luciana, eu sou muito desconfiado, pois conforme dito anteriormente, desconheço quem venda este produto sem fertilizantes. Leve em conta que a maioria das floriculturas/Garden Centers não proporcionam os melhores cuidados as PCs e você verá que minha desconfiança é, no mínimo, plausível. Eu sugiro que você acompanhe de perto o desenvolvimento dela e, caso note algo de errado, aja rápido para evitar maiores danos a sua planta ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Luciana,

A cisma em relação ao produto, é por que muitos comerciantes vendem coisas que não conhecem.
E considerando que o cultivo de plantas carnivoras no Brasil não é novo, mas é muito pequeno, é fácil deduzir que o produto 'turfa para orquideas' está sendo vendido também para quem pretende cultivar as pcs.

A turfa comercializada é utilizada principalmente em orquideas e é adubada.

Dá para cultivar algumas espécies de pcs nesta turfa. Não é o caso das Dionaeas.

Abç


lucianamottola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 26 Mar 2013, 19:47
Localização: porto alegre/rs
Contato:

Mensagem por lucianamottola »

essa a vendedora me garantiu que é pura mas enfim, obrigada a todos pela dica!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem