Galeria Fabrício 2013 Nepenthes espécies

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Galeria Fabrício 2013 Nepenthes espécies

Mensagem por fabricio de oliveira »

Nepenthes maxima

Imagem
Imagem

Nepenthes alata

Imagem
Imagem

N. ampullaria speckled
Imagem

N. ampullara Green
Imagem
Imagem

N. tomoriana
Imagem
Imagem
Imagem


Nepenthes rafflesiana "Chukai Teregannu - Malaysia"

Imagem
Imagem

N. rafflesiana "Nivea do ONO"
Imagem

N. truncata "Pasian"

Imagem
Imagem
Imagem

N. veitchii "lowlander" de vários ãngulos rsrs

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Quantas nepenthes lindas!
Eu sou apaixonado por ampullarias, mas nem tento a sorte com elas por aqui =\...
E essa alatona? Linda!
A veitchhii está impecável também!
Parabéns pelas plantas!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Lindas plantas. Está de parabéns.
Vocês tem muito calor o ano inteiro, né?
Acho que a única dificuldade é manter a umidade do ar. Chove com muita frequência?
Tenho uma ampullaria também. Comprei como orange, mas se parece muito com a sua.


Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Belas Nepenthes Fabrício... :)
Inclusive eu nunca tinha visto essa N. tomoriana; Bem carregada de vermelho... :o


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Obrigado a todos!

Aloysio,

Seguinte esta estufa é nova, comecei a construir aos poucos em maior, e novembro que comecei a colocar as plantas.

Eu cultivava em outra estufa, mas estufa mesmo, toda no filme agricola, quente e muito umida.

Essa nova estufa é toda no sombrite e filme agricola somente na cobertura. Tenho irrigação por micro aspersão automatica via timer, que regulo com a época do ano.

A estufa esta em Goiânia, cerca de 680 no nível do mar se não me falha a memória. Aqui é calor quase todo o ano, epoca de chuva cai o mundo e na epoca de seca nao cai uma gota. Ainda não passei por periodo de seca nesta estufa, mas mantenho algumas plantas na varanda de casa a três anos e vao muito bem, crescem igual, mas sentem mais no periodo seco e param de dar jarros.

Caso precise aumentar a umidade no período seco, toda a lateral da estufa nova já foi feita para poder instalar filme agrícola, fazendo uma verdadeira estufa úmida e mais quente, porém ja foi feito também, estrategicamente janelas no topo da estufa , pra fazer o escape de ar quente.

Ainda é uam estufa em testes, mas que até o momento por pegar mais claridade, pois o sombrite filtra o sol mas não o impede de pegar nas plantas como seria numa area com telhas, as plantas responderam melhor que na antiga estufa e na varanda. como a maioria é lowlander estao curtindo uma claridade alta e calor.

A questão umidade é algo que estou aprendendo ainda. Pelo menos em casa, as plantas curtem umidade alta do ar! Se o substrato ficar muito umido elas sentem, encharcou elas morrem. Aqui as plantas que mais desenvolvem tem o substrato levemente umido, algumas chegam a secar mesmo dois dias depois das regas, e as plantas estão se desenvolvendo muito bem. Substrato levemente umido, sem encharcar e umidade do ar alta as plantas bombam!


vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Oi Fabricio gostei muito das suas nepenthes :D lindas todas elas!
assim como aí em Goiânia, aqui no Mato grosso também tem essa estação da chuva que praticamente só chove e a da seca, que pode chegar a 5-6 meses sem chuva :afraid: e as nepenthes principalmente, sofrem muito e param por completo de dar jarros... só na época da chuva elas ''explodem'' :lol: ficam lotadas de jarros o tempo todo.

Quais espécies de nepenthes você acha que aguentam um ar seco? Ano passado durante o auge das seca chegou a ter só 13% de UR durante a tarde...
Por acaso você cultiva droseras e pings? elas sofrem muito na época da seca ou é tranquilo?


Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Muito obrigado pelas dicas, muito úteis.


fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Vitordv,

O clima cerrado/pantanal é muito cruel as vezes hehe. Aqui já chegou a 8% de umidade do ar.

Cara sinceramente é dificil falar quais são as especificas, mas especies mais comuns e hibridos comuns mais lowlandres aguentam mais a parada.

Uma alternativa é fazer uma casa de vegetação ou estufa, que é um ambiente todo fechado com plastico de estufa, com algumas aberturas estrategicas no topo pra sair o ar quente , e usar irrigação por micro-aspersão pra ajudar na umidade. Minha pequena estufa ( a antiga) ajuda muito as plantas neste sentido! Como mantinha a umidade a calor altos, as plantas iam mais tempo produzindo jarros que as fora da estufa, e quando paravam, voltavam no perodo de chuva, mais rapido que as fora da estufa. A umidade é um fator crucial na formação de jarros, mas o fotoperiodo influencia e muito!

Sobre droseras e pings, sefrem um pouco sim! Mas grande parte das droseras leva bem, diminuem o crescimento, param de dar sementes, mas em maioria aguentam o tranco desde que não se tire o pratinho com água delas.

Pinguiculas podem entrar em estado de dormência, produzindo umas folhas suculentas e diminuindo o crescimento. O segredo é deixar o substrato umido, se tiver ambiente com umidade do ar alta, a dormência delas é bem mais curta e voltam a bombar logo logo.

Em Dourados vivia um dos maiorese e melhores cultivadores de pinguiculas do Brasil e quiça do Mundo! O falecido Carlos Tatsuta. O cara era fera! cultivava tudo ao ambiente, protegido somente por sombrite.


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Esse jarro da N. veitchii é muito elegante...

Aquilo escuro no substrato na foto da ampullaria speckled é carvão vegetal ou granito?

Parabéns pelas plantas ....


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Só planta bonita, coisa de nepentheiro profissional. Isso sim é amar aquilo que faz, cultivo digno de um troféu.

Obs.: Essa N. tomoriana esta uma verdadeira maravilha com este "jarro" cor púrpura. O seu cultivo é difícil?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem